x

Post de adilson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Modernizar o Corinthians sem vender a sua essência.
O Corinthians nasceu do povo. Foi fundado por operários. É mais que um clube — é uma religião, uma identidade, um movimento social.

A verdade é: nem manter o que está garante o futuro, nem virar SAF garante o sucesso.

Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Red Bull Bragantino viraram SAF — e ainda vivem dificuldades, pressões e frustrações.

Enquanto isso, clubes como Flamengo e Palmeiras, que modernizaram sua gestão sem abrir mão da alma, estão no topo.
E o Corinthians? Tem previsão de R$ 1,2 bilhão de receita em 2025. É o terceiro maior clube do país em faturamento. Tem potencial para muito mais.

O que precisa mudar — com a Fiel no controle
Queremos um Corinthians moderno, forte, mas sem perder a essência popular. Para isso, defendemos reformas estruturais:

1. Atualização do Estatuto
O atual estatuto é ultrapassado (2009).

Deve ser reformado com base em governança moderna, compliance e controle de contratos.

2. Voto do Torcedor Associado
Como no Barcelona e Real Madrid, o torcedor deve votar para presidente.

Chega de decisões nas mãos de poucos conselheiros.

3. Fim dos Conselheiros Vitalícios
Devem ser substituídos por mandatos com avaliação ética e técnica.

O clube precisa de renovação e transparência.

4. Impeachment só após auditoria independente
Nenhum impeachment deve ser votado antes de duas consultorias de compliance e jurídica analisarem os fatos e entregarem um relatório técnico.

5. Todos os contratos devem passar pelo Jurídico e Compliance
Nenhum presidente pode assinar sozinho.

Isso protege o clube de contratos lesivos.
Baseado em boas práticas internacionais:
Real Madrid: gestão técnica, contratos revisados por comitês e sócios votando.

Barcelona: transparência total nas finanças.

Athletico-PR: planejamento de longo prazo com metas e indicadores.

Orlando City: integração da base com metas técnicas e financeiras.

SAF? Só com debate real e sem pressa!
Virar SAF pode ser o caminho para alguns clubes, mas não é atalho para título nem solução mágica.

No Corinthians, tudo é diferente. Aqui é pressão, cobrança, mídia, torcedores e antis. Se errar na escolha do investidor, podemos virar uma empresa falida — e aí, não volta mais.

em Bate-Papo da Torcida > 'Virar SAF ou manter o estatuto? Nenhuma das duas salva o...

Responder ao post do adilson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    Esse Nuno Mendes é absurdo

    Última resposta há 6 segundos por Orozimbo Santos

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Parabéns aos jogadores de Portugal

    Última resposta há 1 minuto por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 3 minutos por ROSANA RSN

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa madrugada 🙌

    Última resposta há 5 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 5 minutos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 7 minutos por JOKER 1jz

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pablo stadler

    Corinthians x Maringá 16/07

    Última resposta há 8 minutos por ROSANA RSN

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 8 minutos por Fernandez

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa noite a todos 🙏🙌

    Última resposta há 9 minutos por ROSANA RSN

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de homensnochamado

    Eleições 2026

    Última resposta há 9 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico