x

Flamengo 1 x 0 Corinthians - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Flamengo 1 x 0 Corinthians

Partida de futebol entre Flamengo 1 x 0 Corinthians nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7629/brasileirao_2023/flamengo-1-x-0-corinthians

02:00

2023-05-21T16:00:00

Maracanã

Endereço: Av Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Flamengo 1 X 0 Corinthians

Brasileirão 2023
21 de maio de 2023, 16:00
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
Duelo 149 de 150 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians sofre gol de cabeça nos acréscimos e perde para o Flamengo no Maracanã

O Corinthians mostrou força neste domingo, mas bastou um lance nos acréscimos para o Flamengo marcar e arrancar a vitória no Maracanã. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo visitaram o time carioca, no Rio de Janeiro, e perderam por 1 a 0, pela sétima rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Corinthians segue na zona de rebaixamento. A equipe alvinegra permanece com cinco pontos e fica estagnada na 17ª colocação da tabela de classificação. Os números se resumem em uma vitória, três empates e quatro derrotas - um aproveitamento de 23%.

Agenda corinthiana: os jogadores alvinegros têm apenas três dias antes de entrar em campo pelo próximo compromisso da equipe. Na quarta-feira, pela Libertadores, o Timão encara o Argentinos Juniors, às 21h30, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires.

Escalação

Vanderlei Luxemburgo seguiu sem contar com Cantillo, Renato Augusto, Ruan Oliveira e Gustavo Silva, todos entregues ao departamento médico do clube. O técnico corinthiano ainda promoveu três mudanças em relação ao último confronto: as entradas de Bruno Méndez, Matheus Bidu e Adson.

O Corinthians, então, entrou em campo inicialmente com os seguintes jogadores do seu elenco: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo e Matheus Bidu; Paulinho, Fausto Vera e Maycon; Róger Guedes, Adson e Yuri Alberto.

Escalação Corinthians

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo contou com outros 12 jogadores à disposição, sendo eles: Carlos Miguel, Fábio Santos, Romero, Caetano, Giuliano, Fagner, Pedro, Roni, Matheus Araújo, Wesley, Felipe Augusto e Chrystian Barletta.

O Flamengo, por sua vez, foi escalado pelo técnico Jorge Sampaoli com: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Victor Hugo; Gabi e Pedro.

O jogo

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi marcado por um jogo de poucas oportunidades. O Corinthians se fechava e tentava acelerar no contra-ataque, mas errando na execução. O Flamengo, por sua vez, foi dominando a posse de bola, mas também não conseguiu definir as chances criadas.

Logo após a saída de bola, o Corinthians arrancou em velocidade em direção ao ataque e protagonizou a primeira chegada com “perigo”. Na ocasião, Matheus Bidu recebeu de Róger Guedes pela esquerda, tentou cruzamento e a bola saiu desviada para a linha de fundo.

O Flamengo, então, passou a dominar a posse de bola e subiu a pressão na saída do Corinthians. Mas a equipe carioca tinha dificuldade para se infiltrar entre a defesa adversária, afinal, o Timão se fechou em campo e pouco deu espaço nos minutos iniciais.

Aos 18 minutos, o Flamengo contou com Gabriel Barbosa para criar a sua primeira chance de gol. O lance começou com Erick Pulgar, que encontrou passe para o centroavante na entrada da área. Gabi ajeitou para a canhota e viu o seu chute ser travado por Bruno Méndez.

Mas o Corinthians aproveitava os erros do Flamengo para construir as suas melhores chances. Aos 25, Fausto acertou lançamento para Róger Guedes, que puxou para dentro e fez passe para Matheus Bidu chegar batendo cruzado e a bola passou em frente ao gol flamenguista.

E a melhor chance do Corinthians veio aos 28 minutos. Com a equipe alvinegra procurando ocupar mais o campo de ataque, Róger Guedes recebeu pela direita, bateu cruzado rente à segunda trave, Yuri Alberto chegou de carrinho e por pouco não colocou a bola na rede.

Ainda na pressão corinthiana, Róger Guedes aproveitou o momento para tentar chute de longa distância. Aos 34, o ataque recebeu a bola na intermediária, colocou força no pé e arriscou um foguete para a linha de fundo, sem nenhum perigo para o goleiro Santos.

