x

Fortaleza 2 x 1 Corinthians - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Fortaleza 2 x 1 Corinthians

Partida de futebol entre Fortaleza 2 x 1 Corinthians nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7645/brasileirao_2023/fortaleza-2-x-1-corinthians

02:00

2023-09-14T19:00:00

Castelão

Endereço: Avenida Alberto Craveiro, 2901, Fortaleza, CE, Brasil

Fortaleza 2 X 1 Corinthians

Brasileirão 2023
14 de setembro de 2023, 19:00
Fortaleza 2 x 1 Corinthians
Castelão, Fortaleza, CE.
Duelo 31 de 33 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians sofre gol no fim e é superado pelo Fortaleza no Brasileirão

Na noite desta quinta-feira, o torcedor alvinegro pôde matar a saudade do Corinthians após pausa no calendário. O resultado, no entanto, não foi como a Fiel esperava. Atuando fora de casa, no Castelão, o Timão foi superado pelo Fortaleza por 2 a 1, com gol no fim.

Os donos da casa foram melhores durante os 45 minutos iniciais. O Fortaleza abriu o placar aos 25 minutos, com Lucero. Na sequência, o jogo ficou bem agitado. Em uma das poucas investidas alvinegras no ataque, Pedro balançou as redes após lance confuso na área adversária. Logo depois, a equipe cearense chegou ao segundo gol com Marinho. O tento, porém, acabou anulado por toque no braço do atacante. Com isso, as equipes foram para o intervalo com o placar parcial de 1 a 1.

Na segunda etapa, o Corinthians não conseguiu criar grandes chances e viu o Fortaleza dominar as ações. O time da casa chegou a perder um pênalti com Marinho, mas conseguiu marcar o segundo gol com Yago Pikachu. O tento deu números finais a partida.

Anota aí, Fiel - O próximo compromisso do Corinthians na temporada acontece já na próxima segunda-feira, dia 18. O Timão recebe o Grêmio, em Itaquera, pelo Brasileirão. O jogo é válido pela 15ª rodada, que foi adiada por conta da participação alvinegra na Copa do Brasil.

Escalação

Para a partida, o Corinthians teve diversos desfalques. Renato Augusto, Fagner, Fábio Santos, Matías Rojas e Rafael Ramos não viajaram com a delegação. Além deles, Maycon, por suspensão, Fausto Vera, Paulinho, Roni e Giovane, entregues ao departamento médico, são baixas.

Com isso, Vanderlei Luxemburgo surpreendeu e escalou o Timão com: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Caetano; Léo Mana, Gabriel Moscardo, Giuliano, Ruan Oliveira e Matheus Bidu; Pedro e Yuri Alberto.

Escalação

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Matheus Donelli, Lucas Veríssimo, Romero, Gustavo Mosquito, Cantillo, Biro, Matheus Araújo, Wesley e Felipe Augusto.

O Fortaleza, por sua vez, foi a campo com João Ricardo, Tinga, Emanuel Brítez, Titi, Bruno Pacheco, Zé Welison, Caio Alexandre, Pochettino, Marinho, Guilherme e Lucero.

O jogo

Primeiro tempo

Embalado pela pressão de sua torcida, o Fortaleza iniciou a partida buscando inaugurar o placar logo no começo. A primeira grande chance surgiu logo aos quatro minutos, quando Lucero recebeu livre após cruzamento que ultrapassou toda a área. O atacante adversário acabou parando em Cássio.

Os donos da casa seguiam dominando campo de ataque, em busca de encontrar espaços na defesa corinthiana, formada por três zagueiros. Com um pouco de dificuldade na criação, a finalização de longa distância se tornou uma opção. Aos oito minutos, Pochettino arriscou e a bola passou perto da meta defendida por Cássio.

Com quase 15 minutos jogados, o Timão não conseguia avançar seus jogadores e, com isso, seguia aguardando o adversário. Aos 15 minutos, o clube alvinegro conseguia uma boa descida com Ruan Oliveira. O jogador teve espaço e encontrou finalização de longe. A bola, porém, acabou acertando seu companheiro, Giuliano, e foi defendida tranquilamente por João Ricardo.

Depois da chegada alvinegra, o jogo esfriou. A bola passou a ficar concentrada no meio do campo e nenhuma das equipes conseguia evoluir as jogadas. Os erros de passes eram muitos, o que irritava os treinadores nos bancos de reservas.

Aos 25 minutos, o placar no Castelão foi inaugurado. Ruan Oliveira perdeu a bola na entrada da área alvinegra para Marinho. Na sequência, o atacante só rolou para Lucero, que finalizou no contrapé de Cássio, fazendo o 1 a 0 para o Fortaleza.

Mesmo com o gol sofrido, o Corinthians não conseguiu mudar a postura e seguiu sendo pressionado. Em mais uma investida do Fortaleza, aos 31 minutos, Lucero recebeu livre mas não conseguiu finalizar.

Logo depois, Matheus Bidu arriscou um cruzamento e conseguiu um escanteio. A cobrança foi feita na primeira trave, onde Caetano tentou o desvio. A bola acabou batendo na marcação e sobrando para Gabriel Moscardo que arriscou a finalização. O chute pegou no travessão e sobrou para Pedro, que, de cabeça, colocou para o fundo das redes, empatando a partida.

