Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Dl

Ranking: 1.101º

Dl 2.841 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/05/2022 às 15:03
Por Dl silva (@omegaalvinegro)

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de #safocorinthians 2024

Ranking: 20º

#safocorinthians 32.371 posts

@lucasmoura2015 em 28/05/2022 às 19:05

Futebol é técnico, tático, físico e psicológico, campos definidos mas interdependentes entre si. Hoje não temos nenhum dos 4.

O rodízio não consegue fazer o time sobrar fisicamente nos dois tempos. A parte tática ainda está sem encaixe. Tecnicamente é o pior momento do time desde a chegada dos reforços, quase ninguém tá jogando bem. Psicológico teria que ser de titânio para conseguirmos algo.

Foto do perfil de Richard Vinicius

Ranking: 392º

Richard 6.378 posts

@richard.vinicius1 em 28/05/2022 às 18:53

E só ter time e técnico, simples.

Flamengo também era uma desgraça em Libertadores, montou um time achou o técnico certo e agora é um dos favoritos todo ano.

Ficar culpando o universo e fazer teoria da conspiração é passar pano de mais pra jogadores, técnicos e principalmente diretorias incompetentes.

Foto do perfil de Isac Hidequel

Ranking: 2.831º

Isac 1.111 posts

@isac.hidequel1 em 28/05/2022 às 18:49

Na verdade, ao menos pra mim, o motivo número pra tanto fracasso se dá porque o clube nunca levou a sério essa competição, apenas apartir de 2009 por pressão da torcida devido a não ter o título, o clube resolveu levar a competição a sério. E ganhou, mas logo depois voltou a não se importar. Agora os rivais tem 3 títulos cada e a pressão voltou a aumentar, isso pode ajudar o clube nos próximos anos na competição

Foto do perfil de Schwamm Fett

Ranking: 1.465º

Schwamm 2.191 posts

@kim.zagari em 28/05/2022 às 18:30

Corinthians não tem controle emocional como equipe...a força da torcida tanto ajuda qnto também atrapalha proporcionalmente quando o resultado não nos favorece ou quando estamos atrás no placar...e nítido como jogadorea de desestabilizam...erram jogadas simples...ficam extremamente ansiosos e pressionados..

Publicidade

Foto do perfil de Uanderson Santos

Ranking: 6.214º

Uanderson 385 posts

@uanderson.santos1 em 28/05/2022 às 18:24

O boca com var é inofensivo, Corinthians só não vai pra oitavas por suas próprias pernas, não pode ter expulsão como a do Pedrinho, não pode ter pênalti ridículo como o de 2010 com o Flamengo, podemos matar o jogo aqui, como o guarani fez com a gente em 2015

Foto do perfil de Samuel Soler

Ranking: 557º

Samuel 4.998 posts

@samucasoler em 28/05/2022 às 18:16

Mesmo o Corinthians ser um time de extrema força popular, sempre foi um time apequenar...

Fomos o último dos considerados grandes a ganhar campeonato nacional...

A oequenez fora de São Paulo era tão evidente que o mais famoso presidente da história, até aqui, que foi o grande Vicente Matheus, dizia que para o Corinthians o que importava era o campeonato Paulista.

Devemos ao Neto o grande craque de 1990, que conseguiu carregar o time nas costas e conseguir o primeiro Brasileirao...

2013 seria a confirmação do crescimento internacional do time, se não tivéssemos sido garfadas, mas não foi o Amarilla, como todos dizem mas sim a Comebol que ordenou, após a torcida assassinar o garoto Kevin na Bolívia...não queriam premiar um time que sua torcida cometeu um assassinato em jogo da comebol...

A partir daí, td mudou...

A ganância da Renovação e Transparência em tirar dinheiro do time, levar comissão em negócios nebulosas, fez o time voltar alguns patamares pra trás...

Mesmo assim, tivemos mais ducessos no Brasil, mas com uma sequência que ficou marcada por um time que jogava pra ganhar de 1 a 0, com técnicos que valorizavam mais não sofrer gol do que fazer...2015 foi a exceção...

Mas impregnou na cultura futebolística do time que não precisava fazer espetáculo, mas sim ralar a banda no gramado...

Aí nossos rivais evoluíram, subiram o nível, e fomos obrigados a ir atrás pra não deixar-los distanciar na história...

Mas toda vez que é tentado fazer uma mudança de mentalidade, tentando fazer um time protagonista, aí temos a resistência de jogadores que estão a muito tempo no time, e também de parte da torcida...

Vide quando chegou o Thiago Nunes, e agora o VP, que ainda não teve o mesmo fim do Thiago Nunes pois os jogadores foram ameaçados...

Eu só acredito que essa mentalidade mudará quando esquecermos esses jogadores wue já fizeram história aqui, e trazermos mentalidade nova e vencedora...com jogadores que não tenham medo de ser protagonistas...

Sou 100x um Arrascaeta ao Wilian.

Foto do perfil de Jeb Cor

Ranking: 541º

Jeb 5.122 posts

@jeb.cor em 28/05/2022 às 17:51

Da metade dos anos 90 pra cá apenas em três ou quatro vezes depende da análise o time entrou pronto nessa competição em 1999 e 2000 saiu nos pênaltis, 2012 ganhou, 2013 foi arrancado da competição e em 2015 o ano todo os salários ficaram atrasados, nas outras vezes sempre o time ou estava em formação com jogadores chegando a poucos dias e o time jogava desentrosado ou o time sofreu desmanches e jogou enfraquecido. Resumindo o Corinthians quase sempre chega na Libertadores sem planejamento pra vencer, geralmente é jogo a jogo conforme a ocasião e a sorte permite. A torcida também traz uma parcelinha de negativismo, em 2012 quando a final se desenhou contra o Boca tinha torcedor que já dava como certo a derrota.

Foto do perfil de Kayke Lima

Ranking: 500º

Kayke 5.442 posts

@kayke.lima em 28/05/2022 às 17:41

Eu discordo!

Até 2019 a tradição do Flamengo em Libertadores era muito menor que a nossa. Ganhou roubado em 81 e depois disso toda vez que disputou passou vergonha.

Conseguiu a proeza de ser eliminado na fase de grupos em 4 Libertadores seguidas, na minha opinião isso é muito mais vexatório do que ser eliminado seguidamente em oitavas de finais.

Depois de 2019 todos esqueceram da falta de tradição do Flamengo e hoje mesmo mal é tido como favorito.

Essa questão de tradição não pesa em campo, a verdade é que nos últimos anos só em 2010/2012 e 2015 tínhamos bons times com condições de chegar as quartas as semis ou até na final como foi em 12.

Mas em 2010 jogamos muito, merecíamos a classificação mas o gol fora pesou, e em 2015 o time jogou muita bola até enquanto recebia salários, quando os salários atrasaram os jogadores parecem que esqueceram de jogar futebol.

Esse ano temos um bom time e um bom técnico mas esse time tá pipocando em jogo grande.

Não tem nada a ver com mística em Libertadores com falta de tradição, mesmo em jogos aqui pelo Paulistão e no brasileirão o Corinthians tá pipocando.

Esse elenco não consegue jogar pressionado, eles se borram essa é a realidade.

Se continuar nessa de sempre dizer que perdemos por quê não temos tradição, acaba tirando a culpa dos jogadores e do técnico.

Esse time é bom, se não pipocar tem chances de ser campeão, mas se não for campeão não vai see por falta de tradição e sim porque esse time tá amarelando em todos os jogos grandes.