x

Corinthians 1 x 1 São Paulo - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Corinthians 1 x 1 São Paulo

Partida de futebol entre Corinthians 1 x 1 São Paulo nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7628/brasileirao_2023/corinthians-1-x-1-sao_paulo

02:00

2023-05-14T16:00:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 1 X 1 São Paulo

Brasileirão 2023
14 de maio de 2023, 16:00
Corinthians 1 x 1 São Paulo
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 356 de 360 confrontos

Sobre a Partida

Róger Guedes evita derrota do Corinthians para o São Paulo e mantém tabu vivo na Neo Química Arena

Em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2023, o Corinthians empatou com o São Paulo por 1 a 1, na Neo Química Arena.

No primeiro tempo, o Corinthians fez um bom início de jogo e chegou a pressionar o São Paulo no campo de ataque. Porém, quem abriu o placar foi o time visitante, com Michel Araujo. Apesar do domínio do rival em boa parte da etapa inicial, o Timão contou com a qualidade de Wesley para sofrer o pênalti e Róger Guedes, que converteu a cobrança.

Na etapa final, o Corinthians se trancou no campo de defesa e deixou com que o São Paulo criasse as chances mais perigosas. Os contra-ataques do Timão não funcionaram e a posse de bola ficou praticamente o tempo todo com a equipe rival.

Agenda do Corinthians - O Timão encara o Atlético-MG no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, às 21h30, em partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023.

Confira os melhores momentos

Escalação

Na partida contra o Botafogo, Vanderlei Luxemburgo definiu os 11 iniciais com a estreia como titular do garoto Wesley, além do retorno de Fausto Vera na equipe titular, após estar suspenso na última partida e desfalcar o time.

Desta forma, o Timão entrou em campo com: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu; Fausto Vera, Maycon e Giuliano; Wesley, Yuri Alberto e Róger Guedes.

Escalação

Meu Timão

O jogo

Primeiro tempo

A partida teve início e quem tomou conta das primeiras ações do jogo foi o Corinthians, principalmente pelo lado direito, que era por onde atuava o jovem Wesley. O ataque corinthiano se movimentava mais em campo e conseguia pressionar o São Paulo no campo de defesa.

Nos primeiros cinco minutos, nenhum dos times criaram chances perigosas de gol. O jogo ficou preso no meio campo, porém com leve superioridade do Timão, que era mais presente no ataque.

Nos lances seguintes, as equipes ainda se estudavam em campo e disputavam muitas bolas em busca do domínio da posse de bola.

Wesley, que fazia o seu primeiro jogo logo em um Majestoso, parecia bem a vontade, arriscando dribles para cima dos adversários e quase sempre levando a melhor nas jogadas individuais.

O Corinthians teve o primeiro grande momento de grande pressão da partida. Em jogada pelo lado, Róger Guedes cruzou fechado e obrigou Rafael a espalmar a bola. Em seguida, Wesley cruzou novamente perto do gol e exigiu um soco do goleiro para afastar o perigo da área.

Porém, aos 15 minutos, na primeira chegada do São Paulo ao ataque, o rival conseguiu estufar a rede primeiro na Neo Química Arena. Em jogada de velocidade, Rafinha recebeu a bola pela direita e encontrou Michel Araujo livre na área, que dominou e chutou forte no alto, sem chances de defesa para Cássio, abrindo o placar em Itaquera.

Na sequência do gol, o Corinthians diminuiu o ritmo e não conseguia mais fazer as jogadas como no começo do jogo. Aos poucos, o São Paulo começava a ficar mais com a posse de bola e ia comandando as ações da partida desde a abertura do placar.

Com o passar do tempo, os jogadores do Timão passavam a ficar mais irritados e pouco encostava na bola, com o São Paulo tendo liberdade para trocar passes e chegar mais ao ataque. O meio campo corinthiano já não conseguia mais ter superioridade sobre os adversários.

Na busca pelo empate, o Corinthians voltou a se lançar ao ataque, entretanto pouco assustava a defesa do São Paulo. Róger Guedes tentou um bom chute de fora da área e exigiu que Rafael trabalhasse, defendendo a finalização e mandando para escanteio.

A pressão do Timão durou pouco tempo e logo o São Paulo teve liberdade novamente para chegar ao ataque. O Corinthians não tinha efetividade com a posse de bola e quase sempre perdia a chance de um ataque no meio campo, oferecendo o contra-ataque para o rival.

Aos 37, o Corinthians voltou a assustar no ataque. Primeiro em cruzamento de Wesley pela esquerda que por pouco não encontrou Róger Guedes para completar. Em seguida, após cobrança de escanteio, Murillo pegou a sobra e chutou para fora por cima do gol, porém criando uma chance de perigo para o Timão.

