x
O que esperar do Corinthians na Copa São Paulo 2023
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Corinthians vem com boas credenciais para esta Copinha

Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O Corinthians é um dos principais favoritos a conquistar a próxima Copa São Paulo, apesar dos inúmeros problemas crônicos que ocorrem na base alvinegra. A campanha do Timão se inicia nesta terça-feira, às 21h45, em duelo contra o Zumbi-AL em Araraquara.

As possibilidades de título possuem um motivo fundamental bastante simples: a qualidade dos jogares. A safra de atletas produzidos pelo Corinthians nascidos entre 2003 e 2006 é das melhores da história recente do clube. Não à toa, alguns nomes já estão no radar até mesmo dos corinthianos mais desantenados: Biro, Léo Mana, Pedro, Arthur Sousa, entre outros.

Para além disso, a equipe chega com credenciais que não tinha em 2022, o que colaborou com a eliminação precoce para o Resende, ainda na terceira fase. O elenco ganhou casca e se mostrou maduro para jogos de maior exposição à torcida. Só nesta temporada, o Sub-20 alvinegro atuou na Vila Belmiro e na Neo Química Arena para quase 20 mil pessoas.

Nos bastidores, a situação corinthiana também é mais positiva que a do ano passado. Para quem não se lembra, três semanas antes do início da Copinha, o gerente Carlos Brazil deixou o clube para trabalhar no Vasco. Com isso, todos os funcionários trazidos ao Timão pelo dirigente ficaram com cargos instáveis, o que gerou um "climão" no CT da base conforme relatado por funcionários a mim. Há até mesmo quem diga que o técnico Diogo Siston foi para a Copinha já ciente que deixaria o clube em poucas semanas.

Ao meu ver, apenas Palmeiras e Vasco aparecem ao lado do Corinthians na primeira prateleira de favoritos à Copinha, com leve vantagem ao time alviverde. O desfalque de Endrick, e a opção por um elenco mais jovem, no entanto, podem atrapalhar o rival na busca pelo título.

Nas quatro linhas, não imagino que o técnico Danilo mude a filosofia que o levou às finais dos campeonatos Paulista e Brasileiro. Um time que espera as ações do adversário para investir na velocidade das transições.

Ainda que seja uma proposta vitoriosa, por vezes, a contrapartida vem nos jogos contra clubes menores, cenário certo para os primeiros jogos do Corinthians no torneio. Quando enfrenta times fechados, a equipe de Danilo costuma encontrar dificuldades para arrumar soluções e chegar ao gol adversário.

Veja mais em: Copinha.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna

Veja mais posts do Luis Fabiani

Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?