Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Pra mim, esse é um dos maiores méritos de Luxemburgo no Corinthians (se não o maior)

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de João

Ranking: 8.273º

João 237 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/08/2023 às 23:41
Por João Rocha (@socrates.joao)

Muitas críticas podem e em certa medida até devem ser feitas a Luxa e seu trabalho no Timão. Mas ele consegue fazer uma coisa muito melhor do que vários dos técnicos que tivemos nos últimos anos: mudar completamente a postura do time no intervalo, e aí vão os principais exemplos, na minha opinião:

Corinthians 3x2 América, copa do Brasil: um primeiro tempo fraco, inclusive com o time mineiro estando perto de abrir o placar com mais frequência que o Corinthians. No segundo tempo, mudou tudo. 3 gols, presença muito mais organizada no campo de ataque e poder de fogo muito maior, a ponto de talvez até merecer a classificação já no tempo normal.

Corinthians 2x1 São Paulo, copa do Brasil: talvez a atuação menos brilhante de todos os jogos que quero destacar, mas mesmo aqui algumas mudanças foram perceptíveis do primeiro para o segundo tempo. De novo, presença mais organizada e constante no campo de ataque, o que se refletiu na boa jogada de Renato, Maycon e Adson no primeiro gol e no adversário completamente recuado no segundo. Acho até que dava pra ter atacado mais nesse jogo, mas, pra mim, é inegável que houve uma mudança.

Corinthians 2x1 Newell's Old Boys, Sulamericana: aqui, é injusto dizer que o Corinthians jogou mal no primeiro tempo, Criou chances pra ir para o intervalo vencendo até por mais de um gol de diferença, mas aquela catimba do time argertino no final do primeiro tempo que culminou em uma clara desestabilização psicológica que levou a um gol de falha coletiva da defesa também tinha tudo pra ser um balde de água fria no time, que poderia voltar nervoso e ansioso pra segunda etapa. No entanto, com 15 minutos o Timão já estava vencendo, e merecidamente. Assim como no primeiro tempo, poderia ter saído com uma vantagem até maior do que 2 a 1.

Corinthians 3x1 Coritiba, Brasileirão: talvez o maior exemplo, e se não for está empatado com o jogo contra o América. Um time sem aproximação, criando muito pouco a nível coletivo, erros de tomada de decisão no ataque, uma marcação insuficiente no campo do adversário e mais de um defensor falhando no lance do gol do Coritiba poderiam ser fatais. Já vimos isso acontecer diversas vezes, até mesmo em anos vitoriosos, como em 2017. Nunca me esqueço, por exemplo, das derrotas ridículas por 1 a 0 em casa pra Vitória e Atlético Goianiense no segundo turno do Brasileirão de 2017, campeonato que fomos campeões, em que o time simplesmente entrou em choque por ter levado 1 a 0 e não conseguiu reagir mesmo ainda tendo muito tempo de jogo para empatar e virar. Definitivamente, não foi o que vimos hoje. Um time muito mais atento e confiante, a nível anímico, e com variações de jogadas fundamentais, a nível técnico/tático. 3 gols mais do que merecidos, e até criamos chances para uma goleada. Sim, o Cássio teve que fazer defesas importantes, mas não da pra negar, novamente a mudança de postura.

Em todos esses casos, pra mim, Luxemburgo foi fundamental. De novo, críticas podem e devem ser feitas, mas méritos também devem ser reconhecidos, e este pra mim é um dos maiores do pofexô.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Bruno C.

Ranking: 775º

Bruno 3.895 posts

@umcorinthiano em 13/08/2023 às 23:48

Outra coisa que ele faz com maestria: ele consegue revelar jogadores da base e integrá-los ao time principal sem queimá-los com a torcida.

Foto do perfil de Cleiton Naldo

Ranking: 850º

Cleiton 3.578 posts

@cleiton.naldo em 13/08/2023 às 23:48

Ele conseguiu recuperar o time fisicamente hoje é nítido que o time termina os jogos mais inteiros do que com o Lázaro e é aquilo quando o time corre certo você cansa menos em campo mesmo com as alterações.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Vlamir Bernardes

Ranking: 482º

Vlamir 5.555 posts

@vlamir.bernardes em 15/08/2023 às 11:20

Luxa disse numa entrevista que hoje ele tem o time na mão.

Sabe a característica de cada jogador pra mudar a forma do time jogar.

Aliás, esse sempre foi o seu diferencial. Mexia e mudava bem as equipes que dirigiu.

Foto do perfil de Alexandre Marco Silva Fidelis

Ranking: 928º

Alexandre 3.346 posts

@alexandre.marco.silv em 14/08/2023 às 10:15

Antigamente, quando Luxemburgo estava no auge e era considerado o melhor técnico do país, os críticos diziam que ele escalava errado para consertar no intervalo.

Parece que esta característica permanece.

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 81º

Sérgio 16.199 posts

@sergio.libanori em 14/08/2023 às 01:31

O bom treinador enxerga o jogo e mexe com sabedoria na equipe. Luxa viu que o time estava sem profundidade, tirou um volante, deixou dois jogadores armando o jogo e abriu 3 atacantes. Fez substituições precisas, mudou a maneira do time jogar e virou o jogo. Está de parabéns.

Publicidade

Foto do perfil de Rodrigo N

Ranking: 73º

Rodrigo 16.869 posts

@rodrigon em 14/08/2023 às 00:13

Não acho que o Luxa é o melhor nome para ser o nosso técnico.

Mas muita gente ainda hoje cai na estória que técnico de futebol é um mágico milagreiro.

Muita gente não leva em consideração o cenário de terra devastada que o Luxemburgo assumiu e que vivemos já há alguns anos.

Time desorganizado, mal fisicamente e sem confiança nenhuma. Panela. Elenco mal montado cheio de carências e problemas crônicos. Diretoria omissa e clube sem dinheiro.

Ele teve que 'se virar' enormemente. Achando soluções dentro do clube. Na base. Melhorando a confiança dos jogadores, etc, etc...

Você pode até preferir ele fora, mas tem que pelo menos respeitar o pofexô!