Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

(OFF) A padronização nas ligas

Foto do perfil de Pedro

Pedro 129 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/08/2019 às 00:24
Por Pedro Hércules (@pedro.hercules)

O diretor de marketing da lá Liga, Melcior Soler, disse: 'Os clubes entendem que se a transmissão for melhor, nós ficaremos mais valiosos. Não é só televisão'

Percebeu que em todas as camisas na lá Liga e na Premier League a fonte usada nos números e nos nomes são iguais entre os times? Se você assiste a esses campeonatos desde pelo menos 2017, você já deve saber porque, já que é algo bem óbvio: da para tirar de letra que é por causa do regulamento.

A padronização é algo surpreendentemente importante para ligas como essas. Na lá Liga ou na EPL, o dono do show é o próprio campeonato. Quem detém os direitos de imagem do campeonato é a própria liga (no brasileiro os clubes que vendem seus próprios direitos de imagem), então eles recorrem a maneiras de 'padronizar' toda a imagem do campeonato ao seu gosto, para fortalecer a identidade da liga, torná-la facilmente identificável e promover a marca. Isso vai do placar na televisão à cor da grama do estádio. Isso pode ser decisivo para a escolha de que jogo o telespectador irá assistir, já que a lá Liga compete com outras competições no mesmo horário. Nesse fio eu vou mostrar algumas das exigências que a lá Liga faz aos clubes.

A lá Liga tem mais de 100(!) regras sobre o assunto. Vamos ver algumas delas(as principais):

>Grama extremamente verde e bem feita

Cuidado com a grama aqui no Brasil é opcional, na lá Liga é obrigatório e quem desobedecer o regulamento é punido. A lá Liga entende que o espectador, no estádio ou na televisão, vê a grama 100% do tempo e portanto ele deveria ver a grama de melhor qualidade possível: de verde extremamente forte, de 20 a 30 milímetros de altura.

>A venda ingressos devem priorizar onde a câmera alcança.

Segundo Melcior Soler, jogos que aparentam vazios afastam telespectadores, que por não perceber uma boa atmosfera no estádio, deduzem que o jogo não é importante e trocam de canal. Para evitar isso, a lá Liga exige que os primeiros ingressos a serem vendidos sejam de setores onde a câmera alcança durante a partida. Desse jeito, por exemplo, um Maracanã do Fluminense com 20 mil pessoas assistindo não aparentaria vazio como no jogo de hoje contra o CSA, mas sim cheio e disputado. Para isso, os clubes espanhóis podem até realocar torcedores de setores inteiros em cima da hora para 'maquiar' o estádio.

>A tipografia das camisas tem que ser iguais, rígidas regras com os patrocinadores.

Isso já é algo antigo na Premier League e chamou a atenção da lá Liga por um motivo: É publicidade da liga nas camisetas de time mais vendidas do mundo. Criando uma identidade própria, pessoas saberão identificar de qual campeonato pertence o time. Apenas o reconhecimento é algo puta importante no meio da publicidade. Não é só um Badge da lá Liga na manga que faria alguém identificar o campeonato, mas também a fonte com que se escreve o nome e o número de um ídolo nas costas. Juntando isso as rígidas regras de patrocínio(limitam o tamanho e regulam a posição do patrocínio na camisa, além da quantidade de marcas), os uniformes são 'obrigados' a serem bonitos. Isso também faz com que o telespectador sinta que está assistindo entre clubes organizados, de alto nível. Passa uma boa imagem, digamos assim.

>Economia de tempo
O telespectador odeia demoras. Desligam a TV, mudam de canal se o jogo não tiver acontecendo. Para isso, a lá Liga também pune os clubes por mínimos detalhes: Reposição de bola demorada dos gandulas, o tempo para reiniciar o jogo após a comemoração do gol, etc: Por exemplo, anunciantes podem levar no máximo 15 segundos para anunciar e celebrar um gol no estádio.

Esse esforço todo não serve apenas para prejudicar os clubes e favorecer a Federação de Futebol, muito pelo contrário, fortalece todos os clubes do campeonato. Os direitos de imagem do campeonato são distribuídos igualmente para todos os clubes participantes, e eles recebem um bônus proporcional a sua colocação na tabela, além de um bônus em relação à audiência que seus jogos trouxeram. Como essas regras visam tornar o campeonato mais 'assistivel', a audiência aumenta, e a imagem do campeonato vale cada vez mais. Emissoras de TV estariam cada vez mais dispostas a pagar mais pelos direitos da lá Liga, logo os clubes se beneficiam diretamente disso.

Com todas essas regras, mesmo que o jogo fosse CSA x Avaí, você teria uma boa percepção do jogo e assistiria sem regretar. Talvez seja essa a diferença entre um campeonato que prioriza apenas realizar jogos, como o Brasileirão, e um campeonato que prioriza fazer um espetáculo para os telespectadores e atrair público, como a lá Liga. Uma visão que prioriza a comercialização do campeonato, para se destacar no mercado, acaba valorizando muito mais os clubes do que 15 patrocinadores na camisa.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Márcio Costa

Ranking: 200º

Márcio 9.586 posts

@marcio.rodrigo.costa em 21/08/2019 às 09:20

Acho a discussão válida, mas a Premier League é incomparável hoje, em todos os aspectos: taxa de ocupação do estádio, padronização de uniformes (como dito feita há anos), padronização da grama. Além de ter uma distribuição de TV que deixa o campeonato mais equilibrado. Na La Liga, enquanto Barça é Real ganharem muito mais que os outros, esportivamente o campeonato se torna chato, previsível e menos competitivo. E essa é uma das principais razões de alguém decidir assistir jogos de futebol ou qualquer esporte: o espetáculo esportivo.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Madruga Dos Mortos

Ranking: 7.217º

Madruga 299 posts

@madruga.dos.mortos1 em 21/08/2019 às 11:02

Outra cultura, infelizmente...

Foto do perfil de Lucas Pereira Da Silva

Ranking: 28º

Lucas 28.429 posts

@lucas.ps.timao em 21/08/2019 às 09:19

O Brasil tem alguns coisas 'charmosas' que sinceramente impediria essa padronização, o gol véu de noiva do Maracanã, as redes da Arena Corinthians são preta e branca.

Uma liga padronizada acabaria com essas coisas, cada local tem suas peculiaridades, liga padronizada no Brasil/América do Sul acabaria deixando o Futebol mais sem graça.

Foto do perfil de Chall Alves

Ranking: 3.121º

Chall 988 posts

@challalves em 21/08/2019 às 08:30

O Brasil tem condições de fazer o mesmo, infelizmente aqui temos CBF e Globo que já são donas do futebol BR

Publicidade

Foto do perfil de Nicolas Cazeri Ferreira De Araujo

Ranking: 5.453º

Nicolas 470 posts

@ncazeri em 21/08/2019 às 08:11

Os clubes e a CBF entregam os campeonatos de mão beijada para a Globo, que acaba fazendo o que bem entende.

A conmebol está padronizando as transmissões da Libertadores e Sulamericana, a Globo está causando pra não seguir os padrões. Assim como vemos na UEFA, FIFA, Premier Leage, La Liga, Bundesliga, etc.

Aqui é assim, os clubes querem receber o quanto antes os direitos de transmissão e a CBF não estipula um modelo adotado. A CBF junto com os clubes, poderiam criar algo parecido e já vender pra qualquer emissora já com padrões e regras a serem adotadas.

Foto do perfil de Bruno Henrique Da Silva

Bruno 139 posts

@bhsreal em 21/08/2019 às 08:09

Excelente tópico!

Foto do perfil de Alexandro Costa

Ranking: 498º

Alexandro 5.469 posts

@acpunk em 21/08/2019 às 07:53

Tem esse bando de veio pilantra da cbflu roubando lá? Não que não exista, mas pelo menos fazem de tudo pra trazer recursos.

Foto do perfil de Rafael De Assis

Ranking: 7.183º

Rafael 302 posts

@rafael.de.assis em 21/08/2019 às 00:29

Sensacional o tópico deveria chegar isso na CBF nosso campeonato nacional e sul americano beira amadorismo