Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sobre a venda de títulos da Arena (os tais 49%)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Tauã

Ranking: 3.472º

Tauã 868 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/11/2023 às 01:32
Por Tauã de Oliveira (@taua.oliveira)

Sei não se é bom negócio, viu..

Não sou nenhum grande entendido de mercado imobiliário, mas, se for como estão dizendo, em um esquema similar a Fundos Imobiliários, eu acho roubada.

E explico o porquê.

Os FII (Fundos de Investimento Imobiliário) tem como principal objetivo o levantamento de capital para um investimento, seja ele um empréstimo, uma construção ou a aquisição de um bem imobiliário. É uma forma de levantar recursos. Até aqui, ok, né?

Agora, o porque de eu achar que é roubada, no caso do Corinthians, é o seguinte:

Por lei, os fundos imobiliários (ou FII´s) tem como obrigação o repasse de pelo menos 95% dos seus lucros para os acionistas. Isso quer dizer que pegaríamos um dinheiro agora, para abrir mão de metade de todas as receitas futuras da Arena Corinthians.

É basicamente dizer: vamos capitalizar para quitar o estádio em troca de perder metade da renda para sempre. A não ser que o Corinthians recompre as cotas, o que, convenhamos, é totalmente improvável.

Estaríamos trocando valor futuro por valor presente.

Aí fica a questão, qual seria o capital que entraria no clube em troca desses 49% do estádio? Investidor que é investidor, não compra na alta pra vender na baixa. É o oposto.

Logo, para ser um negócio atrativo, quem compra quer desconto. Venderíamos metade da arena no valor de HOJE, descontado (prêmio), abrindo mão de receitas futuras.

Digo e repito: ROUBADA.

E, novamente, não sou nenhum especialista. Se minha avaliação estiver errada, podem comentar aí e explicar melhor. Mas do pouco que entendo, não consigo ver a vantagem para o Corinthians no longo prazo..

Abraço e vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Everton Aquino

Ranking: 853º

Everton 3.574 posts

@everton.aquino em 21/11/2023 às 11:28

Pelo que se comenta no mercado, uma Arena dessas tem valuation de 2 a 3bi.

Logo, seria negócio na casa dos 1bilhão de reais pelos 49%.

Considerando que temos esse montante em dívidas, e paga-se mais de 100mm de Juros... é um negócio bastante viável, pioneiro e digo mais.

No meio do Futebol, onde qualquer hora um André Negão da vida pode assumir o clube, estando na bolsa, com investidores e tudo mais. Garante-se transparência e boa gestão no principal ativo do clube.

O Nubank por exemplo, deu um 'pedacinho' do Nubank para cada correntista. Pode-se fazer o mesmo para o fiel torcedor. Fazendo com a base de fiel torcedor suba absurdamente e de forma rápida.

São muitos caminhos para se fazer um bom negócio para o clube.

Foto do perfil de Rubens Martins

Rubens 63 posts

@rubao10 em 21/11/2023 às 11:55

Já expus aqui em vários posts minha opinião e concordo plenamente contigo. Isso é estratégia de quem é do setor de Real Estate e afins, que aloca essa verba em outras construções. Agora que o osso foi mastigado, querem entregar assim? Querem falar sério, então criem uma SAF própria que reúna todos os ativos do clube e façam a IPO de tudo, aí todo corinthiano vai querer ser sócio da empresa. Mas desfazer do patrimônio é ridículo.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 334º

Pedro 7.052 posts

@pedro.teixeira em 22/11/2023 às 21:47

Por enquanto só mais um politica eleitoreira do duilio ladrão com ajuda da interferência do governo federal onde o luladrão é amigo pessoal do Andrés ladrão

Foto do perfil de Marcos De Alcantara Alves

Marcos 90 posts

@alcantara.sccp em 22/11/2023 às 10:28

Meu nobre, não interessa o valor do ativo e sim o que ele gera de renda. A decisão do investidor passará pelo quanto ele vai receber de 'dividendos'. É em cima desse valor que ele fará sua avaliação de preço do título. É um título que sairá agora, então não tem alta e nem baixa. Agora, o que será feito com esse dinheiro é que é o grande questão. Estamos falando de 300,500 milhões. Vai investir no time? Arriscado! Investimento em jogadores nem sempre dá o retorno que se espera. Vai quitar o estádio? Porque? Pelo que foi veiculado, a compra dos 'precatórios', nesse acordo iminente, foi parcelada só com a correção do IGP-M, logo, n há vantagem em antecipar o pagamento. O que fazer com o dinheiro?

Foto do perfil de Vladimir Cibulskis

Ranking: 223º

Vladimir 9.148 posts

@vladimir.cibulskis em 22/11/2023 às 07:22

Péssimo Negócio. Seria abrir mão dos lucros na Neo Química Arena pelo resto da vida.

Foto do perfil de Primo Primo

Ranking: 116º

Primo 13.426 posts

@primo.primo em 22/11/2023 às 06:35

Falam isso em 49%, mas lá na frente vamos saber que vendeu 80 % por 500 milhões, assim como faz c jogadores.

Vocês já viram no Corinthians fazerem coisa boa e lucrativa?

Publicidade

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 38º

Deco 24.162 posts

@deco20 em 22/11/2023 às 02:06

Qualquer um que entende um pouco de investimento sabe que é cilada.

Foto do perfil de José Luiz

Ranking: 1.218º

José 2.637 posts

@jos.luiz em 22/11/2023 às 01:27

49 por cento das receitas e 49 por cento das despesas, ou seja do lucro liquido, menos os investimentos, que serão aprovados em assembleia, com 51 por cento a decisão ficara com o Corinthians.

Foto do perfil de Ana Rafaela

Ranking: 25º

Ana 3.206 posts

@ana.corinthiana10 em 22/11/2023 às 00:56

Também acho roubada

Foto do perfil de Janio Batista Alves

Janio 129 posts

@janio.batista.alves em 22/11/2023 às 00:17

Compreendo a busca por alternativa, mas também não vejo com bons olhos esse negócio não. O que será que irá acontecer com o preço dos ingressos em um negócio desses? Diminuir? Aumentar? Ou ficar como já está? Eu acho muito difícil que ocorra a primeira hipótese. A tendência, ao meu ver, seria aumentar o preço dos ingressos, pra gerar lucro para os investidores.