Conheça a Esportiva
x

1955 - Corinthians 1x1 Palmeiras

1955 - Corinthians 1x1 Palmeiras
O Corinthians foi o campeão do IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo
Pacaembu
,
Escudo do Palmeiras Palmeiras
1 x 1
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 1 x 1 Palmeiras

Data: 06.fev.1955

Estádio: Pacaembu

Campeonato: Paulista

Público: 42.374 pagantes, 55.000 total

Escalação: Gilmar; Homero e Alan; Idário, Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão.

Técnico: Oswaldo Brandão

 

No dia 6 de fevereiro de 1955, o Corinthians viveu um empate com gosto de vitória e, assim, garantiu o título do Campeonato Paulista de 1954, ano do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo. A taça coroou uma geração vencedora e, também, marcou o 15º triunfo estadual da história do Timão. Para completar, foi em cima de seu maior rival, o Palmeiras.

O jogo foi validado pela penúltima rodada do segundo turno do Paulista de 1954. O Corinthians entrou em campo precisando de um empate para ser campeão. O Palmeiras, por outro lado, precisava de uma combinação de resultados na última rodada e da vitória na disputa direta para levar o título. Orientados por um pai de santo, os adversários deixaram o tradicional verde de lado e vestiram uma camisa azul. No entanto, de nada adiantou.

Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, após um cruzamento de Cláudio, Luizinho subiu e marcou de cabeça, fazendo 1 a 0 para o Timão. O gol levou ao delírio a imensa massa de torcedores do Corinthians, que lotavam as arquibancadas do Pacaembu naquela tarde. Mais de 42 mil pagantes assistiram ao duelo diretamente do local. Com a vantagem no placar e jogando com sabedoria, a equipe alvinegra segurou o resultado durante toda a etapa inicial.

No começo do segundo tempo, mais precisamente aos sete minutos, Nei empatou a partida. Após o tento, o Palmeiras conseguiu algumas jogadas de perigo, mas Gilmar fechou a meta e ajudou a garantir o placar, assim como o título de campeão do IV centenário ao Timão. Depois do confronto, a torcida do Corinthians invadiu o campo para comemorar com seus ídolos, transformando o gramado do Pacaembu num imenso palco de festas.

A escalação inicial do técnico Oswaldo Brandão teve Gilmar; Homero, Alan, Idário, Goiano e Roberto; Cláudio, Luizinho, Rafael e Simão; Baltazar. Na época, Pedro Luiz, um importante narrador esportivo da Rádio Panamericana, atual Jovem Pan, deu ênfase à importância da torcida do Timão na conquista. Ele disse que os torcedores foram o 12º atleta e que ganharam junto com o elenco. Sendo assim, poderiam ser considerados parte da formação.

 "A família alvinegra foi o jogador número 12 do certame do centenário número quatro, ganhando com o Corinthians, ganhando pelo Corinthians, ganhando para o Corinthians o campeonato mais expressivo dos últimos anos do futebol paulista", afirmou Pedro Luiz.

Comentários