x

Vasco da Gama 2 x 4 Corinthians - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Vasco da Gama 2 x 4 Corinthians

Partida de futebol entre Vasco da Gama 2 x 4 Corinthians nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7658/brasileirao_2023/vasco_da_gama-2-x-4-corinthians

02:00

2023-11-28T21:30:00

São Januário

Endereço: Rua General Almério de Moura, 131, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Vasco da Gama 2 X 4 Corinthians

Brasileirão 2023
28 de novembro de 2023, 21:30
Vasco da Gama 2 x 4 Corinthians
São Januário, Rio de Janeiro, RJ.
Duelo 125 de 125 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians busca virada fundamental e conquista vitória contra o Vasco pelo Brasileirão

Na noite desta terça-feira, o Corinthians viajou ao Rio de Janeiro para um dos confrontos mais importantes desta edição do Brasileirão. O Timão buscou duas desvantagens, virou o confronto e bateu o Vasco da Gama, por 4 a 2, no São Januário.

A equipe comandada por Mano Menezes ficou atrás do placar em duas oportunidades. Puma Rodríguez abriu o placar aos três minutos para o Vasco, e Romero empatou de cabeça minutos depois. O clube carioca voltou à frente com Vegetti, ainda no primeiro tempo, mas o paraguaio, assim como no primeiro tento, testou para o gol e igualou o marcador.

O gol salvador veio na primeira parte do segundo tempo. Uma pancada de Gabriel Moscardo estufou a rede adversária para virar o placar. Nos acréscimos, o Timão ainda ampliou com Giovane, que recebeu livre na pequena área e finalizou para o gol, dando os três pontos aos Corinthians, que agora chega aos 47, subindo para a 11ª posição.

Anota aí, Fiel! O Corinthians volta a atuar no próximo sábado. O Timão recebe o Internacional, às 18h30, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escalação

Mano Menezes retornou à formação habitual e escalou a seguinte equipe titular: Cássio; Fagner, Lucas Veríssimo, Caetano e Fábio Santos; Gabriel Moscardo e Maycon; Giuliano, Renato Augusto e Romero; Yuri Alberto.

Escalação

Meu Timão

O treinador teve à disposição no banco de reservas outros 12 jogadores: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Giovane, Matheus Bidu, Cantillo, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Matheus Araújo, Ruan Oliveira, Wesley, Felipe Augusto e João Pedro.

O Vasco da Gama foi escalado da seguinte maneira: Léo Jardim; Puma, Medel, Capasso e Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair, Payet e Paulinho; Gabriel Pec e Vegetti.

O jogo

Primeiro tempo

Debaixo de chuva, o jogo começou com a tensão esperada. O Vasco manteve a posse de bola nos momentos iniciais, tentando encontrar espaços nas linhas recuadas do Corinthians. A primeira chegada foi do time da casa, com chute de Puma Rodríguez, travado por Fábio Santos.

Porém, a tensão logo virou apreensão para o torcedor corinthiano. Aos três minutos, Lucas Piton avançou pela esquerda e cruzou em direção à segunda trave. A bola foi ao encontro de Puma Rodríguez, que cabeceou para o gol, no contrapé de Cássio. A bola quicou no chão e estufou as redes, abrindo o placar para o Vasco na partida, sem que o Timão tivesse trocado algum passe desde o apito inicial.

O gol não despertou o Corinthians, que viu o adversário continuar em cima. Aos seis, Payet puxou contra-ataque e tentou encobrir Cássio, de fora da áerea, mas o goleiro fez a defesa. Segundos depois, foi a vez de Gabriel Pec finalizar de esquerda, mas sem direção.

Em desvantagem no placar, o alvinegro colocou a bola no chão e tentou se firmar no campo ofensiva. A primeira chance veio aos nove, em tabela de Romero com Yuri Alberto. Na hora da finalização, o atacante disparou de esquerda, mas Medel travou e evitou um perigo maior.

A próxima ameaça, desta vez, se concretizou. Aos 13, em troca de passes pelo meio, Yuri Alberto achou bonito toque para Giuliano, que tabelou com Romero dentro do área. O paraguaio recebeu a assistência de cabeça e finalizou da mesma forma, sem chances para Léo Jardim. Tudo igual em São Januário, 1 a 1.

O gol deu mais tranquilidade para o elenco corinthiano, que conseguiu trabalhar mais a bola no campo de ataque. O Vasco assustava mais uma vez com cruzamentos, agora aos 20 minutos. Aos 20, em cobrança de falta pela direita, Puma aparece para finalizar na segunda trave e chuta mascado. Caetano afastou a bola na pequena área e evitou o segundo gol adversário.

As jogadas pelas laterais voltaram a atormentar o Corinthians. Aos 24, Puma Rodríguez foi a válvula de escape e, com liberdade, levantou para a área do Timão. Vegetti antecipou Lucas Veríssimo e, de primeira, deu um voleio no canto direito de Cássio, que se esticou mas não conseguiu conter o segundo gol do Vasco. 2 a 1 e nova desvantagem no marcador.

