Venha fazer parte da KTO
x

Post de Lucas no fórum "Off topic" do Meu Timão

O Brasil tem alguns coisas 'charmosas' que sinceramente impediria essa padronização, o gol véu de noiva do Maracanã, as redes da Arena Corinthians são preta e branca.

Uma liga padronizada acabaria com essas coisas, cada local tem suas peculiaridades, liga padronizada no Brasil/América do Sul acabaria deixando o Futebol mais sem graça.

em Off topic > (OFF) A padronização nas ligas

Em resposta ao tópico:

O diretor de marketing da lá Liga, Melcior Soler, disse: 'Os clubes entendem que se a transmissão for melhor, nós ficaremos mais valiosos. Não é só televisão'

Percebeu que em todas as camisas na lá Liga e na Premier League a fonte usada nos números e nos nomes são iguais entre os times? Se você assiste a esses campeonatos desde pelo menos 2017, você já deve saber porque, já que é algo bem óbvio: da para tirar de letra que é por causa do regulamento.

A padronização é algo surpreendentemente importante para ligas como essas. Na lá Liga ou na EPL, o dono do show é o próprio campeonato. Quem detém os direitos de imagem do campeonato é a própria liga (no brasileiro os clubes que vendem seus próprios direitos de imagem), então eles recorrem a maneiras de 'padronizar' toda a imagem do campeonato ao seu gosto, para fortalecer a identidade da liga, torná-la facilmente identificável e promover a marca. Isso vai do placar na televisão à cor da grama do estádio. Isso pode ser decisivo para a escolha de que jogo o telespectador irá assistir, já que a lá Liga compete com outras competições no mesmo horário. Nesse fio eu vou mostrar algumas das exigências que a lá Liga faz aos clubes.

A lá Liga tem mais de 100(!) regras sobre o assunto. Vamos ver algumas delas(as principais):

>Grama extremamente verde e bem feita

Cuidado com a grama aqui no Brasil é opcional, na lá Liga é obrigatório e quem desobedecer o regulamento é punido. A lá Liga entende que o espectador, no estádio ou na televisão, vê a grama 100% do tempo e portanto ele deveria ver a grama de melhor qualidade possível: de verde extremamente forte, de 20 a 30 milímetros de altura.

>A venda ingressos devem priorizar onde a câmera alcança.

Segundo Melcior Soler, jogos que aparentam vazios afastam telespectadores, que por não perceber uma boa atmosfera no estádio, deduzem que o jogo não é importante e trocam de canal. Para evitar isso, a lá Liga exige que os primeiros ingressos a serem vendidos sejam de setores onde a câmera alcança durante a partida. Desse jeito, por exemplo, um Maracanã do Fluminense com 20 mil pessoas assistindo não aparentaria vazio como no jogo de hoje contra o CSA, mas sim cheio e disputado. Para isso, os clubes espanhóis podem até realocar torcedores de setores inteiros em cima da hora para 'maquiar' o estádio.

>A tipografia das camisas tem que ser iguais, rígidas regras com os patrocinadores.

Isso já é algo antigo na Premier League e chamou a atenção da lá Liga por um motivo: É publicidade da liga nas camisetas de time mais vendidas do mundo. Criando uma identidade própria, pessoas saberão identificar de qual campeonato pertence o time. Apenas o reconhecimento é algo puta importante no meio da publicidade. Não é só um Badge da lá Liga na manga que faria alguém identificar o campeonato, mas também a fonte com que se escreve o nome e o número de um ídolo nas costas. Juntando isso as rígidas regras de patrocínio(limitam o tamanho e regulam a posição do patrocínio na camisa, além da quantidade de marcas), os uniformes são 'obrigados' a serem bonitos. Isso também faz com que o telespectador sinta que está assistindo entre clubes organizados, de alto nível. Passa uma boa imagem, digamos assim.

>Economia de tempo
O telespectador odeia demoras. Desligam a TV, mudam de canal se o jogo não tiver acontecendo. Para isso, a lá Liga também pune os clubes por mínimos detalhes: Reposição de bola demorada dos gandulas, o tempo para reiniciar o jogo após a comemoração do gol, etc: Por exemplo, anunciantes podem levar no máximo 15 segundos para anunciar e celebrar um gol no estádio.

Esse esforço todo não serve apenas para prejudicar os clubes e favorecer a Federação de Futebol, muito pelo contrário, fortalece todos os clubes do campeonato. Os direitos de imagem do campeonato são distribuídos igualmente para todos os clubes participantes, e eles recebem um bônus proporcional a sua colocação na tabela, além de um bônus em relação à audiência que seus jogos trouxeram. Como essas regras visam tornar o campeonato mais 'assistivel', a audiência aumenta, e a imagem do campeonato vale cada vez mais. Emissoras de TV estariam cada vez mais dispostas a pagar mais pelos direitos da lá Liga, logo os clubes se beneficiam diretamente disso.

Com todas essas regras, mesmo que o jogo fosse CSA x Avaí, você teria uma boa percepção do jogo e assistiria sem regretar. Talvez seja essa a diferença entre um campeonato que prioriza apenas realizar jogos, como o Brasileirão, e um campeonato que prioriza fazer um espetáculo para os telespectadores e atrair público, como a lá Liga. Uma visão que prioriza a comercialização do campeonato, para se destacar no mercado, acaba valorizando muito mais os clubes do que 15 patrocinadores na camisa.

Responder ao post do Lucas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    Off - O Chaveamento da Europa League me surpreendeu

    Última resposta há 9 segundos por Cicero Diego Martins

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Castro

    SAFs do Brasil - Deram certo ou errado, qual a sua opnião?

    Última resposta há 29 segundos por Pedro D.C.

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bruce Wayne

    Não sou contra a SAF, mas alguma galera tem dificuldade de entender o óbvio!

    Última resposta há 41 segundos por Teix

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de #SAFOCORINTHIANS 2024

    A consultoria da Ernst & Youngs revela o óbvio - Corinthians precisa virar SAF

    Última resposta há 47 segundos por carlos mg

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Paulo Paixão

    Corinthians NÃO contratou mal!

    Última resposta há 47 segundos por Ton Valério

    85respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haaland Corinthiano

    Realidade é que o salário do Cássio é muito alto pra renovar e teremos um baixo retorno

    Última resposta há 51 segundos por Haaland Corinthiano

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Julian Felipe Castilho Manzano

    Leverkusen

    Criado em 10 minutos por Julian Felipe Castilho Manzano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Márcio

    Única forma do Corinthians virar SAF

    Última resposta há 54 segundos por TONINHO .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Diego Lins 1910

    John Kennedy

    Última resposta há 1 minuto por Matheus Miguel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edilson Capeta

    Alguém tinha reparado nesse detalhe do Carlos Miguel?

    Última resposta há 1 minuto por Edson Pereira

    93respostas

    acessar o tópico