Venha fazer parte da KTO
x

Post de Clayton Dias no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Acho que não é nem psicológico do time na competição, afinal não precisamos provar nada!

Somos campeões de forma invicta e em 2012 não foi assim tão fácil, o time tomou corpo quando Cássio entrou no lugar do Júlio Cesar(Horácio).

Tem uma 'turninha' que é triste aqui...!

Vamos viver uma situação que não muda em nada, mas tem gente que já cravou a eliminação! O fato é basta fazer o resultado em casa e se segurar fora, isso quer dizer que temos que jogar contra torcida, VAR, catimba e juiz...

Sobre o veteranos... A verdade que não aguentam uma sequência de jogos seguidos, então esse rodízio vai ter que existir ou abrimos mão de duas competições e o BR é o mais difícil de todas elas.

em Bate-Papo da Torcida > As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Em resposta ao tópico:

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Responder ao post do Clayton Dias

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Castro

    Altura do Carlos Miguel

    Última resposta há 11 segundos por João Mateus Tavares Neto

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Léo P.

    Saudades da época que nós corinthiano comemorava títulos e não vendas

    Última resposta há 14 segundos por Davos Seaworth

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mestre do futebol

    Valor de venda do Wesley x Endrick

    Última resposta há 15 segundos por Paulo Henrique Sola

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kelvin Ramon

    Acabou o pão com mortadela do Salazar

    Última resposta há 27 segundos por Vinicius de Oliveira Renato

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Yoruichi da fiel

    Acho que deu pra gente ver a falta que o Garro faz nesse time

    Última resposta há 28 segundos por Kauê Zambelli

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando Henrique

    Rômulo, o Narrador do jogo de ontem...

    Última resposta há 30 segundos por Igor

    60respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Avenida Hugo

    Meu relato do banco de reservas

    Última resposta há 36 segundos por Gustavo Vaz

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mikhail Tal

    Bidon não perde mais a vaga no time titular

    Última resposta há 37 segundos por Paulo Henrique Sola

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de jumentolino Portugues

    Empresário fazendo leilão e pedindo 50 mil por mês para um MLK de 10 anos

    Criado em 2 minutos por jumentolino Portugues

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Márcio

    E a jogada do Wesley?

    Última resposta há 39 segundos por Thiago RMA

    22respostas

    acessar o tópico