O São Paulo voltou ao ataque aos 40 minutos, em chute de Luciano de fora da área que passou pelo lado do gol de Cássio, mas com certo perigo para o goleiro corinthiano.

Na reta final do primeiro tempo, o Corinthians buscava retomar a conta do jogo e assumir o controle das ações. Mas as jogadas não tinham um último passe de qualidade e acabavam em posse de bola do São Paulo por erros do Timão.

No minuto 47 da etapa inicial, em boa jogada individual de Wesley pelo lado, o jovem foi para cima de Rafinha e conseguiu tomar a frente, sendo empurrado pelo lateral e sofrendo pênalti. Róger Guedes assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança para o Timão, deixando tudo igual na Neo Química Arena.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o jogo recomeçou mais agitado, com as duas equipes em campo buscando aproveitar as chances criadas e partindo para o ataque, buscando o gol que colocaria um dos times na frente do placar.

Assim como no primeiro tempo, o Corinthians esperava mais no campo de defesa, enquanto permitia que o São Paulo trocasse passes até determinado ponto do ataque, pressionando tentando roubar a bola quando possível.

Aos nove minutos, Wesley precisou ser substituído por conta de dores e em seu lugar entrou Adson, colocando em campo o ataque que foi titular nas últimas partidas, com o camisa 28 aberto pela direita, posição que vinha sendo ocupada por Róger Guedes na partida.

A partir dos 10 minutos, o São Paulo ensaiava uma pressão contra o gol de Cássio, mas a defesa corinthiana se saiu bem e conseguiu afastar o perigo quando exigida.

Perto dos 20 minutos, o jogo foi paralisado por conta de gritos da torcida do Corinthians que o juiz julgou serem homofóbicos. Após quase dois minutos de pausa, a bola voltou a rolar na Neo Química Arena.

A tônica do jogo seguiu a mesma, pois o São Paulo mantinha o controle da posse de bola, mas agora com um ritmo menor e sem levar tanto perigo nas chances que criava. Já o Corinthians continuava esperando no campo de defesa e permitia o toque de bola rival.

O Timão colocava as suas fichas nas jogadas de velocidade, principalmente pelos lados com Róger Guedes e Adson. Mesmo sem conseguir chutar ao gol, o time parecia mais ligado na partida e cresceu de produção.

Aos poucos o jogo ficava mais brigado e as jogadas passaram a acontecer cada vez menos. Enquanto o Corinthians apostava nos contra-ataques com muita velocidade, o São Paulo passava a bola com mais paciência e tinha mais cautela na construção ofensiva, chegando a pressionar no campo de ataque em certos momentos.

Com 30 minutos no placar, as posturas das duas equipes eram claras, com a superioridade do São Paulo, mas com uma boa eficiência defensiva do Corinthians.

Aos 33 minutos, o São Paulo chegou a balançar a rede mais uma vez, porém o bandeirinha anulou o gol por impedimento.

O Corinthians seguia recuado no campo defensivo e permitia que o São Paulo chegasse com perigo perto do gol de Cássio. A zaga alvinegra, que estava ligada, conseguia cortar a maioria das jogadas, mas quase sempre o torcedor ficava assustado com o perigo das chances adversárias.

Aos 40 minutos, após novo cruzamento na área corinthiana, Cássio afastou o perigo, mas quem pegou a sobra foi o jogador do São Paulo, que chutou na direção do gol, mas acertou o zagueiro do Corinthians.

Na reta fina da partida, o Corinthians foi para cima e criou as melhores chances dos últimos minutos do jogo. Adson chutou com perigo, mas a bola acabou saindo por cima do gol. Quando não tinha a posse, o Timão se fechava e deixava o São Paulo trocas passes longe da sua área.

Dessa forma, terminou tudo igual no Majestoso e o São Paulo segue sem vencer na Neo Química Arena em 17 jogos disputados.

Ficha técnica de Corinthians 1 x 1 São Paulo

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 14 de maio de 2023 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
Árbitro de vídeo: Wagner Reway
Gols: Róger Guedes (Corinthians); Michel Araujo (São Paulo)
Cartões amarelos: Fagner e Gil (Corinthians); Rafinha, Beraldo, Caio Paulista e Luciano (São Paulo)
Público: 41.118 pagantes (público total: 41.434)
Renda: R$ 2.606.268,00

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Murillo, Gil e Matheus Bidu; Fausto Vera, Maycon (Roni) e Giuliano (Matheus Araújo); Wesley (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto (Felipe Augusto).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Gabriel Neves (Luan), Pablo Maia e Wellignton Rato (Alisson); Luciano (Rodriguinho), Calleri (Juan) e Michel Araujo (Marcos Paulo).
Técnico: Dorival Júnior

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 1 x 1 São Paulo