Venha fazer parte da KTO
x
Itaquera: time morno, tecnicamente limitado e sem repertório tático
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Itaquera: time morno, tecnicamente limitado e sem repertório tático

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

2.7 mil visualizações 92 comentários Comunicar erro

Itaquera: time morno, tecnicamente limitado e sem repertório tático

Tristeza solitária: uma Fiel maltratada

Foto: Walter F. Jr.

1) Neste dia 18 de Setembro, completavam-se 10 anos do falecimento de Idário, atleta espetacular do dream team da década de 1950. Na noite de Itaquera, entretanto, ninguém no time de Carille honrou aquilo que nosso saudoso médio-direito tinha de sobra: raça.

2) O Timão iniciou a peleja em baixa temperatura, cauteloso, em seu jogo de meia-lua inspirado no handebol, bastante característico do técnico mosqueteiro. Raros lances de gol. Mais uma vez, não se fazia valer o mando de campo em um duelo sulamericano.

3) O Independiente Del Valle, ao contrário, rolava a bola com fluidez, recompondo rapidamente suas linhas depois das investidas no ataque. O time de rosa superava o esquadrão corinthiano, sobretudo, em repertório de jogadas. O espanhol Miguel Ángel Ramírez deu um banho tático em Fabio Carille.

4) Nessa primeira etapa estranha, o VAR salvou os donos da casa, que assistiram atônitos a um gol contra de Gil. No entanto, a estranha formação corinthiana continuou a facilitar as triangulações dos visitantes, especialmente pelo setor direito, por vezes, em deslocamentos nas costas de Fagner.

5) Quem viu o jogo de cima identificou, em várias ocasiões, uma formação de 3-6-1 no Corinthians, em que se via avançado um dos zagueiros de área ou mesmo o lateral direito.

6) Explica-se: os volantes Gabriel e Urso simplesmente recusaram a atribuição da saída de bola. Por vezes, a função era exercida por Gil ou pelo esforçado Manoel. Essas brechas atrás da barreira de meio de campo facilitaram as jogadas ofensivas do Independiente, especialmente aquelas que resultaram em seus dois tentos.

7) Faltou zelo a Pedrinho, muito pregado na lateral do campo, fatal ao perder bolas na trama ofensiva. Faltou futebol para Clayson, que mal foi visto em campo.

8) No segundo tempo, o repertório escasso de Carille facilitou o labor dos visitantes, que anotaram mais um gol a partir de descida pelo desguarnecido setor direito da defesa mosqueteira. A bola cruzada encontrou o lépido Gabriel Torres, mais uma vez, pronto a balançar as redes de Cassio.

9) Depois disso, o time da casa alternou momentos de apatia com surtos de desespero. O lento Love atuou mais como meia, procurando gerar opções no setor de criação. Janderson, na correria, deu energia ao setor esquerdo de ataque, mas sem efetividade.

10) O Corinthians é um time que necessita de reinvenção e de um choque de energia criativa. Acomodou-se na limitação da excessiva prudência e raramente vira um jogo.

11) Nada é impossível, mas exige-se grande otimismo para imaginar uma virada no Equador. Sem desmerecer os últimos dois Paulistas, a equipe mosqueteira não empolga desde a parada do Campeonato Brasileiro de 2017. Nas cercanias do metrô, na volta para casa, havia muita insatisfação nos olhares de quem rumava para Suzano, Brasilândia e Capão Redondo. A Fiel merece muito mais dos bem remunerados profissionais que fazem o futebol corinthiano.

Veja mais em: Copa Sul-Americana.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Neyjhy

    Ranking: 277º

    Neyjhy 4673 comentários

    @neyjhy em

    Para classificar o Corinthians vai ter que jogar o que não jogou ainda neste ano.

    Então por isso acho bem difícil passar.

    O que me incomoda mesmo é que o Del Valle escancarou como o time do Corinthians é mal treinado(isso falo há tempos).

    Foi dominado dentro da sua própria casa, seu treinador é fraquíssimo para armar o time ofensivamente, não vemos nada.

    Provavelmente ficaremos mais 1 ano fora da Libertadores, este técnico é um atraso para história do Corinthians!

    Paulista ilude!

  • Foto do perfil de Ivanildo

    Ranking: 528º

    Ivanildo 3171 comentários

    @cajueiro em

    Não costumo jogar a toalha antes não, mas juro como não acredito em reviravolta não!

    Este time nunca me enganou... Nem de longe parece algo se assemelhar a nossa história, a nossa raiz!

    Time frio, sem brios, sem ambicao, sem técnica... Acomodados com qualquer resultado adverso!

    Desculpa-me CORINTHIANS por hoje eu te desacreditar, mas na verdade tu não é o verdadeiro Corinthians que conheci e prendi a admirar desde meus 08 anos de vida... Gostaria ao menos que fostes a caricatura daqueles times que ficaram na fila por 23 anos, ou até mesmo aquele que nos levou ao fundo da 2 divisão, mas nem isso hoje podemos te comparar...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 1545º

    Pedro 1334 comentários

    67º. @botan em

    Quando é uma crítica de um CORINTHIANO, que vive CORINTHIANS no seu dia-dia, aceito, vamos fazer reflexão aonde esta o erro, é preciso arrumar a casa, existe confiança no que escreve e no que diz, assim é Walter Falceta.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    66º. @lipao88 em

    Complicado!

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 494º

    Juliana 3313 comentários

    65º. @juliana.bauer2 em

    Agora comprico

  • Foto do perfil de Paulo

    Paulo 112 comentários

    64º. @paulo.antunes2 em

    Não estou entre aqueles que acham que deve ser mandado embora. Não! Tem crédito, sabe trabalhar, mas precisa descer do pedestal, porque ainda não é técnico de primeira linha. Ontem, se tiver humildade, vai assistir ao jogo inúmeras vezes para aprender um pouco! Bem é isso! E VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Paulo

    Paulo 112 comentários

    63º. @paulo.antunes2 em

    Prezado,

    A sequência de comentários que publiquei abaixo foram também enviadas ao site do Corinthians. De forma única e direta. Aqui, tem a limitação do número de toques... Mas coloquei aí um pouco da indignação com o acomodamento que andamos assistindo nesse time. Muitas desculpas do Carille desde o início do ano, que colaram até certo momento, mas depois da Copa América, já é tempo demais e as soluções precisam ser tomadas.