Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians erguia seu segundo troféu do Mundial há exatos oito anos; relembre a conquista

6.8 mil visualizações 66 comentários Reportar erro

Corinthians se sagrava bicampeão do mundo há exatos oito anos

Corinthians se sagrava bicampeão do mundo há exatos oito anos

Meu Timão

O dia 16 de dezembro é duplamente especial para a torcida do Corinthians. Além de marcar o aniversário da primeira conquista do Brasileirão pelo clube, a data também ficou eternizada pelo segundo título mundial alvinegro, conquistado há exatos oito anos, diante do Chelsea.

Com clima de Pacaembu no Estádio Internacional de Yokohama, o Timão fez uma das grandes partidas de sua história e bateu os ingleses por 1 a 0, com gol do peruano Paolo Guerrero. Para comemorar mais um ano desse momento inesquecível, o Meu Timão te convida para o uma viagem no tempo. Relembre aquela final abaixo.

O título mundial do Corinthians em 2012

Jogada de mestre antes mesmo da bola rolar

Jorge Henrique entrou para anular Hazard e assim o fez

Jorge Henrique entrou para anular Hazard e assim o fez

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Bastante nervoso, o Corinthians passou pelo Al Ahly, do Egito, com muita dificuldade na semifinal. Titular naquela partida, Douglas foi decisivo com a assistência para o gol solitário de Guerrero.

Mesmo com a influência direta na classificação, o meia acabou sacado do time titular para a final. Como em um jogo de xadrez, Tite sacrificou uma peça importante para contar com Jorge Henrique no auxílio a Alessandro para conter Hazard. Dá pra dizer que foi um xeque-mate.

O time que entrou para a história

Com o camisa 23, então, o Corinthians começou o duelo com Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique e Danilo; Emerson e Paolo Guerrero.

O adversário era fraco?

Nos últimos oito anos, muito se falou sobre a possível fragilidade do Chelsea que encarou o Corinthians em Yokohama. A equipe, porém, tinha nada mais nada menos que seis dos nomes escolhidos pela torcida inglesa para o time da década do clube.

Na oportunidade, Rafa Benítez escalou Cech; Ivanovic, Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Moses, Mata e Hazard; Torres - desses, Cech, Ivanovic, Cahill, Cole, Lampad e Hazard aparecem na seleção da década do Chelsea.

O espetáculo da Fiel

Torcida do Corinthians lotou as arquibancadas de Yokohama

Torcida do Corinthians lotou as arquibancadas de Yokohama

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Não há contagem exata de quantos torcedores do Corinthians acompanharam o Mundial in loco. Era notório, porém, o alto número de alvinegros em solo japonês. Até mesmo os ingleses se mostraram extremamente surpresos com o que viram. Yokohama parecia mesmo a capital paulista em dia de jogo.

Fala-se em mais de 30 mil torcedores e os próprios ingleses admitem a enormidade do feito da Fiel. Um jornalista europeu, inclusive, falou na oportunidade: "Nada do que vi, em minha vida, se compara ao espetáculo grandioso que a torcida do Corinthians", deixando o claro o tamanho da festa.

Bando de loucos

Para dar esse show, os alvinegros fizeram de tudo. O Meu Timão, por exemplo, falou com um dos tantos que se desdobraram para ir ao Mundial: o torcedor Bruno Lacerda vendeu uma moto sem pensar duas vezes e comprou suas passagens para viver um dos dias mais emocionantes de sua vida.

Jogaram muito!

A histórica atuação de Cássio dá a falsa impressão de superioridade clara do Chelsea na partida. O Corinthians, porém, fez seu jogo com enorme competência e criou mais chances: foram 17 chutes contra 14 dos ingleses.

Como se não bastasse a superioridade nos números, o time se mostrou muito forte mentalmente e acumulou atuações individuais de destaque. Em vídeo da BBC, é possível notar os narradores europeus surpresos com o futebol da equipe de Tite, sobretudo em uma jogada que Fábio Santos e Danilo mostram extrema calma para sair jogando pela esquerda.

O gol que coroou Tite e companhia

A tranquilidade alvinegra se comprovou no lance do gol. Pelo lado esquerdo, Fábio Santos e Danilo começaram a jogada que terminou em chute travado de Ralf e cruzamento ruim de Emerson Sheik. David Luiz afastou, a bola caiu em Alessandro e o resto é história....

Nas palavras de Galvão Bueno, todo torcedor consegue desenhar a jogada na cabeça:

"Vai inteiro o Corinthians para o ataque. Aí o Chicão, a bola vem por baixo, o toque de cabeça, olha a chance, olha a chance, olha a chance agora, Danilo limpou, pé direito, bateu, o toque de cabeça... Olha o gol, olha o gol, olha o gol..."

O maior dos gigantes!

A conquista e a atuação do Corinthians deixaram claro o tamanho de cada um dos jogadores que entrou em campo em Yokohama. Um deles, porém, foi o grande protagonista da final: como na Libertadores, Cássio fez grandes defesas e colocou de vez seu nome na história do clube. E era só o começo...

Obrigado, Adenor

Tite coroou ainda mais sua história como técnico do Corinthians

Tite coroou ainda mais sua história como técnico do Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Apesar das enormes atuações dentro das quatro linhas, a Fiel sem dúvida alguma pensa muito em um nome quando lembra do Mundial: Adenor Leonardo Bachi. O título coroou o histórico trabalho do técnico, que vinha das conquistas do Brasileirão e da inédita Libertadores. Não a toa Tite faz jus ao hino e está, sem dúvida alguma, eternamente dentro do coração de todo torcedores, carregado por ele em Yokohama com a singela e histórica faixa: "The Favela is Here".

Veja mais em: Jogos Históricos e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Segundo a Itatiaia, Cássio tem um acerto encaminhado com o Cruzeiro

    Cássio e Cruzeiro têm acerto encaminhado, diz rádio mineira; Corinthians manda oferta de renovação

    ver detalhes
  • Carlos Miguel falhou no primeiro gol do Flamengo, mas fez mais uma partida com defesas difícieis

    Carlos Miguel revela conversa com Cássio e 'culpa' erros individuais por derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • Jheniffer abriu o placar, depois Vic empatou e Jaque retomou a vitória

    Reservas brilham e Corinthians consegue virada frenética nos acréscimos sobre o São Paulo

    ver detalhes
  • Malcom se sagrou campeão saudita pelo Al-Hilal no último sábado

    Cria do Corinthians conquista título saudita com números de destaque; Timão tem valores a receber

    ver detalhes
  • O técnico António Oliveira promoveu uma atividade para parte do elenco somente

    Corinthians se reapresenta após derrota para o Flamengo e inicia preparação para decisão na Sula

    ver detalhes
  • Matías Rojas chegou ao seu terceiro gol no Inter de Miami, em apenas três jogos

    Rojas vai 'da água para o vinho' após deixar o Corinthians e marca golaço nos EUA; veja vídeo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: