Fórum do Corinthians

Edenilson: O curioso caso do ofendido que não se revolta!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Danilo

Ranking: 3.337º

Danilo 724 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/05/2022 às 19:41
Por Danilo Moraes (@danilo.moraes8)

Qual seria a reação de alguém que sofre preconceito dentro de uma partida de futebol?

Uma coisa que geralmente ocorre nos casos envolvendo possíveis atos de racismo em campo é o sentimento de REVOLTA por parte de quem é ofendido. O mesmo ocorre no dia a dia, qualquer pessoa que se sente atingida por algo desse tipo, não se conforma e repudia veementemente, já que trata-se de um ato que visa desumanizar outra pessoa.

No caso Edenilson X Rafael Ramos, algumas coisas um tanto esquisitas ocorreram por parte do Edenilson:

• Edenilson NÃO DEU ENTREVISTA ao repórteres, momento este que ele poderia ressaltar um possível repúdio pelo ocorrido;

• Antes de fazer a denúncia, havia CONVERSADO AMISTOSAMENTE no vestiário com o Rafael Ramos, conforme dito pelo Roberto de Andrade e pelo próprio acusado;

• Ainda durante o vestiário, no final da partida, após conversar com o Rafael Ramos, Edenilson disse que ouviu que o Rafael chamou ele de 'macac0', exigindo que o jogador do Corinthians pedisse perdão, mas o jogador corinthiano reafirmou que não chamou ele de macac0, e que havia sido um mal entendido. Edenilson falou para o Rafael Ramos que tinha RECEIO DE SE PASSAR POR MENTIROSO, conforme palavras do Rafael noticiadas pela ESPN:

'Estou aqui com a consciência e cabeça limpa para explicar o que aconteceu. Foi puramente um mal entendido entre mim e o Edenilson. No fim do jogo estive com ele e tivemos uma conversa tranquila, onde expliquei o que tinha acontecido. Ele explicou o que realmente entendeu, que não é verdade. Eu expliquei a verdade daquilo que eu tinha dito. Foi isso que aconteceu. Tivemos uma conversa tranquila. ELE MOSTROU UM RECEIO DE SE PASSAR POR MENTIROSO, e aí eu falei que ele não é um mentiroso, apenas entendeu as palavras erradas. APERTAMOS A MÃO e desejei ele boa sorte.'

• Agora vem a parte mais estranha do ocorrido. No mesmo lance fatídico, Edenilson dá enfase a uma possível COTOVELADA, que no mesmo instante em que é atingido, reclama ao juiz, conforme gesto do vídeo abaixo, que ocorre aos 11 segundos:

Esse vídeo é a sequencia do lance em que há a disputa em que Edenilson reclamou da cotovelada, filmado por uma câmera mais ampla. Ele vai dividir uma outra jogada com o Rafael Ramos, e só reclama de uma possível injúria racial bem depois, momento em que ambos os jogadores nem estavam perto um do outro. Não encontrei esse vídeo no Youtube, apenas no site do Lance, conforme link abaixo, a reclamação do Edenilson ocorre aos 5 segundos desse vídeo:

https://www.lance.com.br/corinthians/video-veja-o-momento-que-rafael-ramos-supostamente-xinga-edenilson-de-macaco.html https://www.lance.com.br/corinthians/video-veja-o-momento-que-rafael-ramos-supostamente-xinga-edenilson-de-macaco.html lance.com.br

Com base nesses dois vídeos é possível distinguir duas reações completamente diferentes por parte do Edenilson, uma que ele reclama ao juiz no mesmo instante, no caso a cotovelada, e outra que ele deixa seguir o lance e só reclama em momento posterior, a possível injúria racial, que no caso o Edenilson diz que foi chamado de 'macac0'. Mas quem ao ser ofendido com termos preconceituosos só se revolta posteriormente, e no caso de uma simples cotovelada automaticamente chama a atenção do juiz? Se colocar na balança o que é mais grave, com certeza não será uma dividida com o cotovelo, já que trata-se de um lance corriqueiro dentro de um esporte onde há contato, enquanto uma injúria racial é algo totalmente descabida dentro de uma competição esportiva!

E agora, o mais ABSURDO E BIZARRO é a nota no Instagram do Edenilson (que por sinal ele PRIVOU OS COMENTÁRIOS nas suas redes sociais, enquanto o acusado Rafael Ramos continua com suas redes sociais abertas) falando que não quis paralisar a partida porque 'o jogo estava bom'. Qual ser humano que sofre preconceitos e tem uma atitude tão pacífica assim em campo? Onde que fica a revolta em momentos como esse?

Desde o ocorrido, eu não consigo enxergar que o Edenilson levou isso tão a sério. Disse que sofreu racismo, mas no vestiário apertou a mão do Rafael Ramos, aparentemente tinham resolvido ali mesmo, mas posteriormente fez a denúncia. Reclamou com o juiz de uma cotovelada NO MESMO INSTANTE em que foi atingido, mas só bem depois é que se revoltou com algo bem mais grave, que seria a suposta injúria racial. Também postou no Instagram que a 'partida estava boa e não queria que fosse paralisada', como também não deu entrevista na saída do campo.

Se nem o Edenilson levou a sério esse ocorrido, não vai ser eu que vou levar! Se ainda existir a presunção de inocência, que o Rafael Ramos seja absolvido, pois as tais provas são extremamente inconclusivas. Lembrando que ainda não saiu a perícia oficial, as duas perícias que foram realizadas, uma em favor da versão do Edenilson e outra favorável a versão do Rafael Ramos, em nada tem a ver com o processo.

Esse é um dos casos mais absurdos que eu já vi, e as mídias ao invés de tentarem estabelecer a verdade preferem criar polêmica atrapalhando as investigações, pois na busca de uma pseudo luta contra injustiças, não medem esforços para cometerem uma injustiça maior ainda!

2.650 visualizações e 48 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Matheus Sccp

Ranking: 3.611º

Matheus 655 posts

@matheusccp1910 em 18/05/2022 às 19:58

E agora o Edenilson disse 'as imagens estão ali, espero que não me julguem'

Isso é fala de alguém que não tá convicto do que ouviu, porque se ele tivesse tanta certeza

Ele não estaria preocupado em ser julgado, a não ser que as imagens na verdade desfavorecesse a versão dele

Foto do perfil de Eliseu Castaldeli

Ranking: 6.004º

Eliseu 310 posts

@eliseu.castaldeli em 18/05/2022 às 19:53

Eu pensei a mesma coisa
Ele ficou muito calmo para quem foi xingado da forma que ele falo que foi

Últimas respostas

Foto do perfil de Julia Posey

Ranking: 19º

Julia 4286 posts

@julia.posey em 19/05/2022 às 12:23

Esse cara quis dar uma de malandro porque foi anulado o jogo todo pelo Rafael. A mentira extrapolou os limites e agora tenta uma saída honrosa para deixar o benefício da dúvida e não ser processado. Mas caso seja processado, as ações não irem pra frente por conta dessa confusão armada. É estratégia verdade defesa

Publicidade

Foto do perfil de Gabriel Batista Ferreira

Ranking: 1.571º

Gabriel 1722 posts

@gabriel.batista.fiel em 19/05/2022 às 11:57

Não crucifico o jogador, pois de fato pode ser que ele tenha entendido errado. Agora, fica cada vez mais claro que ele não tem certeza do que ouviu e ficou com medo de voltar atrás. O Internacional fez uma presepada com o caso, ao invés de prestar apoio a suposta vítima correu para o Twitter pra dizer que não tolera isso (a não ser que seja um atleta seu envolvido como no caso do Cuesta). Pra completar outras figuras de caráter duvidoso vem aos microfones: O um peso duas medidas Mano Menezes e o chatão do Taison, que levanta bandeira pra pagar de boa gente o tempo inteiro. Grande verdade é que o Inter aproveitou do fato de ser o Corinthians e uniu o útil ao agradável, fortaleceu e blindou o elenco de críticas inventando um inimigo.

