x

Post de Mooloco no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Como explicar o vice da liberta pelo São Caetano em 2002, qual a tradição dele na liberta?

Nem no paulista tinha tradição.

em Bate-Papo da Torcida > As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Em resposta ao tópico:

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Responder ao post do Mooloco

Réplicas desse post

Foto do perfil de Alvinegro

Alvinegro 22 posts

@alvinegromundialista em 28/05/2022 às 20:40

O São Caetano daquela época era um time copeiro, de elenco operário. Batia em todos os grandes do país. Duas vezes finalista do Brasileirão... Enquanto o Corinthians era uma bagunça. Não foi surpreendente vê-lo chegar à final da Libertadores.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Ghost

    Mudou tarde Tonhão, mas antes tarde do que nunca!

    Última resposta há 28 segundos por Alexandre Almeida

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Negócios 1997

    Matias Rojas estreiando

    Última resposta há 47 segundos por Bruno Magalhães Sanchez

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de vander oliveira

    3 nomes pra revolucionar o Timão

    Última resposta há 2 minutos por Douglas De Moura Veloso

    49respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Léo P.

    Fiel gratidão vão torcer com força para o Carlos Miguel falhar

    Criado em 50 minutos por Léo P.

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Ferreira

    É difícil jogar no esquema tático que nos levou ao topo do mundo?

    Última resposta há 3 minutos por Akinori Nishida

    104respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de LokoDoBando

    O que aconteceu hoje no futsal é de se sentir nojo!

    Última resposta há 6 minutos por Eder Silva

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caio Santos

    Eu chutaria o balde e escalaria esse time aqui:

    Última resposta há 6 minutos por Marcos L Mucheroni

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Leeo Skaf

    Estão felizes agora?

    Última resposta há 7 minutos por FLAVIO DE LIMA SILVA

    316respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Vitor emanuell

    E essa do Matheus bidu

    Última resposta há 9 minutos por Elso Filho

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Rodrigo

    Cássio faz tempestade em um copo d'água!

    Última resposta há 12 minutos por fabio de oliveira rossi

    45respostas

    acessar o tópico