Venha fazer parte da KTO
x

Crises, reforços, ida ao G4 e Libertadores: o desempenho do Corinthians no Brasileirão 2021

1.8 mil visualizações 17 comentários Reportar erro

Corinthians ficou em quinto lugar no Brasileirão 2021

Corinthians ficou em quinto lugar no Brasileirão 2021

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O Corinthians encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro 2021 com uma derrota por 1 a 0 para o Juventude. Após altos e baixos na competição, o time do Parque São Jorge ficou na quinta posição e garantiu uma vaga para a fase de grupos da Libertadores 2022.

Sob o comando de Sylvinho durante toda a competição, o Corinthians conquistou 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas nas 38 rodadas disputadas. O Timão marcou 40 gols e sofreu outros 36, tendo um aproveitamento de 50%. A equipe conquistou 57 dos 114 pontos em disputa.

Ainda que a temporada pudesse ter sido melhor, o Corinthians teve destaques importantes no Brasileiro. Sendo assim, o Meu Timão relembrou o desempenho da equipe do Parque São Jorge na competição nacional.

Estreia

A primeira partida disputada pelo Timão no Campeonato Brasileiro foi em 30 de maio de 2021. Ainda sem o retorno da torcida aos estádios, o Corinthians recebeu o Atlético-GO e saiu derrotado pelo placar de 1 a 0.

A equipe alvinegra fez uma partida nervosa e teve cinco jogadores amarelados - alguns, inclusive, por discussões com jogadores adversários. O revés, claro, colocou a equipe do Parque São Jorge na parte debaixo da tabela logo na largada da competição.

Mudança de cenário

A realidade do Corinthians no Brasileirão passou a mudar após a chegada de peças importantes para compor o elenco. O clube realizou a contratação de quatro nomes de peso, entre julho e agosto, para dar sequência à temporada.

Giuliano foi o primeiro a ser anunciado, seguido por Renato Augusto, Róger Guedes e Willian. Os camisas 11, 8, 123 e 10 foram os principais responsáveis por uma melhora do Timão dentro de campo e por deixar a vaga para a Libertadores mais próxima da realidade.

O quarteto inteiro foi relacionado pela primeira vez em 18 de setembro, quando o Timão se finalizou a preparação para enfrentar o América-MG. Na ocasião, as equipes empataram em 1 a 1 e o autor do gol do Corinthians foi Giuliano.

Renato Augusto, Róger Guedes, Giuliano e Willian foram titulares pela primeira vez no Dérbi contra o Palmeiras. No clássico, o camisa 123 marcou dois gols e o Timão saiu com a vitória por 2 a 1 em uma ótima exibição do Corinthians dentro de campo.

Entrada no G4

Ao longo do Campeonato Brasileiro, o Corinthians passou a poder sonhar com uma vaga direta para a Libertadores 2022. Para isso, a equipe alvinegra precisava se firmar no G4 da competição.

A primeira grande chance que o Timão teve de estar entre os quatro primeiros da tabela foi no início de outubro, quando enfrentou o Red Bull Bragantino. Na ocasião, o time de Sylvinho era o sexto colocado, com 33 pontos. O adversário da rodada tinha a mesma pontuação. O G4 era composto por Atlético-MG, Palmeiras, Fortaleza e Flamengo. Na quarta colocação, os cariocas tinham 35 pontos.

A partida contra o Red Bull Bragantino foi extremamente disputada mas, no segundo tempo, a equipe de Bragança Paulista abriu 2 a 0 e não conseguiu criar boas chances até os acréscimos. Nos minutos finais, Renato Augusto e Gustavo Mosquito foram os responsáveis por empatar a partida. O Timão saiu com um ponto e não entrou na zona de classificação.

A ida ao G4 aconteceu no final de novembro após o clássico contra o Santos na Neo Química Arena. O Timão chegou para o duelo com 50 pontos e, ao vencer o rival por 2 a 0, ultrapassou o Fortaleza e o Red Bull Bragantino na tabela, ficando com um ponto a mais do que os adversários.

Momentos de crise

Depois de um começo difícil e uma melhora na competição com a chegada dos reforços, o Timão não teve um segundo turno fácil fora de casa. A equipe não venceu uma partida distante da Neo Química Arena. Foram três empates (Atlético-GO, Red Bull Bragantino e Internacional) e seis derrotas (Sport, São Paulo, Atlético-MG, Flamengo, Ceará e Juventude).

