x

Post de Hércules no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se o Corinthians for vendido eu paro de acompanhar o futebol

Eu sou corinthiano desde quando nasci mas não vou torcer por um time de empresário que só avisará lucro

em Bate-Papo da Torcida > 'Virar SAF ou manter o estatuto? Nenhuma das duas salva o...

Em resposta ao tópico:

Modernizar o Corinthians sem vender a sua essência.
O Corinthians nasceu do povo. Foi fundado por operários. É mais que um clube — é uma religião, uma identidade, um movimento social.

A verdade é: nem manter o que está garante o futuro, nem virar SAF garante o sucesso.

Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Red Bull Bragantino viraram SAF — e ainda vivem dificuldades, pressões e frustrações.

Enquanto isso, clubes como Flamengo e Palmeiras, que modernizaram sua gestão sem abrir mão da alma, estão no topo.
E o Corinthians? Tem previsão de R$ 1,2 bilhão de receita em 2025. É o terceiro maior clube do país em faturamento. Tem potencial para muito mais.

O que precisa mudar — com a Fiel no controle
Queremos um Corinthians moderno, forte, mas sem perder a essência popular. Para isso, defendemos reformas estruturais:

1. Atualização do Estatuto
O atual estatuto é ultrapassado (2009).

Deve ser reformado com base em governança moderna, compliance e controle de contratos.

2. Voto do Torcedor Associado
Como no Barcelona e Real Madrid, o torcedor deve votar para presidente.

Chega de decisões nas mãos de poucos conselheiros.

3. Fim dos Conselheiros Vitalícios
Devem ser substituídos por mandatos com avaliação ética e técnica.

O clube precisa de renovação e transparência.

4. Impeachment só após auditoria independente
Nenhum impeachment deve ser votado antes de duas consultorias de compliance e jurídica analisarem os fatos e entregarem um relatório técnico.

5. Todos os contratos devem passar pelo Jurídico e Compliance
Nenhum presidente pode assinar sozinho.

Isso protege o clube de contratos lesivos.
Baseado em boas práticas internacionais:
Real Madrid: gestão técnica, contratos revisados por comitês e sócios votando.

Barcelona: transparência total nas finanças.

Athletico-PR: planejamento de longo prazo com metas e indicadores.

Orlando City: integração da base com metas técnicas e financeiras.

SAF? Só com debate real e sem pressa!
Virar SAF pode ser o caminho para alguns clubes, mas não é atalho para título nem solução mágica.

No Corinthians, tudo é diferente. Aqui é pressão, cobrança, mídia, torcedores e antis. Se errar na escolha do investidor, podemos virar uma empresa falida — e aí, não volta mais.

Responder ao post do Hércules

Réplicas desse post

Foto do perfil de Jose Carlos Pedrosa

Jose 94 posts

@jose.carlos.pedrosa1 em 01/06/2025 às 12:41

Não é isso esqueça todas as SAF que existe hoje o clube não será vendido, a SAFIEL tem um projeto de que a torcida é que vai comandar o clube e não esse conselho de picaretas que não pensam no clube, procure saber sobre esse projeto

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Lcs

    A criançada tá ativa nesse fórum hein..

    Última resposta há 8 segundos por Marco Antônio

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 2 minutos por Mosqueteiro

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Ao invés de discutirem quem é o melhor

    Última resposta há 2 minutos por vinelsu

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 13 minutos por Mosqueteiro

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magno Amoreira

    Off: Flamengo e sua base em crise

    Última resposta há 26 minutos por Alexandre Monte Chellii

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Parabéns aos jogadores de Portugal

    Última resposta há 28 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 35 minutos por Regis Algusto

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Vocês viram isso?

    Última resposta há 40 minutos por Leandro Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 42 minutos por Carlos Luis

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 43 minutos por Carbone Artilheiro

    1resposta

    acessar o tópico