Os últimos minutos da etapa foram novamente do Flamengo. Nos acréscimos, a equipe carioca criou três grandes chances, sendo uma finalização de Thiago Maia para fora, uma de Gabi para defesa crucial de Cássio e outra de Victor Hugo, que desviou em Murillo e saiu.

Os números do Corinthians durante o primeiro tempo, segundo o ge.globo: 38% da posse de bola, 166 passes, 80% de acerto nos passes, cinco finalizações, quatro escanteios, um impedimento, três defesas do goleiro, sete desarmes e nove faltas cometidas.

Segundo tempo

Sem modificações, o Corinthians voltou à segunda etapa pressionando a região do meio e criando as melhores oportunidades. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo dominaram os minutos iniciais, mas pecaram no último terço. No fim, Léo Pereira marcou e deu a vitória ao Flamengo.

E a primeira jogada de perigo da etapa foi criada pelo Corinthians. Aos três minutos, Santos saiu jogando errado, Paulinho recuperou a bola e acionou Yuri Alberto, que entrava dentro da área, mas chutou em cima do goleiro flamenguista e perdeu a chance de abrir o placar.

A segunda jogada corinthiana foi protagonizada pouco tempo depois, aos cinco minutos. Desta vez, após novo erro do Flamengo, Adson arrancou em velocidade, foi para o meio e encontrou Róger Guedes. O atacante tentou devolver na área, mas Wesley fez o corte.

O Corinthians, então, aproveitou da fragilidade defensiva do Flamengo e criou a sua terceira chance aos sete minutos. No bate-rebate, após cobrança de escanteio, Yuri Alberto subiu sozinho na área e testou muito perto da meta defendida por Santos.

Com o Corinthians encurralando o Flamengo, Matheus Bidu tentou buscar o primeiro gol da partida e falhou. Aos 12, em bola levantada na área, a defesa flamenguista afastou para os pés do lateral-esquerdo, que emendou finalização e a bola foi desviada para fora.

Gabriel Barbosa, então, optou por jogada individual. Na marca dos 16 minutos, o centroavante flamenguista fez a movimentação para a intermediária do campo, recebeu o passe e arriscou chute de longa distância, mas a bola foi sem força para a linha de fundo.

Aos 26, foi a vez de Fausto Vera tentar jogada solo. Depois de Adson interceptar o ataque do Flamengo, o volante argentino recuperou a bola, arrancou em velocidade, colocou força no pé e arriscou uma bomba de fora da área, mas a bola foi com facilidade para as mãos de Santos.

No fim do confronto, aos 38, Yuri Alberto voltou a ter enorme chance e, mais uma vez, perdeu. Paulinho dominou na intermediária, viu espaço entre a marcação e acionou o centroavante corinthiano, que deixou a bola quicar em sua frente e emendou finalização em cima da defesa.

E nos acréscimos, aos 48 minutos, Léo Pereira fez o gol que deu a vitória ao Flamengo. No lance, Cebolinha recebeu de Gerson, levou para a perna direita e cruzou na cabeça do zagueiro, que testou para a rede corinthiana, sem chance para Cássio.

Os números do Corinthians durante toda a partida, segundo o ge.globo: 40% da posse de bola, 344 passes, 81% de acerto nos passes, dez finalizações, sete escanteios, dois impedimentos, cinco defesas do goleiro, 17 desarmes, 13 faltas cometidas e dois cartões amarelos (Maycon e Cássio).

Ficha técnica de Flamengo 1 x 0 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Jornalista Mário Filho, Rio de Janeiro, RJ
Data: 21 de maio de 2023 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Mauricio Coelho Silva Penna
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Gol: Léo Pereira (Flamengo)
Cartões amarelos: Cássio e Bruno Méndez (Corinthians)
Público: 64.871 torcedores
Renda: R$ 3.616.817,50

FLAMENGO: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Erick Pulgar (Vidal), Thiago Maia, Gerson, Victor Hugo (Matheus Gonçalves), Gabriel Barbosa e Pedro (Everton Cebolinha).
Técnico: Jorge Sampaoli

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Murillo, Gil e Matheus Bidu; Paulinho, Fausto Vera e Maycon; Adson (Wesley), Róger Guedes e Yuri Alberto (Romero).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida: Flamengo 1 x 0 Corinthians