x

Corinthians 1 x 1 Santos - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Corinthians 1 x 1 Santos

Partida de futebol entre Corinthians 1 x 1 Santos nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7652/brasileirao_2023/corinthians-1-x-1-santos

02:00

2023-10-29T18:30:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 1 X 1 Santos

Brasileirão 2023
29 de outubro de 2023, 18:30
Corinthians 1 x 1 Santos
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 350 de 351 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians vê árbitro dar pênalti no fim e empata com o Santos em casa no Brasileirão

O Corinthians tropeçou em casa mais uma vez no Brasileirão. O Timão dominou o Santos até abrir o placar, mas cedeu o empate ao adversário nos acréscimos e o clássico terminou em 1 a 1 na noite deste domingo, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 30ª rodada. Jean Lucas, contra, fez para o clube do Parque São Jorge, enquanto Mendoza, de pênalti, deixou tudo igual.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do Corinthians, que finalizou 15 vezes contra apenas uma do Santos. Sem dificuldades para segurar as investidas do rival, o Timão chegava ao ataque pelas laterais e também nas bolas paradas e viu o goleiro João Paulo fazer quatro grandes defesas que mantiveram o placar zerado na Neo Química Arena.

No começo da segunda etapa, o Corinthians voltou desligado e viu o Santos criar duas boas chances logo no primeiro minuto. No entanto, o Timão aos poucos voltou a retomar o controle do jogo e abriu o placar com Jean Lucas, contra, que tentou afastar o perigo na pequena área após cobrança de escanteio e desviou para o próprio gol. Entretanto, o árbitro viu Bruno Méndez cometer pênalti em Soteldo na reta final e Mendoza empatou o jogo nos acréscimos.

Anota aí, Fiel! - O Corinthians volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Athletico-PR, às 19h, na Neo Química Arena, em confronto válido pela 31ª rodada do Brasileirão.

Escalação

Para o Clássico Alvinegro, o técnico Mano Menezes realizou apenas uma alteração no time titular que jogou contra o Cuiabá. Fagner foi o escolhido para assumir a lateral direita na vaga de Bruno Méndez.

Dessa maneira, a escalação inicial do Timão foi formada por: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians contra o Santos pela 30ª rodada do Brasileirão

Meu Timão

Nos suplentes, o técnico corinthiano contou com: Carlos Miguel, Matías Rojas, Caetano, Matheus Bidu, Bruno Méndez, Pedro, Roni, Matheus Araújo, Ruan Oliveira, Wesley, Felipe Augusto e Gabriel Moscardo.

Já o Santos do técnico Marcelo Fernandes foi escalado assim: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Basso e Dodô; Rodrigo Fernández, Tomás Rincón, Jean Lucas e Lucas Lima; Soteldo e Marcos Leonardo.

O jogo

Primeiro tempo

Os primeiros minutos do jogo foram congestionados. O Corinthians tinha mais posse de bola, mas pouco pisava na grande área do Santos. A primeira boa chegada ocorreu aos cinco minutos. Romero fez ultrapassagem pelo lado esquerdo e recebeu passe de Fábio Santos. O paraguaio cruzou na cabeça de Giuliano, que desviou a bola de cabeça, mas sem direção ao gol.

Aos nove minutos, o Santos já havia feito a primeira alteração. João Basso cortou passe para Yuri Alberto na grande área e sentiu dores musculares na perna. O zagueiro deixou o campo de maca e foi substituído por Messias.

O time corinthiano voltou a incomodar o Santos aos 12 minutos. Giuliano recebeu pelo lado direito da grande área e acionou Renato Augusto que penetrava no espaço. O camisa 8 devolveu de calcanhar para o companheiro, que emendou um chute forte de esquerda. A bola foi desviada pela defesa rival e saiu para escanteio.

No minuto seguinte, foi a vez de Fausto Vera arriscar uma finalização de longa distância e por pouco não abriu o placar para o Corinthians. Após corte da defesa do Santos na cobrança de escanteio, o volante argentino fez o domínio e chutou de pé direito. A bola tinha o ângulo como direção, mas João Paulo saltou para fazer a defesa e evitar o gol.

E o goleiro do Santos não demorou para fazer nova intervenção que impediu novamente o Corinthians de abrir o placar. Romero fez tabela com Renato Augusto pelo lado esquerdo da grande área do Santos e tocou rasteiro em diagonal para Yuri Alberto. Pressionado pela marcação, o centroavante chutou de perna esquerda para a defesa do camisa 34. No rebote, a zaga adversária afastou o perigo.

Aos 17 minutos, o Santos balançou as redes, mas o lance foi invalidado pela arbitragem. Em cobrança de escanteio, Marcos Leonardo aproveitou desvio na primeira trave e ajeitou a bola para outro companheiro antes de receber novamente e chutar para o gol. Entretanto, o bandeirinha já havia assinalado impedimento do centroavante santista na jogada.

Mesmo com maior volume de jogo ofensivo, o Corinthians tinha dificuldade em chegar na área do Santos pela região central do campo. Por esse motivo, os comandados de Mano Menezes exploravam as laterais, principalmente pela esquerda. Quando não tinha êxito, a equipe mandante contava com os escanteios e bolas paradas, como faltas e laterais, para incomodar o rival.

Até os 30 minutos do primeiro tempo, o Corinthians somava sete finalizações contra nenhuma do Santos. Apesar de chegar mais vezes ao gol, faltava maior capricho ao Timão no momento de chutar ao gol.

E quando o Corinthians caprichou, o gol não valeu. Em jogada rápida na entrada da grande área após recuperação de posse no campo de ataque, Renato Augusto chutou e viu Romero completar de cabeça para enganar João Paulo e balançar as redes. Contudo, o paraguaio estava um pouco a frente do penúltimo adversário e a arbitragem assinalou impedimento no lance.

Protagonista do Corinthians nos últimos jogos, o zagueiro Gil foi arma fatal nas bolas paradas do Timão e por pouco não balançou as redes aos 42 minutos. Em cobrança de escanteio na segunda trave, ele subiu mais alto que a marcação e desviou de cabeça para o gol, mas viu João Paulo fazer nova grande defesa. No rebote, Giuliano isolou o chute e desperdiçou mais outra boa oportunidade corinthiana na partida.

No primeiro minuto dos acréscimos, Fagner quase recebeu de frente para João Paulo. Após tabela na entrada da grande área, Fausto Vera fez enfiada de bola para o lateral-direito, que viu Joaquim chegar antes na bola e mandar de bico para escanteio.

O goleiro João Paulo foi o nome da partida no primeiro tempo. Aos 47 minutos, ele operou um milagre na Neo Química Arena em chute de Giuliano. Romero fez cruzamento para o lado direito da grande área, onde estava o camisa 20, que nem esperou a bola cair ou fazer o domínio e chutou de primeira de pé direito. O arqueiro rival telegrafou a finalização e se esticou para impedir o primeiro gol corinthiano no Clássico Alvinegro.

E a pressão do Corinthians não cessava. No último minuto dos acréscimos, Lucas Veríssimo por pouco não aplicou a “lei do ex”. Fagner cobrou escanteio na cabeça do zagueiro, que desviou com perigo e a bola passou perto da trave de João Paulo. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo, que acabou empatado sem gols.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Mano Menezes tirou o amarelado Fausto Vera de campo para promover a entrada de Gabriel Moscardo. O jovem atuou na mesma função do argentino no meio-campo do Corinthians, de primeiro volante.

A equipe do Corinthians deu o pontapé inicial, mas logo a equipe perdeu a posse de bola e cedeu o contra-ataque ao Santos. Soteldo conduziu até a entrada da grande área e acionou Lucas Lima no lado direito. O meia cortou para o meio e bateu de pé esquerdo, mas Cássio fez a primeira defesa dele no jogo sem dificuldades.

