Fórum do Corinthians

O que explica a queda de rendimento... " SENTI A PRESSÃO", "MINHA CABEÇA NÃO ESTÁ...

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de samiR o Andrade

Ranking: 10.726º

Samir 119 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/07/2021 às 17:17
Por samiR o Andrade (@samir.o.andrade)

O que explica a queda de rendimento... " SENTI A PRESSÃO", "MINHA CABEÇA NÃO ESTÁ...

Bom, como eu já havia levantado essa discussão, no TÓPICO: ' O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?'
E embora alguns fiéis leitores, acharam que não passava de FRESCURA! Que os jogadores do Corinthians, por ganharem muito bem(diga-se de passagem).. Não há o porque sofrerem pressão, quero compartilhar o que aconteceu atualmente nos jogos olímpicos, com a estrela, SIMONE BILES.

Apontada como uma das favoritas, inclusive para quebrar recordes como do norte-americano MICHAEL PHELPS, nadador detentor da marca de 8 medalhas de ouro em uma única edição dos jogos, em Pequim/ China, em agosto de 2008. Ela tinha a seu favor conquistas recentes, uma boa preparação, apesar da pandemia, que acabou retardando os treinamentos, mas mesmo assim, ela tinha tudo a seu favor.. Tudo! E no início da olimpíada, quando ela estava começando sua apresentação, algo mudou o cursor de todo um planejamento.

' SENTI A PRESSÃO', 'MINHA CABEÇA NÃO ESTÁ BOA'.. Essas foram as frases da talentosa SIMONE BILES. E ela foi muito corajosa ao admitir isso para o mundo inteiro, assumir que EMOCIONALMENTE ela não tinha condições de competir.

Pensem comigo, embora estamos falando de atletas bem remunerados, patrocínios, fornecedores e etc.. São SERES HUMANOS!

Ela simplesmente chegou no seu limite, o ' NÃO DA, NÃO É POSSÍVEL', mostra o quanto o estado EMOCIONAL influi e muito, seja você um auxiliar de expedição, ajudante geral, policial, gerente, professor.. Ou até mesmo um ATLETA famoso, bem sucedido, bem remunerado.

Lógico que os amantes do esporte, gostaria de vê-la brilhar, de acompanhar sua performance, conquistando medalhas e quebrando recordes.. Mas admitir ter um problema, faz dela a maior das campeãs olímpicas. Mostrar sua fragilidade, expor para o mundo a pressão sofrida, para conquistar o máximo de medalhas, ' TEM QUE GANHAR, TEM QUE SER A NÚMERO UM, TEM QUE SER A MELHOR!', nos faz olhar com mais cautela, com menos crítica e sermos de fato, mais EMPÁTICOS.

Repito e insisto, talvez a queda de rendimento do nosso elenco, principalmente na etapa final, no segundo tempo de cada partida.. Expõe toda uma PRESSÃO que eles mesmos tem exercido sobre si próprios, digo isso pelo fato de não haver torcida nos estádios, até mesmo o acompanhamento de repórteres cobrindo o clube diariamente, que podeira ser a principal PRESSÃO sobre eles.

Arrisco a apontar que no caso dos recém recuperados de lesões, como Mantuan, Léo Santos(atualmente, jogando com os aspirantes, para adquirir ritmo) e a eterna promessa, Mateus Vital.. Esse em especial, nós vimos o quanto ele pode render e como ele estava se destacando no início da temporada, se não é a pressão EMOCIONAL a explicação da sua queda de rendimento, PRESSÃO essa que muitas das vezes vem até de dentro de casa, o que mais pode explicar?!

Enfim, como torcedor, divido com a maioria a revolta de ver nosso clube do coração, ser um time INEXPRESSIVO dentro de campo, mas como um amante da PSICOLOGIA, defendo que todos nós precisamos ser acompanhados, precisamos ser amparados, precisamos buscar na terapia respostas e estímulos para seguir em frente.

Espero que gostam desse tópico Fiel torcida, precisamos pensar no assunto e levar a seria nossa SAÚDE MENTAL!

Vai CORINTHIANS!

740 visualizações e 43 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Guilherme Barbosa De Morais

Ranking: 11.156º

Guilherme 110 posts

@guilhermebdm em 28/07/2021 às 17:21

Tópico extremamente útil.

Foto do perfil de Mauricio Timao

Ranking: 1.020º

Mauricio 2628 posts

@analisador.tatico em 28/07/2021 às 18:28

A gente não tem a mínima noção da pressão que uma atleta de ponta como essa tem. Imagina o tanto de patrocinador que a pressionou a não desistir. Isso envolve milhões e milhões de dólares.

Últimas respostas

Foto do perfil de Samir O Andrade

Ranking: 10.726º

Samir 119 posts

@samir.o.andrade em 29/07/2021 às 01:37

O judoca Rafael, é mais dos exemplos de que a PRESSÃO

O judoca Rafael, é mais dos exemplos de que a PRESSÃO feita sobre os atletas, mais atrapalha do que ajuda.

' Eu peço desculpas a todos, a meus familiares que me apoiaram que torciam e dependiam de mim.. Eu sinto muito, eu tentei...'

Ele relatou chorando, se desculpando pelo insucesso.

Talvez essas olimpíadas não seja a da inclusão como a emissora insiste e dizer nas suas transmissões.

Talvez seja as olimpíadas que está expondo para o mundo o quanto somos um povo doente, que precisamos de cuidados.. De mais compreensão!

É a olimpíada do socorro aos que não suportam mais tanto PRESSÃO!

Precisamos julgar menos e sermos mais EMPÁTICOS.

Vai CORINTHIANS.

Publicidade

Foto do perfil de Gabriel Anjos

Ranking: 275º

Gabriel 6999 posts

@thegabrianjo em 28/07/2021 às 23:23

A sociedade nos pressiona tanto para sermos sempre altaneiros e isso causa uma pressão enorme porque exige a constante perfeição de um ser imperfeito.

Foto do perfil de Marcelo Mos

Ranking: 492º

Marcelo 4668 posts

@marcelo.mos em 28/07/2021 às 22:45

Essa aí pelo menos já ganhou umas 25 medalhas e coisa e tal e tale coisa.

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 187º

Atum 8934 posts

@timao.loco.sanguibao em 28/07/2021 às 22:41

Papo furado, então porque foi? Porque não deixou a vaga pra outra competir? Nem tivesse ido então? Agora que caiu na prova veio com esse papo mas se tivesse ganho será que teria falado isso?

Foto do perfil de Leonardo De Paula

Ranking: 7.309º

Leonardo 246 posts

@leonardo.de.paula4 em 28/07/2021 às 22:26

Cara eu até entendo a parte psicológica mas velho

Se tu ganha 700k por mês, tem que entregar

Foto do perfil de The Mighty

Ranking: 3.067º

The 882 posts

@thepowerfulmighty em 28/07/2021 às 22:23

Cara, pode ser emocional ou pode também não ser.

Pode ser COMODISMO, o que é diferente de desgaste mental... O comodismo torna o jogador preguiçoso, ele não tem um objetivo que faça melhorar seu rendimento... Alguns jogadores (os mais velhos) pode ser que o emocional seja o problema... Mas não tem como ser nos mais novos, que nunca conquistaram nada, e se isso é um problema para os jovens... Que não joguem mais, pois um jogador novo tem que tratar o futebol com objetivo de conquistar título, de ser destaque.

Se o jogador não tem essa ambição, que encerre a carreira, ou ficará velho sem ganhar nada!

Independente do tanto que recebe $

Foto do perfil de Hugo 88

Ranking: 1.930º

Hugo 1482 posts

@coringaopoloni em 28/07/2021 às 21:56

Isso aí acontece com russos e chineses?

Foto do perfil de Maria Gabriela

Ranking: 62º

Maria 1079 posts

@maria.gabriela.gesse Apoiador em 28/07/2021 às 21:39

Muito bom Samir!

Estava pensando no domingo ao ver a Ginástica na olimpiada, o narrador e a comentarista falavam que a brasileira precisava fazer tantos pontos para estar em primeiro ou avançar a final, algo do tipo, se lá no ginasio ficam falando isso pra ela e colocando na cabeça dela que é necessário fazer determinada pontuação, o funcionamento corporal e mental tem que ser muito bom para aguentar todas as palavras e ainda conseguir a pontuação, é uma pressão e processo ansioso enorme para quem está lá. Acho que quanto mais calma e menos ser falado ou até mesmo comparado a notas de rivais que já competiram seria melhor para muitos, pelo menos acho que seria muito melhor...

Foto do perfil de Philippe Dutra

Ranking: 44º

Philippe 20937 posts

@phil.dutra em 28/07/2021 às 21:17

Texto espetacular, Samir, meus parabéns pela sensibilidade e empatia.

x