A euforia do gol marcado foi logo interrompida. Em lançamento de Caio Alexandre na intermediária, Marinho recebeu livre, venceu a marcação de Matheus Bidu e saiu na cara de Cássio. O experiente atacante só tirou do camisa 12 e marcou o segundo gol do Fortaleza na partida. O domínio, no entanto, foi com o braço e, por isso, o tento foi anulado.

O gol marcado, mesmo que anulado, animou a equipe do Fortaleza, que seguiu no campo de ataque em busca de balançar as redes. Aos 43 minutos, em passe para dentro da área alvinegra, Pochettino recebeu livre e arriscou forte finalização. A bola, porém, acabou acertando o travessão.

A equipe da casa, nos minutos finais da primeira etapa, seguiu no campo de ataque. No último lance de perigo, a bola passou por toda a área corinthiana, mas nenhum atacante do Fortaleza apareceu para empurrar para o fundo do gol.

Com isso, os 45 minutos iniciais foram encerrados com o placar parcial de 1 a 1.

Segundo tempo

Para a segunda etapa, Vanderlei Luxemburgo resolveu promover a primeira mudança na equipe. O jovem Wesley entrou no lugar de Léo Mana.

Com a bola rolando, os 45 minutos finais foram iniciados da mesma forma em que o primeiro tempo foi encerrado, com o Fortaleza dominando o campo de ataque e saindo em busca do segundo gol.

A primeira chance de perigo foi criada aos quatro minutos. O jogador do Fortaleza arriscou finalização de fora da área e a bola desviou em seu próprio companheiro. Com a mudança na trajetória, Cássio acabou tendo a oportunidade de realizar uma tranquila defesa.

Sem mudanças rápidas na postura da equipe, Luxemburgo decidiu promover duas novas mudanças na equipe logo aos oito minutos. Matheus Araújo e Cantillo entraram nos lugares de Ruan Oliveira e Gabriel Moscardo, respectivamente.

Logo depois das alterações, o Corinthians criou boa oportunidade. Em rápida transição, Yuri Alberto encontrou Matheus Araújo entre os zagueiros adversários. O camisa 30 apenas rolou para Wesley que estava livre na área. O jovem, porém, acabou tentando dominar e perdeu uma chance clara de gol.

Depois da boa chegada do Timão, o jogo deu uma esfriada. O clube alvinegro não conseguia realizar uma pressão em busca da virada. O Fortaleza, por sua vez, também não tinha sucesso em suas investidas.

Aos 21 minutos, Marinho recebeu passe livre na defesa corinthiana e arriscou cruzamento para dentro da área. No levantamento, nenhum atleta alvinegro subiu para evitar uma chance perigosa do Fortaleza. O atacante Lucero, porém, acabou não conseguindo finalizar e a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 27 minutos, o Corinthians realizou mais uma alteração. Gustavo Mosquito entrou no lugar do autor do gol alvinegro, Pedro.

A mexida corinthiana não teve tempo para surtir efeito. Isso porque Matheus Bidu, aos 28 minutos, acabou cometendo pênalti em Marinho. O próprio Marinho pegou a bola para tentar balançar as redes. A cobrança, no entanto, acabou saindo toda errada e a bola foi para fora.

O jogo seguia morno e o Corinthians não conseguia criar oportunidades. Com isso, Luxemburgo realizou, aos 36 minutos, a última mexida no Timão. Yuri Alberto saiu para a entrada de Romero.

No lance seguinte, Caio Alexandre teve nova oportunidade balançar as redes para o Fortaleza em chute cruzado. A finalização acabou sendo defendida por Cássio e o 1 a 1 se manteve no placar.

A reta final da partida foi marcada por uma grande pressão do Fortaleza, que se lançou todo ao ataque. Com isso, o Corinthians teve a oportunidade de criar boas chances através do contra-ataque. Em um destes lances, Matheus Araújo recebeu e caiu dentro da área. O jogador, no entanto, estava em posição ilegal.

Durante a pressão, em um cruzamento na área corinthiana, Matheus Bidu acabou não conseguindo afastar e a bola sobrou para Yago Pikachu. O atleta adversário finalizou rasteiro e venceu Cássio, marcando o segundo gol do Fortaleza.

O gol deu números finais a partida, que foi encerrado com o placar de 2 a 1 para o Fortaleza.

Ficha técnica de Fortaleza 2 x 1 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Governador Plácido Castelo, Fortaleza, CE
Data: 14 de setembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Francisco Chaves Bezerra Júnior
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Gols: Lucero e Yago Pikachu (Fortaleza); Pedro (Corinthians)
Cartões amarelos: Marinho (Fortaleza); Bruno Méndez e Gil (Corinthians)
Público: 32.174 pagantes (público total: 32.690)
Renda: R$ 631.997,00

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi (Escobar) e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino (Thiago Galhardo); Marinho (Yago Pikachu), Guilherme (Machuca) e Lucero (Silvio Romero).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

CORINTHIANS: Cássio; Léo Mana (Wesley), Bruno Méndez, Gil, Caetano e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo (Cantillo), Giuliano e Ruan Oliveira (Matheus Araújo); Pedro (Gustavo Silva) e Yuri Alberto (Romero).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida: Fortaleza 2 x 1 Corinthians