De novo atrás no placar, Mano Menezes pedia para a equipe pressionar e sufocar o adversário, mas foi o clube carioca que criou mais uma chance, aos 33 minutos. Gabriel Pec passou por Fábio Santos e encontrou Vegetti na área, mas o argentino chutou para fora.

Depois disso, com mais tranquilidade, o Corinthians se estabeleceu no campo de ataque, aproveitando o recuo do Vasco, e buscava espaços na defesa adversária em troca de passes, com Giuliano ditando o ritmo das jogadas. O momento ofensivo passou a criar mais perigo ao time da casa, e uma tabela de Renato Augusto com Moscardo por pouco se converte em oportunidade.

A recompensa veio no fim do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Fagner cobrou escanteio e encontrou Lucas Veríssimo, que escorou para o meio da área. Romero, mais uma vez de cabeça, apareceu para desviar a estufar a rede de Léo Jardim, empatando a partida em 2 a 2 antes do intervalo.

Segundo tempo

Na volta dos vestiários, o Corinthians tentou manter a postura do fim da etapa inicial. Sem encontrar espaços, um erro de passe de Renato Augusto cedeu contra-ataque para o Vasco, puxado por Payet. O francês invadiu a área, limpou dois marcadores, mas foi bloqueado por Fábio Santos.

Sem criar grandes chances, o Timão recuou as linhas de marcação e viu o Vasco retomar a confiança no ataque. Aos 10, Medel lançou por cima da defesa para a infiltração de Puma Rodríguez. O lateral do Vasco limpou a marcação e finalizou fraco para a defesa de Cássio, mas foi assinalado impedimento. Dois minutos depois, Gabriel Pec invadiu a área e chutou firme para nova intervenção do goleiro corinthiano.

Logo depois, Mano Menezes precisou fazer a primeira substituição. Maycon foi retirado pela maca e deu lugar a Cantillo.

Embora sem causar muito perigo, o Corinthians retomou a presença ofensiva e foi premiado. Renato Augusto recebeu passe de Fábio Santos e avançou pelo meio. Ele encontrou Gabriel Moscardo, sozinho na entrada da área. O cria do terrão ajeitou e soltou uma bomba de fora da área, sem chance para Léo Jardim, colocando o Timão na frente da partida pela primeira vez, 3 a 2 no placar.

Depois da virada, o clube do Parque São Jorge teve chance de ampliar. Após rebatida na grande da área, Fábio Santos finalizou forte, mas jogou a bola por cima do gol adversário.

Nos minutos seguintes, o Vasco tentou pressionar com bolas alçadas na área, mas não obteve perigo. Para evitar o ímpeto adversário, Mano Menezes trouxe a campo Bruno Méndez e Matheus Araújo, nos lugares de Renato Augusto e Yuri Alberto, respectivamente.

A equipe da casa continou em cima, mas parou no ajustado sistema defensivo corinthiano. Aos 35, Mano substituiu Romero e Giuliano por Giovane e Wesley, tentando dar um novo gás para as transições no ataque.

Com o time bastante recuado, o Corinthians apostava nas jogadas de velocidade, mas não encaixava os passes. O recurso do Vasco se concentrou nos cruzamentos, forçando atenção máxima da defesa do Timão, que afastava como pode cada bola.

Já nos acréscimos, uma cabeçada de Vegetti rente à trave fez Cássio trabalhar, que não conseguiu encaixar a finalização e jogou para o escanteio. A pressão do Vasco continuou, mas não teve resultado.

O Corinthians segurou a vantagem e ainda teve tempo de ampliar em contra-ataque. Matheus Araújo fez jogada individual pela direita, invadiu a área e tocou para o meio da área. Giovane, livre, apenas empurrou para o gol, selando a vitória corinthiana.

Matheus Araújo quase marcou o quinto gol em contra-ataque, mas parou em Léo Jardim. Placar final, 4 a 2 para o Corinthians.

Ficha técnica de Vasco da Gama 2 x 4 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro, RJ
Data: 28 de novembro de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz e Kleber Lucio Gil
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins
Gols: Puma Rodríguez e Vegetti (Vasco da Gama); Gabriel Moscardo, Romero (duas vezes), Giovane (Corinthians)
Cartões amarelos: Capasso, Lucas Pitón e Vegetti (Vasco da Gama); Yuri Alberto (Corinthians)
Público: 20.220 pagantes (público total: 20.557)
Renda: R$ 1.057.972,00

VASCO DA GAMA: Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique), Medel, Capasso (Zé Vitor) e Lucas Pitón; Jair (Sebástian Ferreira), Zé Gabriel e Payet; Paulinho (Rossi), Gabriel Pec (Alex Teixeira) e Vegetti.
Técnico: Ramón Díaz

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Lucas Veríssimo, Caetano e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon (Cantillo), Giuliano (Wesley) e Renato Augusto (Matheus Araújo); Romero (Giovane) e Yuri Alberto (Bruno Méndez).
Técnico: Mano Menezes

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida: Vasco da Gama 2 x 4 Corinthians