x

Corinthians 0 x 0 Palmeiras - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Corinthians 0 x 0 Palmeiras

Partida de futebol entre Corinthians 0 x 0 Palmeiras nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7644/brasileirao_2023/corinthians-0-x-0-palmeiras

02:00

2023-09-03T16:00:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 0 X 0 Palmeiras

Brasileirão 2023
03 de setembro de 2023, 16:00
Corinthians 0 x 0 Palmeiras
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 377 de 378 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians e Palmeiras empatam na Neo Química Arena em Dérbi marcado por expulsões no final

Corinthians e Palmeiras ficaram no zero no placar na tarde deste domingo, na Neo Química Arena. Em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão, as duas equipes tiveram poucas oportunidades e somaram um ponto cada na tabela. No final da partida, cada time teve um jogador expulso. Murilo levou o segundo cartão amarelo, enquanto Maycon sofreu vermelho direto.

Com o resultado, o Corinthians foi a 26 pontos na tabela, a cinco de distância da zona de rebaixamento, e ocupa provisoriamente a 12ª colocação. A equipe alvinegra ainda pode cair de posições e reduzir a margem para os quatro últimos até o fim da rodada.

O primeiro tempo foi de mais posse de bola do Palmeiras, enquanto o Corinthians buscava explorar o erro do adversário e tentar sair nos contra-ataques. O rival atacava bastante pelas laterais e cruzava a bola na área, já pelo lado do Timão era Wesley a principal válvula de escape. A melhor chance do jogo foi da equipe de Vanderlei Luxemburgo. Maycon ficou de frente para Weverton e chutou em cima do goleiro rival, que manteve o placar em 0 a 0 na primeira etapa.

Apesar de ter controlado mais o confronto na etapa final, o Corinthians não conseguiu criar oportunidades claras na partida e pecava nas tomadas de decisões no último terço do campo. Cássio ainda fez um milagre em contra-ataque do Palmeiras nos acréscimos e a partida acabou empatada.

Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians será somente no dia 14 de setembro, tendo em vista a pausa para a Data Fifa nesse período. O Timão enfrenta o time nordestino fora de casa, na Arena Castelão, às 19h, em duelo válido pela 23ª rodada do Brasileirão.

Escalação

O técnico Vanderlei Luxemburgo não contou com o meio-campista Renato Augusto para o Dérbi. O camisa 8 foi cortado dos relacionados devido ao desgaste acumulado nos jogos anteriores. Na vaga dele no time titular, Giuliano foi o escolhido pelo comandante.

Dessa forma, a escalação do Corinthians para enfrentar o Palmeiras foi formada por: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon e Giuliano; Matías Rojas, Wesley e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians contra o Palmeiras pela 21ª rodada do Brasileirão

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo ainda contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Fausto Vera, Romero, Léo Mana, Caetano, Gustavo Silva, Matheus Bidu, Guilherme Biro, Matheus Araújo, Ruan Oliveira, Felipe Augusto e Matheus Donelli.

O Palmeiras de Abel Ferreira entrou a campo da seguinte maneira: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.

O jogo

Primeiro tempo

O Corinthians deu o pontapé inicial do jogo e foi praticamente o único momento que teve o controle da bola nos primeiros três minutos da partida, uma vez que, assim como no duelo contra o Estudiantes, a equipe treinada por Luxemburgo logo perdeu a posse e viu o Palmeiras trocar passes durante três minutos.

Quando conseguiu recuperar a bola, porém, o Corinthians engatou um bom contra-ataque com Wesley. O atacante recebeu de Yuri Alberto na intermediária, conduziu até a grande área e tentou o cruzamento de pé esquerdo, mas foi bloqueado pela defesa. Na cobrança de escanteio de Rojas, a bola passou por todo mundo e o Timão não ofereceu mais perigo ao rival.

Os primeiros 15 minutos foram bem estudados pelos dois times. Ambos não ofereceram perigo ao gol adversário. O Palmeiras tinha maior posse de bola e rodava pelo campo do Corinthians buscando abrir espaços, enquanto o Timão esperava o erro do rival para tentar engatar um contra-ataque.

Depois do controle inicial do rival, o Corinthians conseguiu ter mais espaço para construir as jogadas a partir do próprio campo de defesa. No ataque, Wesley era a válvula de escape da equipe alvinegra. O jovem atacante partia no um contra um sobre a marcação e incomodava os oponentes.

E uma jogada individual de Wesley gerou escanteio para o Corinthians, e foi assim que surgiu a primeira boa chance do Timão no Dérbi. Rojas cobrou a bola parada e Lucas Veríssimo subiu mais alto que a zaga do Palmeiras, mas cabeceou por cima das traves de Weverton.

O rival respondeu três minutos depois, também em cobrança de escanteio. Raphael Veiga cobrou na segunda trave, onde estava Gustavo Gómez. O zagueiro paraguaio cabeceou para o chão e a bola quicou por cima do gol de Cássio, que estava vendido no lance.

Aos 24 minutos, Wesley novamente fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque. O atacante tabelou com Fábio Santos e teve espaço para conduzir até a entrada da grande área. O jovem teve a oportunidade de finalizar de média distância, mas preferiu fazer o corte sobre a marcação e penetrou na grande área, onde foi travado pela defesa e pediu pênalti, mas o árbitro Anderson Daronco não viu infração no lance.

Apesar do Palmeiras ter mais posse de bola, Cássio só teve de sujar o uniforme pela primeira vez aos 25 minutos. Em jogada rápida, Rony tabelou com Zé Rafael e quis arriscar de longa distância. O camisa 10 rival bateu forte rasteiro, mas Cássio defendeu sem dar rebote.

