x
Só não pode na Zona Leste de São Paulo
Beatriz Maineti

Apaixonada pelo futebol, mas, antes de tudo, feita de Corinthians. O mundo em preto e branco é mais bonito.

ver detalhes

Só não pode na Zona Leste de São Paulo

Coluna da Beatriz Maineti

Opinião de Beatriz Maineti

7.6 mil visualizações 23 comentários Comunicar erro

Só não pode na Zona Leste de São Paulo

Corinthians enfrentou o Vasco com a Neo Química Arena vazia em 2023 como punição por gritos homofóbicos

Foto: Jhony Inácio / Meu Timão

O segundo final de semana de fevereiro foi marcado por clássicos do futebol nacional em fases decisivas dos campeonatos estaduais. Particularmente, sou muito fã das competições regionais e uma das grandes defensoras do formato que, na minha opinião, é um atrativo interessantíssimo para o futebol nacional.

Justamente por isso, costumo acompanhar da melhor forma possível as competições nos grandes centros brasileiros, e me peguei assistindo Flamengo e Vasco pela semifinal do Campeonato Carioca no último sábado. Em termos de campo e bola, o jogo poderia ter sido melhor. Mas não é sobre isso que vim falar.

Foi ainda nos primeiros minutos do segundo tempo que aconteceu aquele que, na minha opinião, é o lance capital da partida. Philippe Coutinho, ex-jogador de Barcelona e Liverpool que atualmente defende o Vasco da Gama, foi substituído aos 54 minutos de jogo, e a torcida do Flamengo entoou, alto, gritos homofóbicos. Não foi velado, não houve um jogo de palavras na música… nada. Aberto, claro e sonoro para que todos pudessem ouvir.

Diante dos gritos, o narrador da emissora detentora dos direitos de transmissão da partida tentou contornar a situação dizendo que os flamenguistas chamavam o jogador de “bichado”, em referência às várias lesões que ele sofreu nos últimos anos. Foi em vão. Era claro para todos que assistiam ao jogo com som o que acontecia no Maracanã.

Assim como foi claro quando os torcedores do Vasco, durante o jogo de ida, entoaram gritos de conteúdo idêntico no estádio Nilton Santos, e como foi quando a vítima era o Fluminense. E isso no Campeonato Carioca de 2025, no Brasileirão de 2024, de 2023, de 2022 e por aí vai. Tudo isso de forma totalmente impune. E isso falando apenas do Rio de Janeiro, mas podemos citar também clássicos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e tantos outros.

A questão aqui é que, até hoje, apenas um clube brasileiro foi punido severamente por gritos homofóbicos entoados em seu estádio: o Sport Club Corinthians Paulista. E não me entendam mal! A punição, que obrigou o Timão a jogar uma partida completa com portões fechados - diante do próprio Vasco, ainda em 2023 - foi totalmente justa! O problema, porém, é que, infelizmente, o exemplo não foi seguido em outros casos.

Homofobia é crime no Brasil desde 2019. Desde então, a campanha pelo fim do preconceito corre solta pelos estádios brasileiros, mas casos “isolados” se repetem a cada rodada de cada campeonato disputado. É triste ver que a evolução na luta contra a descriminação é barrada nas arquibancadas.

O exemplo do Corinthians precisa ser seguido a ferro e fogo. É só assim que se cria qualquer tipo de consciência social para evitar a proliferação desses gritos. O ideal seria que fosse possível punir o CPF, não o CNPJ, pelos crimes cometidos nas arquibancadas, mas é preciso ter uma personificação do culpado. Os estádios brasileiros não podem mais abrir espaço para a homofobia.

Veja mais em: Corinthians x Vasco da Gama e STJD.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Beatriz Maineti

Por Beatriz Maineti

Apaixonada pelo futebol, mas, antes de tudo, feita de Corinthians. O mundo em preto e branco é mais bonito.

O que você achou do post da Beatriz Maineti?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Artur

    Ranking: 1536º

    Artur 1579 comentários

    @artubarao em

    A CBF e o TJD (estadual e federal), punem o Sport Clube Corinthians Paulista por tudo e por nada.
    É comum ver, quando atiram objetos no gramado (o que é errado).. O bandeirinha, o árbitro, o 4º árbitro, o delegado da federação, etc... Pegarem o objeto e levantarem na mão, exibindo como se fosse um troféu. A imprensa marrom (famosos Jornaleros e Antis) classificarem o ato como vandalismo puro, pedirem punições, duras e imediatas.
    E isto só acontece com o Corinthians.
    PERGUNTA... Já que está caracterizado Preconceito.. Descriminação... Contra o Corinthians, quem é que vai punir estes calhordas?

  • Foto do perfil de Anderson

    Ranking: 3365º

    Anderson 764 comentários

    @anderson.vicente3 em

    Concordo, mas tem que punir também quando chamam corinthiano de ladrão em todo lugar, quando o narrador "ridículo" narra gol do 6ão pau1o contra nós gritando ao vivo "vamos 6ão pau1o", quando a apresentadora que todo mundo paga um pau e se diz justa insinua que todo corinthiano é ladrão, racismo e por aí vai...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 111207 comentários

    23º. @luiz.fernando.balest em

    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Anderson

    Ranking: 3365º

    Anderson 764 comentários

    22º. @anderson.vicente3 em

    Concordo, mas tem que punir também quando chamam corinthiano de ladrão em todo lugar, quando o narrador "ridículo" narra gol do 6ão pau1o contra nós gritando ao vivo "vamos 6ão pau1o", quando a apresentadora que todo mundo paga um pau e se diz justa insinua que todo corinthiano é ladrão, racismo e por aí vai...

  • Foto do perfil de Reginaldo Guedes

    Ranking: 163º

    Reginaldo 7530 comentários

    21º. @reginaldo-guedes em

    O Corinthians só foi punido porque a cbflá, estava irada com o Timão e, principalmente porque nosso presidente é um banana, um boca aberta, cagão, que não tem coragem de peitar nem mesmo a FPF.

  • Foto do perfil de Juliano

    Ranking: 95º

    Juliano 11972 comentários

    20º. @ptlontramg em

    Isso só mostra a fraqueza da FPF e da diretoria do Corinthians.

  • Foto do perfil de Juliane

    Ranking: 3041º

    Juliane 851 comentários

    19º. @juliane-bauer18 em

    Concordo com você