Foto do perfil de Orlando Santana

Orlando 21 posts

@orlando.santana3 em 19/05/2022 às 11:44

Ainda não vi nenhuma evidência que comprovasse a denúncia.

Se ela existir, o Rafael Ramos deverá ser punido, independente de ser do Corinthians, mas acho injusto crucificar o atleta sem provas.

Se ele chamasse a mãe do juiz de uma 'bela rapariga' deveria ser expulso, tratando-se de um português, que fala o 'português de Portugal'?

Foto do perfil de Matheus Reus

Ranking: 1.217º

Matheus 2137 posts

@matheus.reus em 19/05/2022 às 11:34

Se fosse qualquer outro jogador ali eu acreditaria em engano, mas vindo do Edenílson contra o Corinthians eu acredito em sacanagem dele

Foto do perfil de Gabriel Ribeiro De Carvalho

Ranking: 899º

Gabriel 2805 posts

@gabriel.ribeiro.de.c Apoiador em 19/05/2022 às 11:08

O ponto é que, EM NENHUM VÍDEO DO LANCE É O MOMENTO DA SUPOSTA INJÚRIA. A suposta injúria acontece em momento anterior aos vídeos da internet, de modo que, por enquanto é impossível afirmar qualquer coisa.

Tanto o vídeo do YT que você mostrou quanto o link do portal Lance, já se tratam de um momento posterior ao que teria sido da injúria.

Procurei, mas não tem um vídeo da hora que o Edenilson alega ter sofrido a injúria. Não tem essa imagem. Esses recortes ai são de momentos posteriores! Pode acontecer que ninguém tenha essa imagem, o que vai dificultar a perícia.

Nesse vídeo que vou colocar o link o cara tenta explicar isso:

Foto do perfil de Vinicius L

Ranking: 775º

Vinicius 3212 posts

@lopesvinicius1 em 19/05/2022 às 11:00

Você quer que todas as pessoas que sofrem preconceito reajam da mesma maneira? Se comprovado que o português ofendeu o Edenilson, é rua pra ele!

Foto do perfil de Mario Ayres

Ranking: 185º

Mario 8664 posts

@marioayres em 19/05/2022 às 10:55

Só uma coisa, Edmilson precisa provar a acusação, não é isso, cabe ao acusador o ônus da prova?

Foto do perfil de Rafael Ferreira

Ranking: 2.122º

Rafael 1251 posts

@rafamarques em 19/05/2022 às 10:53

Este trata-se um assunto muito sério que, sem sombra de dúvidas, precisa ser avaliado! Eu até tenho uma opinião sobre isto, mas nem acho válido ficar expondo-a.. Primeiro porque não temos ctza de nada e segundo que somos todos Corinthians em um site exclusivamente para corinthianos, o que nos faz - mesmo que de forma involuntária - tender para um lado! Pra mim, o melhor a se fazer é? Esquecermos? Isto neste momento e nem alimentarmos este assunto até que haja um parecer mais concreto!

Foto do perfil de Fernando Parizi

Ranking: 7.972º

Fernando 191 posts

@fernando.parizi em 19/05/2022 às 10:39

Vamos aguardar os peritos (oficiais, não esses que tem falado que sim ou que não sem acesso a todas as imagens). Não adianta falar nada antes disso.

Pessoalmente, eu tenho muito dificuldade de entender o que esses portugueses falam. Não me surpreenderia se fosse mesmo um mal entendido.

Por outro lado, a paralisação foi no momento perfeito pra esfriar o Corinthians e impedir a virada. Suspeito isso.

Foto do perfil de Enio Sccp

Ranking: 413º

Enio 5247 posts

@enio.sccp em 19/05/2022 às 07:28

Mano, até o Cantillo que é um morto se revoltou com menos, edenilson é muito suspeito, principalmente o fato dele a todo momento esconder á boca

x