Fórum do Corinthians

As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Dl

Ranking: 1.114º

Dl 2296 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/05/2022 às 15:03
Por Dl silva (@omegaalvinegro)

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

6.020 visualizações e 106 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Salve O Santo Guerreiro

Ranking: 1.125º

Salve 2274 posts

@corinthians.brasilia em 28/05/2022 às 15:21

2012 foi o ano que tivemos a ilimunacao justamente pelo que aconteceu em 2010 e 2011...

2010 o Corinthians perdeu para o Flamengo (Melhor campanha contra a pior campanha) mas o resultado fora gerou tensão para o jogo de volta.

Porem se manteve e voltou no ano seguinte.

2011 foi a chave...

Eliminado pelo Tolima justamente por uma pressão forte no time que tinha Ronaldo e Roberto Carlos... Era mais uma vez uma Terra arrasada... Iria sair todo mundo. Porém Andrés bancou Tite e falou 'Vamos continuar o trabalho e vamos voltar ano que vem'.

Dito e feito... Trabalho consolidado Corinthians disputou 3 Temporadas de Libertadores seguidas e 2012 foi coroado

2013 o time que tinha ganhado tudo ia para o seu Biz mas foi garfado e o trabalho foi descontinuado... Tite saiu, muitos saíram e o Corinthians somente se reencontrou com a Libertadores em 2015, ai veio Guarani, manteve o elenco e foi campeão Brasileiro... Mas logo depois um desmanche absurdo e ai até hoje estamos tentando nos recuperar desse desmanche, e de voltar a disputar Libertadores seguidas.

Se for eliminado esse ano precisamos ser conscientes e manter o trabalho e técnico e voltar ano que vem novamente. Por isso a Liderança no BR é igualmente importante a uma campanha boa no Mata Mata da Libertadores.

Apostar na Copa do Brasil tem duas vantagens mas diferente do campeonato BR... A Copa do Brasil só tem uma vaga pra Libertadores.

Foto do perfil de Henrique Garcia

Ranking: 446º

Henrique 4925 posts

@henrique.garcia5 em 28/05/2022 às 15:13

Não apenas jogadores, esse problema psicológico afeta a torcida também.

Ficaram ansiosos contra Always Ready, o incentivo diminui, as lamentações a cada erro aumentam, no desespero pedem que um herói saia do banco de reservas pra resolver e nem ele consegue.

Se o jogo contra o Boca Jrs estiver difícil, o nervosismo vai sair das arquibancadas e chegar em campo também

Últimas respostas

Foto do perfil de Reginaldo Guedes De Medeiros

Ranking: 9.478º

Reginaldo 138 posts

@reginaldo.guedes.de3 em 30/05/2022 às 11:00

Para que possamos voltar a jogar com a confiança mais ajustada e sem se preocupar com a pressão de terceiros, creio que é essêncial que tenhamos um psicólogo no grupo, trabalhando diretamente junto ao jogadores, independente de experiência ou inexperiência.

Agora, é mais que necessário a contratação de uns quatro ou cinco bons reforços, já que o calendário atual é muito pesado e consequentemente teremos sempre ausências, seja por contusão, seja por suspensão ou por desgaste físico. Se a diretoria não agir rápido, corremos risco até mesmo de ter que brigar para não cair, no brasileiro.

Publicidade

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 39º

Felipe 21402 posts

@lipao88 em 30/05/2022 às 10:17

Exatamente mano

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.292º

Luiz 2032 posts

@luiz.fernando.balest em 30/05/2022 às 08:07

Na Liberta sempre vacilamos muito!

Foto do perfil de Rafael Alonso

Rafael 27 posts

@rafael.alonso5 em 29/05/2022 às 21:40

Desde os primórdios...

Foto do perfil de Juliane Bauer

Ranking: 8.919º

Juliane 154 posts

@juliane.bauer14 em 29/05/2022 às 18:05

Concordo com você

Foto do perfil de Gilberto Carlos Friedericks

Ranking: 8.925º

Gilberto 154 posts

@giba.do.timao em 29/05/2022 às 13:57

Psicólogo de boteco

Foto do perfil de Alexandre Luque

Alexandre 14 posts

@alexandre-luque em 29/05/2022 às 13:44

Eu amo esse fórum kkkkkkkkkkkkkkk

Foto do perfil de Fagner Souza

Ranking: 3.081º

Fagner 803 posts

@bane17 em 29/05/2022 às 13:27

O desprezo do técnico português é a chave, não se preocupar com esse campeonato levar ele como um campeonato normal igual está fazendo, a pressão atrapalha é sempre atrapalhou nosso time, talvez o que ele esteja fazendo possa ajudar

Foto do perfil de Wilson Balera

Ranking: 1.882º

Wilson 1429 posts

@wilson.r.balera em 29/05/2022 às 12:28

Ainda bem que vencemos em 2.012 assim ninguém pode falar que nunca vencemos essa competição. Espero que não demore tanto nosso segundo título da Libertadores.

Foto do perfil de Cice Silva

Ranking: 6.083º

Cice 302 posts

@cice.silva em 29/05/2022 às 11:39

Sheik Mostrou qem é o Verdadeiro boca.Pra ganhar desses Zé

Sheik Mostrou qem é o Verdadeiro boca.Pra ganhar desses Zé Ruelas tem que ter mas boca que eleskkk

x