Ainda no primeiro minuto de jogo, novamente o Santos chegou com perigo, dessa vez com Marcos Leonardo. Soteldo recuperou nova bola no meio-campo e acionou o atacante nas costas da marcação. Ele fez o domínio e bateu forte de pé direito por cima do gol.

O Corinthians aos poucos foi retomando o controle do jogo após os sustos iniciais do Santos. A equipe de Mano Menezes voltou a ter maior posse de bola no campo de ataque, mas não conseguiu criar chances nos primeiros dez minutos da etapa final.

Sem tanta criatividade, o Corinthians ainda tinha as bolas paradas como válvula de escape e foi assim que o Timão abriu o placar na Neo Química Arena. Em cobrança de escanteio de Fagner aos 11 minutos, Romero aproveitou desvio na pequena área para finalizar e viu João Paulo fazer novo milagre. O goleiro desviou com os dedos e a bola bateu na trave. Na sobra, Jean Lucas tentou afastar e chutou contra o próprio gol.

O Timão tentava se manter no ataque depois do gol e quase não ampliou com Renato Augusto. O meia aproveitou sobra no meio-campo, conduziu até a entrada da grande área e viu Yuri Alberto puxar a marcação para liberar espaço para o camisa 8 chutar. No entanto, o arremate de chapa saiu fraco e João Paulo agarrou com tranquilidade.

O time de Marcelo Fernandes passou a trocar mais passes e buscar construir jogadas para buscar o empate. A defesa do Corinthians, todavia, estava bem postada e impedia as investidas dos rivais.

Para não deixar o Santos ter o controle da partida, Mano Menezes fez mais alterações. Wesley e Bruno Méndez entraram nas vagas de Romero e Fagner.

Com a vantagem no placar, o Corinthians parou de pressionar o Santos como no primeiro tempo. O rival seguia inferior aos donos da casa e também pouco incomodava. O Timão até tinha espaços para aproveitar, mas pecava no último passe. Aos 35 minutos, Renato Augusto saiu de campo aplaudido para a entrada de Rojas.

O Corinthians começou a ver o Santos esboçar uma pressão na reta final da partida, que foi bem segurada pelo Timão até os 48 minutos do segundo tempo, quando Soteldo caiu na grande área após bote de Bruno Méndez. O árbitro Anderson Daronco, a princípio, assinalou tiro de meta. Entretanto, após revisar o lance no árbitro de vídeo, o juiz assinalou pênalti.

Mendoza foi o autor da cobrança. O colombiano deslocou Cássio e bateu da esquerda do goleiro corinthiano, que caiu para o lado direito, e deixou tudo igual na Neo Química Arena. O Corinthians não teve tempo hábil para retomar a vitória e o clássico terminou em 1 a 1.

Ficha técnica de Corinthians 1 x 1 Santos

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 29 de outubro de 2023 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Bruno Boschilia e Rafael da Silva Alves
Árbitro de vídeo: Wagner Reway
Gols: e Jean Lucas (gol contra) (Corinthians); Mendoza (Santos)
Cartões amarelos: Fábio Santos, Fausto, Giuliano, Gabriel Moscardo, Bruno Méndez e Matías Rojas (Corinthians); Tomás Rincón e Marcos Leonardo (Santos)
Público: 41.950 pagantes (público total: 42.248)
Renda: R$ 2.445.619,50

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Fausto (Gabriel Moscardo) e Maycon; Giuliano (Ruan Oliveira), Renato Augusto (Matías Rojas) e Romero (Wesley); Yuri Alberto.
Técnico: Mano Menezes

SANTOS: João Paulo; Joaquim, Basso (Messias) e Dodô (Kevyson); Rodrigo Fernández (Mendoza), Lucas Braga, Tomás Rincón e Jean Lucas; Lucas Lima (Maxi Silveira), Soteldo e Marcos Leonardo (Julio Furch).
Técnico: Marcelo Fernandes

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 1 x 1 Santos