x

Post de Márcio no fórum "Off topic" do Meu Timão

Acho a discussão válida, mas a Premier League é incomparável hoje, em todos os aspectos: taxa de ocupação do estádio, padronização de uniformes (como dito feita há anos), padronização da grama. Além de ter uma distribuição de TV que deixa o campeonato mais equilibrado. Na La Liga, enquanto Barça é Real ganharem muito mais que os outros, esportivamente o campeonato se torna chato, previsível e menos competitivo. E essa é uma das principais razões de alguém decidir assistir jogos de futebol ou qualquer esporte: o espetáculo esportivo.

em Off topic > (OFF) A padronização nas ligas

Em resposta ao tópico:

O diretor de marketing da lá Liga, Melcior Soler, disse: 'Os clubes entendem que se a transmissão for melhor, nós ficaremos mais valiosos. Não é só televisão'

Percebeu que em todas as camisas na lá Liga e na Premier League a fonte usada nos números e nos nomes são iguais entre os times? Se você assiste a esses campeonatos desde pelo menos 2017, você já deve saber porque, já que é algo bem óbvio: da para tirar de letra que é por causa do regulamento.

A padronização é algo surpreendentemente importante para ligas como essas. Na lá Liga ou na EPL, o dono do show é o próprio campeonato. Quem detém os direitos de imagem do campeonato é a própria liga (no brasileiro os clubes que vendem seus próprios direitos de imagem), então eles recorrem a maneiras de 'padronizar' toda a imagem do campeonato ao seu gosto, para fortalecer a identidade da liga, torná-la facilmente identificável e promover a marca. Isso vai do placar na televisão à cor da grama do estádio. Isso pode ser decisivo para a escolha de que jogo o telespectador irá assistir, já que a lá Liga compete com outras competições no mesmo horário. Nesse fio eu vou mostrar algumas das exigências que a lá Liga faz aos clubes.

A lá Liga tem mais de 100(!) regras sobre o assunto. Vamos ver algumas delas(as principais):

>Grama extremamente verde e bem feita

Cuidado com a grama aqui no Brasil é opcional, na lá Liga é obrigatório e quem desobedecer o regulamento é punido. A lá Liga entende que o espectador, no estádio ou na televisão, vê a grama 100% do tempo e portanto ele deveria ver a grama de melhor qualidade possível: de verde extremamente forte, de 20 a 30 milímetros de altura.

>A venda ingressos devem priorizar onde a câmera alcança.

Segundo Melcior Soler, jogos que aparentam vazios afastam telespectadores, que por não perceber uma boa atmosfera no estádio, deduzem que o jogo não é importante e trocam de canal. Para evitar isso, a lá Liga exige que os primeiros ingressos a serem vendidos sejam de setores onde a câmera alcança durante a partida. Desse jeito, por exemplo, um Maracanã do Fluminense com 20 mil pessoas assistindo não aparentaria vazio como no jogo de hoje contra o CSA, mas sim cheio e disputado. Para isso, os clubes espanhóis podem até realocar torcedores de setores inteiros em cima da hora para 'maquiar' o estádio.

>A tipografia das camisas tem que ser iguais, rígidas regras com os patrocinadores.

Isso já é algo antigo na Premier League e chamou a atenção da lá Liga por um motivo: É publicidade da liga nas camisetas de time mais vendidas do mundo. Criando uma identidade própria, pessoas saberão identificar de qual campeonato pertence o time. Apenas o reconhecimento é algo puta importante no meio da publicidade. Não é só um Badge da lá Liga na manga que faria alguém identificar o campeonato, mas também a fonte com que se escreve o nome e o número de um ídolo nas costas. Juntando isso as rígidas regras de patrocínio(limitam o tamanho e regulam a posição do patrocínio na camisa, além da quantidade de marcas), os uniformes são 'obrigados' a serem bonitos. Isso também faz com que o telespectador sinta que está assistindo entre clubes organizados, de alto nível. Passa uma boa imagem, digamos assim.

>Economia de tempo
O telespectador odeia demoras. Desligam a TV, mudam de canal se o jogo não tiver acontecendo. Para isso, a lá Liga também pune os clubes por mínimos detalhes: Reposição de bola demorada dos gandulas, o tempo para reiniciar o jogo após a comemoração do gol, etc: Por exemplo, anunciantes podem levar no máximo 15 segundos para anunciar e celebrar um gol no estádio.

Esse esforço todo não serve apenas para prejudicar os clubes e favorecer a Federação de Futebol, muito pelo contrário, fortalece todos os clubes do campeonato. Os direitos de imagem do campeonato são distribuídos igualmente para todos os clubes participantes, e eles recebem um bônus proporcional a sua colocação na tabela, além de um bônus em relação à audiência que seus jogos trouxeram. Como essas regras visam tornar o campeonato mais 'assistivel', a audiência aumenta, e a imagem do campeonato vale cada vez mais. Emissoras de TV estariam cada vez mais dispostas a pagar mais pelos direitos da lá Liga, logo os clubes se beneficiam diretamente disso.

Com todas essas regras, mesmo que o jogo fosse CSA x Avaí, você teria uma boa percepção do jogo e assistiria sem regretar. Talvez seja essa a diferença entre um campeonato que prioriza apenas realizar jogos, como o Brasileirão, e um campeonato que prioriza fazer um espetáculo para os telespectadores e atrair público, como a lá Liga. Uma visão que prioriza a comercialização do campeonato, para se destacar no mercado, acaba valorizando muito mais os clubes do que 15 patrocinadores na camisa.

Responder ao post do Márcio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Pedro

Pedro 129 posts

@pedro.hercules em 21/08/2019 às 10:24

Sim, da gosto de ver até times desconhecidos de lá

Foto do perfil de Elton

Elton 43 posts

@elton.barbosa em 21/08/2019 às 09:48

Cara eu prefiro mil vezes assistir a Premier League do que a La Liga, na Espanha todo mundo sabe que é Barça ou Real, já na Inglaterra tens uns 5 times que brigam pelo título...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Leeo Skaf

    Estão felizes agora?

    Última resposta há 1 segundo por Juliano Trindade

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de ALEXANDRE oli

    Palácios, tá muito mal contado essa lesão

    Última resposta há 1 segundo por Rafael Pereira

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kevin de Bruyne Corinthiano

    Off - Momento histórico da Milly Lacombe sendo humilhada

    Última resposta há 5 segundos por Germano Colatinense

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dreymoz

    Sejamos Sinceros - Augusto Melo é Mais do Mesmo

    Última resposta há 29 segundos por Jefferson Ribeiro

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Pereira

    Dm do Corinthians viro um cemitério

    Criado em 19 minutos por Rafael Pereira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fora Sonegador

    Esperei tanto por essa notícia

    Última resposta há 50 segundos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Rodrigo

    Cássio faz tempestade em um copo d'água!

    Última resposta há 1 minuto por Andrey

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Repito: vamos exaltar e dar moral para o Carlos Miguel

    Última resposta há 2 minutos por Improta 82

    58respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MIRTINHO SANTINI

    Invasão de estrangeiros

    Última resposta há 2 minutos por Albert Willian

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Rima

    Se não quiser cair

    Criado em 2 minutos por Marcelo Rima

    0respostas

    acessar o tópico