Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A morte daquele esquema que nos deu tantas alegrias

Foto do perfil de Vinicius

Ranking: 3.703º

Vinicius 804 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/02/2017 às 16:37
Por Vinicius Bruno (@vinnibruno)

Assunto discutido por várias vezes aqui no fórum, mas se pararmos para pensar, o 4-1-4-1 morreu depois do desmanche que tivemos no final de 2015. Tudo bem que o time ainda fez algumas boas partidas sob o comando do Tite, mas ainda assim não foram suficientes para que o time nos “enchesse os olhos”.

De fato, as reposições não foram bem feitas, talvez pela dificuldade em encontrar um novo Renato Augusto ou um novo Jadson ou um Ralf e até mesmo o velho Elias, que depois da recusa que recebeu de ir para a China, nunca mais foi o mesmo. Naquele time, nós não sentíamos tanto a falta dos gols perdidos pelo Vagner Love, por que o do quarteto citado acima, um certo trio sempre dava conta.

Hoje, temos Marquinhos Gabriel que cisca, cisca e não sai do lugar. É muito lento para jogar pela direita e sempre que puxa para o meio, os seus chutes são bloqueados. Nessas horas é que sentimos a falta daquele Malcon, que não tinha essa habilidade de cortar para o meio e chutar, mas que era muito rápido nas jogadas de profundidade.

Hoje, não temos mais aquele Renato Augusto, que defendia e atacava com muita propriedade. O Marlone não tem esse poder todo de reação.

O Jadson de antigamente ainda não sabemos se é o mesmo de agora, mas se for pelo menos 70% daquele Jadson, já está bom demais. Melhor assim do que aturar este Guilherme.

As duas últimas peças do meio de campo já melhoram um pouco a situação desse time, pois o Rodriguinho mesmo não sendo aquele velho e voluntarioso Elias, é pelo menos raçudo e não desiste de uma jogada. Além de aparecer muito bem na área.

E o Ralf hoje tem com a sua ex camisa 5, um Gabriel raçudo e brigador.

Dessa forma, o Carille precisa rever este esquema pois não temos mais as mesmas peças do passado e com isto, as faltas de gols dos nossos camisas 9 farão muita falta, como já estão fazendo.

O elenco não é horroroso, isso é fato. Mas que com este esquema não teremos sucesso, isso também é fato.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Edmilson E. Gomes

Ranking: 405º

Edmilson 6.306 posts

@torcedoracional em 13/02/2017 às 19:38

Concordo plenamente, pois o Ralf é diferente do Gabriel, o Vagner Love é totalmente diferente do Jô, o Giovanni Augusto e o Marlone são totalmente diferentes do renato Augusto e do Malcom e o Rodriguinho mesmo tendo evoluido bastante não é o Jádson, burrice é o Carille insistir no erro!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.376 posts

@sandra.lima4 em 14/02/2017 às 09:11

Carille tewrá muito trabalho.

Foto do perfil de Larry Lahr

Ranking: 166º

Larry 10.832 posts

@larry.lahr em 14/02/2017 às 08:32

O que uma derrota faz para o time do Corinthians. Embora o time não tenha jogado mal e ter perdido tantas chances de gol, faz as pessoas refletirem apenas em razão do resultado. É a lei do futebol: a ditadura do resultado.

É só ganhar o próximo jogo com o mesmo esquema, que não se fala mais nisso novamente.

E do mesmo modo, se tivéssemos ganho do Santo André e jogando mal, ninguém estaria comentando sobre esquemas, sobre falha deste ou daquele jogador.

A única ressalva que eu faço é que esses times pequenos sempre jogam da mesma forma com a gente. Ficam na defesa e buscam apenas um erro nosso para fazer o gol, sair com a vitória e achar que já é melhor equipe do Brasil.

O Carille tem que apenas colocar algum jogador mais habilidoso para encarar esse tipo de defesa, para abrir espaços.

Foto do perfil de Eudes Sampaio

Ranking: 1.058º

Eudes 2.986 posts

@ersampaio em 14/02/2017 às 08:04

Futebol é cíclico inventaram o 4-2-3-1 e o remédio pra ele foi o 4-1-4-1, daí lá na Europa já criaram o antidoto pra esse esquema que é o 3-4-3 ou 3-5-2.

E históricamente o remédio para o 3-5-2 é o 4-4-2 losango.

Quem acompanha futebol percebe estas coisas, só que precisa de jogadores certos e bons treinadores para adotar um sistema ou outro.

Com os jogadores que temos acredito que o 4-4-2 com o losango seria nossa melhor opção que poderia variar para o 4-2-3-1 conforme a partida.

Foto do perfil de Jaelson Da Conceição Dos Santos

Jaelson 75 posts

@jaelson.da.conceica1 em 13/02/2017 às 19:37

Pode colocar qualquer esquema tático, se não tiver movimentação, ultra passagem, triangulação aproximação precisão nos passes não vai adiantar 4 1 4 1,4231,442,433.e o que eu penso

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.629 posts

@reyes em 13/02/2017 às 18:03

Sem peças adequadas não há como reeditar aquele sistema com igual eficácia.

Foto do perfil de Tiago Pexe

Ranking: 822º

Tiago 3.677 posts

@tiagopexe em 13/02/2017 às 17:57

No 4-1-4-1, o time precisa ter no mínimo 2 meias centrais que saibam marcar, organizar e criar no meio campo, e apoiar o ataque. Resumindo: exige um jogador mais completo, versátil, polivalente. N existe segundo volante nesse esquema!

E daí vemos o Elias, o Renato Augusto jogarem mt bem. O próprio Rodriguinho se encontrou fazendo essa função, sem ser o típico camisa 10. Paulinho na seleção tah arrebentando, porque ele tem essas características.

E esse é o problema do Guilherme, ou alguém ainda acha que ele vai marcar alguém?

A chegada do Jadson é importante, mas fisicamente, ele não é um marcador como Renato Augusto ou Elias, por isso deve atuar pelo lado do campo.

Em razão disso, até pelos jogadores que temos, e por ser o esquema tático da base corintiana, a utilização do 4-2-3-1 seria mais interessante. Joga-se com 2 volantes, os laterais ficam mais protegidos, e o meia fica com mais liberdade para criar e aparecer no ataque. Pode ser um esquema menos moderno, mas fica mais compreensivo para todos.