x

Post de Mauro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sua afirmação parte de uma premissa falsa. Não foi o modelo associativo que levou o Corinthians a essa dívida, mas sim a má gestão. É preciso desmistificar essa ideia de que SAF é uma maravilha e modelo associativo é sempre ruim.

As maiores forças do futebol brasileiro nos últimos anos são modelos associativos, que passaram por endividamento grande e, com boa gestão e medidas de governança, se consolidaram como as maiores forças da América.

Enquanto isso, temos a experiência do Vasco, que simplesmente quebrou com a sua SAF e o Figueirense, que caiu para a série C, onde ocupa atualmente a 14a posição. O Atlético Mineiro está com dificuldades financeiras e mesmo o Botafogo, que teve êxito, está num imbróglio com o Lyon que não sabemos ainda onde vai acabar.

Isso quer dizer que o modelo associativo é melhor? Não! Quer dizer que o mais importante é ter uma gestão boa, profissional e eficiente, com planejamento de curto, médio e longo prazo. Para garantir isso, é preciso ter uma governança que permita fiscalização e transparência, para que qualuqer desvio seja identificado e corrigido.

SAF ou modelo associativo? Tanto faz, desde que a gestão seja boa e blindada contra oportunistas.

em Bate-Papo da Torcida > O modelo associativo levou o Corinthians à dívida bilionária. E agora?

Em resposta ao tópico:

Prestem atenção nessa imagem.

Em 2007, a dívida do Corinthians girava em torno de R$ 100 milhões. Hoje já ultrapassa R$ 2,5 bilhões.

Isso mesmo: multiplicou por 25 vezes em menos de 20 anos. Tudo isso dentro do modelo associativo, onde dirigentes administram o clube sem assumir riscos pessoais e deixam o prejuízo sempre para o Corinthians.

O resultado é claro: o clube da maior torcida do Brasil, dono de uma das marcas mais valiosas do futebol mundial, está afundado em dívidas, sem crédito no mercado e refém de contratos obscuros e gestões políticas. A verdade é dura: quem paga a conta é sempre o Corinthians — nunca os dirigentes.

Chegou a hora de encarar a realidade e discutir saídas concretas:

* SAF: trazer investidores, injetar capital imediato e profissionalizar de vez a gestão.
* Abertura de capital/mercado: emitir ações, dar transparência e implantar governança de verdade.
* Ou seguir no amadorismo: fingir que “vai arrumar a casa”, enquanto a dívida pode facilmente chegar a R$ 5 ou 10 bilhões em poucos anos.

A pergunta é simples: queremos um Corinthians forte, moderno e competitivo, ou continuaremos presos a um modelo ultrapassado que só gera dívida e vergonha?

O sistema atual já custou caro demais. Ou mudamos agora, ou o Corinthians corre o risco de se tornar o maior exemplo de como destruir um gigante do futebol mundial.

Responder ao post do Mauro

Réplicas desse post

Foto do perfil de Antonio

Antonio 25 posts

@antonio-fairo-musket em 18/08/2025 às 10:12

Estou plenamente de acordo com seu raciocínio

Foto do perfil de Leandro

Leandro 1.429 posts

@leandro.guimaraes9 em 18/08/2025 às 09:31

O que você fala tem sentido, outros clubes conseguiram, dentro do modelo associativo, a reorganização.
Mas você vê isso acontecendo com esse grupo de conselheiros que hoje temos dentro do Corinthians?

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Argentina está lembrando muito o Palmeiras nessa copa

    Última resposta há 20 segundos por ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Os Simpsons vão acertar de novo?

    Última resposta há 21 segundos por Marco Antônio

    17votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 54 segundos por Marco Antônio

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Corinthians 2012 x Argentina 2022 sem clubismo kkkkkk

    Última resposta há 2 minutos por ANDRE MATOS CARDOSO

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Dos crimes cometidos contra o clube, e dos crimes omissivos

    Última resposta há 2 minutos por Jefferson nunes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Soares

    O Carlos da Safiel tem que criar um candidato para a eleição

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 4 minutos por Derik Martins

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Pergunta sobre Fatal Models...

    Última resposta há 4 minutos por Joseph Schwalk Dias

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 5 minutos por Corneta .

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de thiago g

    Não sou s favor de nenhum patrocínio que denigre a imagem do clube mass...

    Última resposta há 6 minutos por Corneta .

    6respostas

    acessar o tópico