x

A Era Vicente Matheus

A Era Vicente Matheus
Vicente Matheus foi presidente do Corinthians por 18 anos contando todos seus mandatos
Foto: Reprodução/Arquivo Corinthians

Espanhol de natureza, mas corinthiano de coração. Este era Vicente Matheus, um dos maiores e mais queridos presidentes que o Corinthians teve em mais de 100 anos de história. Ele nasceu em 28 de maio de 1908 e viver por 88 anos. Destes, dedicou 40 ao Timão.

Vicente chegou ao Brasil em 1914. Com apenas seis anos, passou a viver na zona leste de São Paulo. Fez fortuna com a construção civil e, por muitas vezes, ajudou o Corinthians com seu próprio dinheiro, principalmente na contratação de jogadores. Mudou-se para o Tatuapé em 1933 para ficar perto do seu amor. Foi ali que a paixão começou a ficar mais intensa.

Participação ativa no Corinthians

Em 1934, tornou-se sócio do clube e começou a participar das decisões internas. Dentro de 20 anos, Vicente já era o diretor de futebol na gestão do presidente Alfredo Ignácio Trindade. O Corinthians foi campeão Paulista do IV Centenário em 1954, enquanto ele participava da diretoria. Depois de um tempo, começou a ter discordâncias com Trindade.

Com isso, decidiu disputar a eleição como candidato oposicionista. Na época, seu vice foi Wadih Helu. Vicente se tornou presidente em 1959, sendo eleito por voto direto dos associados. Iniciou-se, então, uma história de dezoito anos de mandatos como comandante do Corinthians nos anos de 1959, 1972, 1973, 1975, 1977, 1979, 1987 e 1989.

Vicente Matheus foi um dos mais consagrados presidentes do Corinthians

O casal Matheus

Em 1968, Vicente se casou com Marlene, sua segunda esposa, depois de a conhecer dentro do clube. Após o casamento, ela passou a trabalhar no setor social. Alguns anos depois, mais precisamente em 1991, também chegou à presidência do Corinthians, como a primeira mulher a assumir o cargo. Marlene Matheus ficou no comando até 1993 e, na sequência, foi substituída por Alberto Dualib. Na época, o casal voltou a ser da oposição.

A era Vicente Matheus foi muito importante. Durante a sua presidência, o Timão obteve títulos que marcaram toda uma época. O mais emocionante foi o Campeonato Paulista de 1977, quando a equipe saiu de uma fila de quase 23 anos sem triunfos expressivos.

Matheus e Marlene foram presidentes do Timão

Contratações de peso

Matheus trouxe jogadores importantes para o Parque São Jorge. Além de Biro-Biro – chamado de Lero-Lero por Vicente em um divertido episódio – o Timão contava com Basílio, Wladimir, Geraldão, Zé Maria, entre outros.

Quando Basílio encerrou o jejum alvinegro, o então presidente perdeu os dois sapatos na comemoração. Em seguida, dois torcedores encontraram, mas um deles só devolveu o achado ao Timão recentemente. Agora, eles estão no Memorial da Neo Química Arena.

Em 1978, Vicente Matheus trouxe um dos mais brilhantes jogadores da história do Corinthians. Sócrates foi contratado pelo presidente depois de uma manobra política em cima do rival do Morumbi, que também tinha interesse pelo jogador. Ele chegou um dia antes em Ribeirão Preto e enganou o mandatário adversário, finalizando a negociação de madrugada.

O Doutor da Bola, como ficou conhecido, se tornou um dos maiores ídolos do clube, assim como o carismático presidente. Foi com dinheiro do próprio bolso que Matheus trouxe Sócrates para a Fazendinha. O primeiro Campeonato Brasileiro do Timão também foi conquistado durante um dos mandatos de Vicente.

Apesar de contratar bem, ele não costumava ceder aos pedidos dos jogadores durante as negociações. Contudo, tinha uma solução para cada imbróglio que pudesse surgir. Vicente controlava todos os gastos do time, até mesmo os mais simples, como a conta de energia elétrica. A partir das 19h, apagava todas as luzes para economizar. Mesmo sendo um fato curioso, contribuiu para driblar crises financeiras.

Sócrates foi contratado para jogar no Corinthians por Vicente Matheus

O primeiro título do Campeonato Brasileiro

Em 1990, o Corinthians foi campeão em cima do São Paulo pela primeira vez na história do torneio. Vários ídolos do clube participaram deste feito, como Neto, Ronaldo, Tupãzinho e Ezequiel. Vicente Matheus também se tornou uma figura folclórica no Timão devido ao seu comportamento simples e engraçado.

Algumas de suas frases entraram para o hall do futebol nacional. Dificilmente, algum corinthiano nunca tenha ouvido falar: “Comigo ou sem migo, o Corinthians será campeão”, "Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão" ou “Gostaria de agradecer à Antarctica pelas Brahmas que nos mandaram”.

Neto foi campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990

Morte e legado

Vicente Matheus enfrentou e venceu várias batalhas dentro do Corinthians, mas na vida pessoal foi derrotado pelo câncer. Em 1997, um dos presidentes mais queridos do Timão não conseguiu ganhar a luta contra a doença. Matheus faleceu no dia 8 de fevereiro por insuficiência pulmonar após 14 dias na UTI do Instituto do Coração, em São Paulo.

A construção do atual estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, foi onde ele sempre quis, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Seu nome e sua figura nunca foram esquecidos no Parque São Jorge. A cada vitória e conquista do Timão, ele sempre será lembrado com o carinho e respeito que merece.

Comentários