x
Corinthians e Caixa pedem suspensão do processo pela quinta vez
Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

ver detalhes

Corinthians e Caixa pedem suspensão do processo pela quinta vez

Coluna do Roberto Piccelli

Informação de Roberto Piccelli

36 mil visualizações 207 comentários Comunicar erro

Corinthians e Caixa pedem suspensão do processo pela quinta vez

Imagem aérea da Arena Corinthians na noite de anúncio do Naming Rights

Foto: JP Drone

A Caixa Econômica Federal e a Arena Itaquera S.A., empresa que controla a Neo Química Arena, apresentaram ontem um pedido ao juízo da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo para que a execução proposta pelo branco permaneça suspensa por mais 90 dias para que as partes sigam negociando uma solução amigável.

Depois do primeiro pedido de suspensão, por 60 dias, em 28 de novembro de 2019, já tinham sido protocolados nada menos que outras três outras solicitações para que o prazo fosse renovado. A tendência natural é que a juíza não crie dificuldades. Ainda assim, um novo pedido, na maior extensão até aqui - todos os pedidos anteriores foram de 60 dias ou menos - a uma semana de se completar um ano de suspensão, é um sinal forte de que as negociações não têm avançado.

A declaração do presidente Andrés Sanchez de que divulgaria duas “bombas” havia gerado a expectativa em parte da torcida de que seria anunciado algum tipo de acordo com a Caixa antes do encerramento do seu mandato. Aparentemente, porém, a diretoria não foi capaz de chegar a uma composição com o banco.

A cláusula sétima do contrato com a Caixa prevê consequências severas caso o clube não consiga normalizar o pagamento da dívida ou as partes não consigam se ajustar amigavelmente.

Além da perda dos direitos relacionados à administração do estádio, bens do Corinthians podem ser objeto de medidas constritivas, como o imóvel do Parque São Jorge e as cotas do fundo que é dono do estádio. Qualquer dessas garantias pode ser executada pelo banco, a seu critério, nos termos do § 2º da cláusula. O clube também pode sofrer bloqueios em suas contas, como a Caixa já solicitou antes da suspensão.

Valores: a Caixa alega que a dívida corinthiana está em R$ 536 milhões após juros e correção enquanto o Timão quer pagar R$ 470 milhões pelo financiamento.

Veja mais em: Neo Química Arena.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Piccelli

Por Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

O que você achou do post do Roberto Piccelli?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 193 comentários

    @lucas.lopes72 em

    Não dá confiar na palavra do Andrés, desde que voltou é mentira e sensacionalismo um em cima do outro! O Corinthians deve muito e só vamos voltar a ter paz com os acordos deste estádio feitos e renda da bilheteria de volta, mais uma prova de que nossa fiel não só apoia, ela é VITAL para a saúde financeira do clube.

  • Foto do perfil de Tiago

    Ranking: 6827º

    Tiago 284 comentários

    @tiago.andrade13 em

    A arena neo química não é problema, pois assim que pagarmos é uma fontw de receitas excelente, o problema é o parque são jorge que gera despesas todo mês... Parte que o futebol gera de receitas vai para pagar contas de um clube social, que não se paga! Mas tem votos né!? O fiel torcedor deveria ter direitos a votos tanto quanto o sócio do psj. Será que o Corinthians é mesmo o time do povo? Sou sócio torcedor por amor a esse clube que é assaltado por ex presidentes faz tempo e se ganhamos títulos nesses últimos anos foi devido à sua fiel torcida... Veja o que tá acontecendo agora sem torcida no estádio com esse time ridículo e um dos elencos mais caro$$$$$

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rodrigo

    Rodrigo 197 comentários

    207º. @rsouzat2 em

    Jaja o Lula volta e essa divida é perdoada pagando uns miçlhões pra ele e para o pessoal envolvido. Logo Logo tudo vai dar certo de novo nessa coisa do estádio.

  • Foto do perfil de Valmar

    Valmar 56 comentários

    206º. @valmar.ribeiro em

    Isso parece ser problema politico.

    Desde que o atual governo federal assumiu, a Caixa tem dificultado as negociações, inclusive já executou a divida mesmo isso não sendo bom pra nenhuma das partes, pois o que a Caixa vai fazer com um estádio que tem um custo mensal milionário para manutenção?

    Mesmo assim seguem jogando duro.

  • Foto do perfil de JOSÉ

    JosÉ 46 comentários

    205º. @jocale em

    Isso não têm fim!

  • Foto do perfil de Fernando

    Fernando 6 comentários

    204º. @fernando.cardoso16 em

    Negocia isso ai pelos 470mi e todos saiem ganhando, e assim acaba o processo, já temos que pagar a Odebrecht, e com essa pandemia tá triste então melhor resolver amigávelmente, queremos um Corinthians sem muitas dividas e com bom elenco no futuro pra disputar bons campeonato.

  • Foto do perfil de Fabio Moura santos

    Ranking: 4873º

    Fabio 427 comentários

    203º. @fabio.moura.santos1 em

    Jamais será protestado ou vai ser tomado alguma medida drástica contra o Corinthians, se houver a ameaça o Corinthians aceita os termos da Caixa e segue a vida...