x

Post de Felipe no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Prejudicial total, o povo, a torcida tem que votar no presidente, eles só querem lucrar a muitos anos, ou coloca um empresário corinthiano no poder ou tem que virar saf, senão nada mudará!

em Bate-Papo da Torcida > Feudalismo em pleno Século 21 ainda rxiste...? Sim, existe...! No...

Em resposta ao tópico:

Se considerarmos o feudalismo como um sistema baseado na concentração de poder e na lealdade absoluta a um senhor, podemos encontrar paralelos curiosos em diversas instituições modernas.

O futebol, especialmente em clubes como o Corinthians, frequentemente reflete essa dinâmica.

O clube, com sua forte identidade popular e uma base de torcedores extremamente apaixonada, muitas vezes parece funcionar sob um sistema quase feudal, onde dirigentes exercem poder absoluto e os torcedores—verdadeiros 'vassalos' emocionais—demonstram fidelidade incondicional, independentemente das circunstâncias.

As estruturas de poder dentro do clube, que frequentemente são criticadas por falta de transparência, também reforçam essa ideia.

Decisões importantes muitas vezes são tomadas sem ampla participação da torcida, que, apesar de ser a alma do clube, raramente tem influência direta nos rumos da instituição.

Além disso, podemos pensar na relação entre jogadores, dirigentes e organizadas como uma rede de influência e dependência que lembra, de certa forma, as relações entre nobres e servos na Idade Média.

Quem detém o poder, seja na gestão ou na política interna do futebol, define regras e estratégias que afetam toda uma coletividade.

Obviamente, o cenário é muito mais complexo do que um simples feudo medieval, mas a metáfora ilustra bem certas realidades dentro do futebol moderno.

Você acha que esse “feudalismo” corinthiano é bom para o clube ou prejudicial à sua evolução?

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Responder ao post do Felipe

Réplicas desse post

Foto do perfil de Taylor Medina

Taylor 44 posts

@taylor.medina em 30/05/2025 às 08:16

Voto pra quê? Pra ser comprado por uma camisa e um ingresso de jogo!?

A maioria dos Corintianos assim como a população brasileira não sabe utilizar esse recurso chamado voto, pega qualquer santinho caído na rua e volta sem pudor.

Então pra que voto?

Na boa é melhor abrir falência e virar SAF de algum grupo de empresários de fora do país, assim pelo menos teria uma gestão empresarial com consequências para quem estiver errando e não cumprindo suas obrigações.

Foto do perfil de Fulano

Fulano 392 posts

@alvi.negro em 29/05/2025 às 12:40

Cheguei a conclusão de que as organizadas também são manipuladas, porque também interesses.

Foto do perfil de Boiadeiro

Boiadeiro 1.231 posts

@jose.eduardo.lemos.r em 27/05/2025 às 12:42

Não sei, não... Se é uma boa ideia!

Vendo o fanatismo da galera pelos? Nossos? Políticos, fico na dúvida se isso seria mesmo uma boa.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Criado há 27 segundos por Vinicius

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Márcio

    Não existe nada mais irritante que essa PAUSA PARA HIDRATAÇÃO

    Última resposta há 55 segundos por Lucas Cren

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 1 minuto por Nerba Simon

    66respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jean Pierre PS

    Não é Argentina, é Messi 2 X 0

    Última resposta há 2 minutos por Carbone Artilheiro

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Olise joga demais o problema e que é mala

    Criado há 2 minutos por Rodrigo Reis

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliver

    Argentinos em ecstasi pq o messi já tem 5 gols na copa

    Criado há 2 minutos por Frank Oliver

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jordan Marques

    Olise é monstro

    Última resposta há 4 minutos por Jordan Marques

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flavio Conselheiro 2

    Pelé não é nem top 10 melhores jogadores da história

    Criado há 4 minutos por Flavio Conselheiro 2

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 5 minutos por Nerba Simon

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Aí que ódio gente!

    Última resposta há 6 minutos por Marcos

    3respostas

    acessar o tópico