Carlos Henrique
Concordo plenamente com os pontos levantados, só coloco um adendo com SAFIEL não haverá IPO como vemos normalmente na B3, eles querem que o Corinthians seja uma empresa de capital fechado...
Esse pra mim é um ponto crucial para desestimular a compra de ações do clube.
Quando falamos de investimentos em renda variável, assumimos que exista uma margem maior de riscos, nesse caso quem teria confiança de adquirir uma ação que não estivesse listada na B3?
em Bate-Papo da Torcida > 🚨Corinthians está quebrando! ACORDA, FIEL! 🚨
Em citação ao post:
Li o projeto da SAFiel e já deixei meu nome no abaixo-assinado. Sou completamente a favor.
Dito isso, meus amigos, acho que temos que discutir o modelo. Alguns pontos me preocupam:
(1) Previsão de R$ 1,5 bilhão captados de pessoas físicas. Será? A torcida não chegará nem perto desse valor (vide vaquinha do estádio). A aposta, então, é o investidor comum. Será mesmo que vai conseguir fazer um IPO maior do que o da Mosaico, que penou para levantar R$ 1,3 bi num momento muito melhor do mercado? Sei não.
(2) Previsão de R$ 1 bilhão de investidores que vão comprar ações SEM direito a voto. Será mesmo que um fundo de Private Equity vai investir centenas de milhões e não ter poder de veto? Isso vai contra a lógica de mercado.
(3) Com juros tão altos, o Brasil não tem empresa abrindo capital desde 2021. O momento é o pior da história para IPO.
Repito: sou a favor da SAFiel. Mas precisa ajustar esses pontos.
A torcida tem que parar de gritar que o Corinthians não pode ter dono. Veja: uma SAF com ações pulverizadas reduz muito o risco de um dono único. Mas, para isso, o estatuto precisa de regras de governança e poison pills muito fortes.
O debate aqui tem que sair do emocional e ir para os números. Caso contrário, só vamos trocar a crise de lugar.
