x

Post de Vicente no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Parabéns pelo texto e pela lucidez! Vou além, chega de torcedores que achan que sabem tudo, que culpam sempre o técnico por um resultado ruim, e são só elogios aos jogadores quando ganham. Todo mundo que trabalha com o Sylvinho, diz que ele é profissional e acreditam no seu trabalho, eles estão todos errados? Nem sempre a maioria tem razão, é só lembrar que a mesma torcida que agradece ao Tite pela Libertadores e o Mundial, foi a mesma que exigia sua saída quando perdeu do Tolima. Deixa o cara trabalhar ao invés de ficar torcendo para que dê errado.

em Bate-Papo da Torcida > O porquê de eu acreditar no Sylvinho (mesmo o criticando)

Em resposta ao tópico:

Oi, gente!

Sim, o título do tópico é esse mesmo. Mas eu não vim aqui justificar escolhas, resultados... Nada disso.

Mas eu vim defender uma ideia que tenho desde o começo: o Sylvinho dar certo como técnico será importantíssimo não só para o Corinthians mas para o futebol brasileiro!

'Que ideia maluca é essa? Você tá viajando!'

Bom, eu explico: eu sempre vou defender que se dê tempo e que se tenha paciência com técnicos. Eu não gosto da cultura imediatista que temos no futebol brasileiro. Contudo, no caso do Sylvinho, essa defesa fica ainda maior.

Nós estamos falando de um cara que foi pelo caminho que, acho que para a maioria aqui, é o mais correto. Começou como auxiliar-técnico do Vágner Mancini, passando por Cruzeiro, Náutico, Sport... Depois chegou ao Corinthians, onde trabalhou com Mano e Tite (dois dos maiores técnicos da história do Clube), foi trabalhar com o Roberto Mancini na Internazionale e depois voltou ao Brasil para ser auxiliar do Tite, dessa vez na Seleção Brasileira. Paralelamente a isso, obteve todas as licenças da UEFA, possuindo hoje a UEFA para o, mais alta de todas.

'Mas isso a gente já sabe. O que isso tem a ver? '

Conseguiram notar o padrão? Sylvinho optou pelo caminho mais longo e de maior preparação. Ele bebeu de várias fontes e foi atrás dos estudos, de ser aprendiz de caras vencedores e de trabalhar nos maiores centros. Além disso, acho que isso ninguém pode negar e todos que trabalharam com ele confirmam: se trata de um profissional muito sério, dedicado e muito inteligente.

Então eu traduzo o que quero explicar pra vocês com aquela frase inicial: Sylvinho não dar certo enquanto técnico seria uma vitória da mediocridade presente em 90% dos técnicos brasileiros e, vou além, da imprensa esportiva brasileira. Para além disso, seria uma vitória especial para um grupo de técnicos metidos a espertos que não conhecem metade dos conceitos presentes no futebol atual. Renato, Luxemburgo, Joel Santana... Esses caras (e alguns outros) simbolizam o porquê do técnico brasileiro ser tão mal aceito lá fora. Não é só o idioma não. É a arrogância de achar que não precisa aprender nada, que já sabe tudo.

Torço pela vitória não só do Sylvinho mas de todos os técnicos que escolhem estudar. Profissionais assim precisam ser valorizados e apoiados. Todos darão certo? Ora, óbvio que não. Mas é importante que a gente dê espaço a esses caras e acredite neles. Essa cultura de que estudar é futebol 'nutella' é um piada! E pior ainda é ver gente apoiando isso.

Falo isso porque paro, penso e sei que alguns aqui vão entender muito bem porque também já vivenciaram: eu escolhi, pra minha vida, o caminho mais difícil também. Eu fui para os livros. Estudei Direito, trabalho no agronegócio e recentemente, comecei a estudar programação. Estou sempre querendo aprender algo novo. Não venci ainda, não cheguei onde quero... Mas estou lutando, tentando... Só não posso parar. Mas sempre tem um infeliz que vem criticar a gente.

'Não faz nada? Só estuda? '

Então, em resumo, não é só o Sylvinho. Todo profissional que se dedicar a estudar, terá o meu apoio e minha paciência. Isso, contudo, não quer dizer que eu vá fechar os olhos. O trabalho do Sylvinho tem problemas, é merecedor de algumas críticas (não de todas as que são feitas) e o futuro é incerto.

Mas entre acreditar nele e em certos técnicos que há como opção aí, eu prefiro dar mais uma chance a quem escolheu o caminho acadêmico. Se der errado, será uma aposta da qual não me arrependo.

Sei que nem todos concordam, mas faz parte.

Responder ao post do Vicente

Réplicas desse post

Foto do perfil de Reinaldo

Reinaldo 138 posts

@reinaldo.fagundes.no em 24/12/2021 às 06:17

Várias substituições erradas que ele fez, fez o time perder ritmo e perder o jogo e do Paulista ele não passa e isso não quer dizer que torço para- que de errado

Foto do perfil de Guti

Guti 252 posts

@guti.oliveira em 24/12/2021 às 00:32

'deixa o cara trabalha' um turno sem ganhar fora de casa aliás nem chuta no gol praticamente kkkkkk o cara não sabe atacar truta marca atrás da linha da bola laterais são zagueiros pontas viram laterais William virou lateral e tu defende esse Tonho da Lua parabéns..defende o indefensável

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Cristiano Oliveira

    Auditoria Ernest & young recomenda 3 ceos na arena!

    Última resposta há 11 segundos por Travis Bickle

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Artur Fonseca Fernandes

    Raniele

    Última resposta há 15 segundos por Vanderley Dias Kelnox

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Paulão

    Minha escalação para o Corinthians jogar todos os jogos

    Última resposta há 28 segundos por Diogo Rodrigo

    114respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer e não pode crescer...

    Última resposta há 41 segundos por Elizeu Moreira

    65respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Felipe Augusto Silva

    Segundo Marília Ruiz

    Última resposta há 1 minuto por Gustavo Simões

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ricardo Ribeiro

    É hora de acordar! Somos o Vasco paulista

    Última resposta há 1 minuto por Renato Garcia David

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Ernst & Young indicou a contratação do Alexandre Leitão

    Última resposta há 1 minuto por Travis Bickle

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Torcedor Puto

    Renovação e Transparência articula volta ao poder - Macedo

    Última resposta há 1 minuto por Maloqueiro Sofredor

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    Cássio recorde de Audiência

    Última resposta há 1 minuto por Terezinha da Razão

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Florencio Lesbhers

    Augusto resolverá questão do patrocínio do CT, Rubão e quitação da Arena, na semana que vem

    Última resposta há 2 minutos por Garrote da Fiel

    19respostas

    acessar o tópico