Com pouco espaço para jogar pela região central do campo, ambas as equipes exploravam as laterais como o melhor atalho para chegar ao ataque. Com maior volume de jogo, o Palmeiras conseguia abrir espaços para cruzar a bola na área, principalmente no lado esquerdo da defesa corinthiana. Entretanto, a zaga alvinegra vencia boa parte dos duelos por cima.

Por pouco o Corinthians não foi para o intervalo com a vantagem no placar. Aos 44 minutos, Yuri Alberto recebeu lançamento de Giuliano em profundidade e ficou livre para conduzir até a grande área. O atacante, ao perceber a chegada do único defensor do Palmeiras no lance, tocou para Maycon, que de frente para o gol desperdiçou a melhor oportunidade do jogo ao chutar na perna do goleiro.

O Palmeiras ainda teve uma chance no último minuto dos acréscimos. Moscardo fez mau recuo para Cássio e o camisa 12 teve de afastar a bola de carrinho. A sobra ficou nos pés de Raphael Veiga, que conduziu com liberdade pelo meio-campo e, na hora de finalizar, chutou mal de esquerda e desperdiçou a chance.

Segundo tempo

Diferente do início do primeiro tempo, o Corinthians teve mais posse de bola no começo da segunda etapa e ocupava o campo de ataque com maior frequência. Mesmo assim, a principal estratégia do time de Luxemburgo era a mesma: aproveitar os erros do rival e contra-atacar em velocidade.

E foi assim que o Corinthians criou a primeira chance de perigo no segundo tempo. Rojas aproveitou o erro de domínio do atleta adversário e conduziu a bola até a entrada da grande área. Contudo, o paraguaio ficou sem opções na jogada e desperdiçou a chance.

Aos oito minutos, o Timão chegou com perigo mais uma vez, mas novamente não finalizou a jogada. Yuri Alberto recebeu passe vertical de Bruno Méndez e tocou de primeira para Gabriel Moscardo, que se infiltrava na grande área. O volante, no entanto, perdeu o tempo de bola e ficou sem ângulo para dar sequência no lance.

Mesmo melhor no primeiro terço da etapa final, o Corinthians ainda tinha dificuldades no último passe. Pensando em um maior volume ofensivo, Luxemburgo fez uma alteração tripla: Rojas, Wesley e Giuliano deixaram o campo para as entradas de Gustavo Silva, Romero e Ruan Oliveira.

Com Giuliano no banco, foi a vez de Cássio fazer bom lançamento para Yuri Alberto em profundidade. O camisa 9, com menos liberdade que no lance do primeiro tempo, conduziu até a grande área acompanhado da marcação de Gustavo Gómez, mas isso não o impediu de arriscar o chute e obrigar Weverton a espalmar a bola.

Apesar das alterações corinthianas, a dinâmica do Corinthians seguiu a mesma. A equipe até manteve o desempenho apresentado em campo, mas não evoluiu o suficiente na criação de jogadas.

O Palmeiras voltou a assustar o Corinthians aos 30 minutos. Gabriel Menino recebeu no meio-campo e arriscou um chute de média distância. A bola foi forte e rasteira e passou perto da trave esquerda de Cássio. Um minuto depois, o volante voltou a finalizar após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, mas pegou mal de primeira com o pé esquerdo e o chute saiu sem direção.

Aos 39 minutos, a melhor chance do Corinthians na etapa final. Matheus Bidu cobrou falta na grande área e Gil escorou levemente de cabeça, mas não o suficiente para balançar as redes. Porém, o bandeirinha já havia assinalado impedimento na jogada.

Nos acréscimos, Yuri Alberto fez pivô sobre Murilo e foi atrapalhado pelo zagueiro. O camisa 9 deixaria Gustavo Silva de frente para o gol. O atleta rival foi advertido com cartão amarelo e, após reclamação, levou o segundo e foi expulso de campo.

Já a melhor chance do Palmeiras no jogo ocorreu nos últimos minutos da etapa final. Em contra-ataque após roubada de bola de Endrick sobre Ruan Oliveira no campo de ataque do Corinthians, o rival chegou até a grande área e Breno Lopes foi acionado com liberdade no lado oposto, ficando de frente para Cássio. O camisa 12, porém, cresceu sobre o atacante e fez um milagre, evitando um gol que poderia definir o Dérbi.

Maycon ainda foi expulso após checagem de Anderson Daronco no árbitro de vídeo. Durante o contra-ataque de Endrick, o volante corinthiano deu entrada dura no adversário na entrada da grande área. A princípio, o juiz aplicou amarelo, mas, após revisão, aplicou o vermelho. Depois disso, a partida não teve maiores emoções e acabou empatada sem gols.

Ficha técnica de Corinthians 0 x 0 Palmeiras

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 03 de setembro de 2023 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Nailton Junior de Sousa Oliveira
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo (Corinthians); Gustavo Gómez, Murilo e Zé Rafael (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Maycon (Corinthians); Murilo (Palmeiras)
Público: 43.997 pagantes (público total: 44.371)
Renda: R$ 2.892.111,00

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Fábio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo (Fausto), Maycon e Giuliano (Ruan Oliveira); Matías Rojas (Gustavo Silva), Wesley (Romero) e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Breno Lopes), Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez (Vanderlan), Gabriel Menino (Richard Ríos), Zé Rafael, Raphael Veiga, Mayke, Artur (Jhon Jhon) e Rony (Endrick).
Técnico: Abel Ferreira

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 0 x 0 Palmeiras