Outro momento de crise vivido pela equipe foi a pressão em cima de Sylvinho, que segue até o hoje para que o treinador seja desligado do cargo. Apenas a Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do clube, emitiu três notas oficiais pedindo a demissão do técnico do Corinthians.

Em outubro, o Meu Timão noticiou que a pressão da torcida havia, também, chego ao Parque São Jorge. Conforme apurado, a derrota no Majestoso diante do São Paulo causou um descontentamento e debate entre os conselheiros e sócios do clube em uma sessão do Conselho Deliberativo. O tom de boa parte dos conselheiros estava alinhado com a Gaviões da Fiel.

Por outro lado, dentro do CT Joaquim Grava, a tentativa foi de blindar o elenco e comissão técnica da pressão. Sendo assim, Roberto de Andrade e Alessandro Nunes, diretor e gerente de futebol, tinham a intenção de manter o treinador. O posicionamento da diretoria se mantém até este momento.

Artilharia

Os maiores artilheiros do Corinthians durante o campeonato foram e Róger Guedes, com sete gols cada. O camisa 77 disputou 32 das 38 rodadas, enquanto o camisa 123 jogou 19 jogos.

Renato Augusto aparece em terceiro, com quatro gols marcados em 21 partidas jogadas. Fábio Santos, Giuliano, Roni e Adson dividem a quarta posição com três gols cada um.

Gabriel, Cantillo, Mosquito e Gabriel Pereira fecham o Top 5 com dois tentos cada. Por fim, Vitinho, com um gol, foi às redes em uma oportunidade ao longo do Brasileirão.

Números

O Timão teve seus destaques individuais na disputa da competição. Nas 19 partidas que disputou, Róger Guedes foi quem teve o maior número de finalizações com a camisa do Corinthians. Já o centroavante Jô foi o responsável pela maioria das assistências.

Na defesa, Fagner teve o maior número de desarmes, enquanto o zagueiro João Victor, elogiado pela torcida em grande parte dos jogos, foi quem mais teve rebatidas de bola. Os números são do Footstats - veja abaixo.

  • Maior número de finalizações: Róger Guedes - 52 finalizações (26 certas e 26 erradas)
  • Maior número de assistências: Jô - 25 assistências (quatro terminaram em gol)
  • Maior número de desarmes: Fagner - 97 desarmes (81 certos e 16 errados)
  • Maior número de rebatidas: João Victor - 287 rebatidas
  • Maior número de interceptações: Gabriel - 42 interceptações (33 certas e nove erradas)
  • Maior número de dribles: Gustavo Mosquito - 95 dribles (63 certos e 32 errados)
  • Maior número de faltas cometidas: Gabriel - 41 faltas
  • Maior número de faltas recebidas: Róger Guedes - 56 faltas
  • Maior número de cartões amarelos recebidos: Roni - sete cartões amarelos
  • Maior número de cartões vermelhos recebidos: Fagner, Gabriel e Xavier - um cartão

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Elenco do Corinthians, Diretoria do Corinthians, Sylvinho, CT Joaquim Grava e Parque São Jorge.

Veja Mais:

  • Corinthians chegou ao Paraguai na noite desta segunda-feira

    Três voltas e três baixas: Corinthians desembarca com 24 jogadores no Paraguai; veja lista

    ver detalhes
  • Corinthians bate o Botafogo em jogo de pouca criatividade e segue invicto no Brasileirão Feminino

    Corinthians bate o Botafogo em jogo de pouca criatividade e segue invicto no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Kadu Mello ao lado de dirigentes do Corinthians na parte de imprensa da Neo Química Arena

    Familiares e conhecidos de Augusto Melo deixam de frequentar o Corinthians após incômodo do elenco

    ver detalhes
  • Jô deixou o Corinthians em 2022

    Ídolo do Corinthians é preso no interior de São Paulo

    ver detalhes
  • Yuri Alberto participou normalmente da atividade com bola e pode voltar a ser relacionado

    Corinthians finaliza trabalhos para enfrentar o Nacional pela Sul-Americana; veja possível time

    ver detalhes
  • Diego Palacios saiu machucado na sua estreia com o manto do Timão e chegou a 100 dias no departamento médico

    Diego Palacios chega a 100 dias no departamento médico do Corinthians; relembre lesão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: