x
Pode substituir Renato Augusto? Relembre como Matheus Araújo jogou na base do Corinthians
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Pode substituir Renato Augusto? Relembre como Matheus Araújo jogou na base do Corinthians

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

5.7 mil visualizações 34 comentários Comunicar erro

Pode substituir Renato Augusto? Relembre como Matheus Araújo jogou na base do Corinthians

Matheus Araújo é um dos nomes cotados para ser titular no próximo domingo

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians não deve ter o meia Renato Augusto no duelo deste domingo, contra o Ituano, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Pouco após o clube divulgar que o meia estirou o ligamento medial do joelho, especulações sobre reposições ao camisa 8 começaram a surgir nas redes sociais e até em uma enquete no Meu Timão.

Na maior parte das listas, e por vezes como favorito, aparece o nome de Matheus Araújo. O garoto recém-subido da base deixou boas impressões nos minutos em que esteve em campo na vitória por 3 a 1 o Santo André, quando substituiu Adson na "ponta" do losango de meias. Mas será que o jovem camisa 30 é capaz de fazer a função de Renato Augusto no meio campo?

Voltemos para a base....

2019 - Um "10" clássico e goleador

Nas categorias inferiores do Timão, Matheus Araújo fez praticamente todas as funções do meio de campo alvinegro. Em 2019, seu primeiro ano de protagonismo no clube, atuou na maior parte do tempo como um camisa 10, dentro de um 4-2-3-1, incumbido de municiar Cauê, Rodrigo Varanda e David Benjamin no ataque.

Naquela temporada, Matheus Araújo, que ainda era "Matheus Andrade" fez 17 jogos como titular e marcou sete gols, colaborando com a campanha de vice-campeão do Brasileirão Sub-17.

x

Meu Timão

2020 - Um meia-direita de losango

Promovido ao Sub-20 em 2020, Matheus Araújo iniciou a temporada já como titular da equipe do interino Carlos Leiria. Curiosamente, a equipe adotava um sistema de losango parecido com o utilizado por Lázaro atualmente, mas com três zagueiros na linha de defesa. Adson, inclusive, era o titular da mesma função que hoje exerce nos profissionais.

Neste sistema, Matheus Araújo era o homem mais à direita do losango, responsável por se associar com o ala Daniel Marcos. Neste esquema, tinha grande responsabilidade defensiva e tinha liberdade para infiltrar a área adversária, como no vídeo abaixo.

x

Meu Timão

2021 - De ponta a segundo volante

Após rodar por seleções de base e atuar duas vezes pelo time profissional, Matheus Araújo foi uma espécie de "coringa" do técnico Diogo Siston no Sub-20 do Corinthians em 2021. No 4-1-3-2 proposto pelo treinador, atuou quase como um ponta-direita na maior parte da temporada.

A mudança veio na Copinha do ano seguinte. O treinador corinthiano buscou implementar uma formação mais ofensiva tendo Biro como este meia aberto pelo lado. Assim, Araújo foi recuado para a dupla de volantes, de modo a qualificar a saída de bola da equipe.

"Jogador de muita técnica, cognitivo alto, que corre o campo inteiro. É o recordista do GPS. Tem a técnica do desarme, o timing certo. Ele fez uma Copinha muito consistente. Da maneira que eu jogava, com dois jogadores no meio, ele pode jogar como um oito ou como esse meia. Eu acho que ele tem a característica para os dois", foi como avaliou Siston, em entrevista ao Meu Timão em 2022.

x

Meu Timão

x

Meu Timão

2022 - A consolidação como volante

Matheus Araújo foi um dos poucos destaques do Corinthians na Copinha 2022. Com dois gols, deixou o torneio já com a certeza própria que dali para frente atuaria mais longe do gol, próximo à base das jogadas.

Com o técnico Danilo, atuou ainda mais alinhado na defesa, dentro de um 4-4-2 com drásticas diferenças em relação ao de Siston. Matheus se tornou um jogador com ainda mais responsabilidades defensivas. Era também o grande responsável por acelerar as jogadas em direção à área adversária.

x

Meu Timão

Conclusão

Matheus Araújo é um caso exemplar para discutir a formação de um jogador. Nas principais categorias, fez praticamente todas as funções de meio de campo até se consolidar como um jogador mais recuado, que está sempre em contato com a bola.

Na parte anímica, Matheus também tem características similares. Foi capitão em diversas oportunidades nas equipes em que atuou, além de ser extremamente respeitado pelos colegas de base.

Taticamente, é plenamente capaz de fazer o que Renato Augusto faz no Corinthians de Lázaro, e seria minha alternativa escolhida para encarar o Ituano. E por mais que tecnicamente ainda esteja patamares abaixo, é fato que nenhuma das opções do elenco chega minimamente próxima ao camisa 8 no quesito.

Veja mais em: Base do Corinthians, Matheus Araújo e Renato Augusto.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?