x
O efeito que uma publicação tem sobre o Corinthians e a sociedade
Giovana Duarte

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, 23 anos e redatora do Meu Timão. Apaixonada, de alma e coração, por esportes e pelo Corinthians.

ver detalhes

O efeito que uma publicação tem sobre o Corinthians e a sociedade

Coluna da Giovana Duarte de Oliveira

Opinião de Giovana Duarte

2.7 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

O efeito que uma publicação tem sobre o Corinthians e a sociedade

'Não há espaço para qualquer tipo de preconceito em lugar nenhum do planeta', escreveu o clube em maio deste ano

Foto: Reprodução/ Twitter Corinthians

Eu poderia iniciar esse texto pedindo para você, que não vê nenhum problema no episódio que envolveu uma resposta de cunho homofóbico na página oficial do Corinthians, não seguir a leitura. Mas pelo contrário, deixo o convite para continuar.

Para efeito de contextualização, na última terça-feira, o Corinthians movimentou sua página no Twitter para interagir com os torcedores. Normal, já fez isso diversas vezes. Até que o responsável pela página respondeu o tweet "Freguês em Itaquera e também no..." com o gif de um panetone.

Sim, nos anos 90, os rivais do São Paulo começaram a chamar o Morumbi de panetone, subentendendo que o estádio seria grande, redondo e cheio de "frutinhas", fazendo uma referência pejorativa aos homossexuais. Entendo que isso era uma "piada" aceita. Mas faz 30 anos. O clube se desculpou e tomou as medidas que considerou cabíveis ao acontecimento. E, em outras oportunidades, já se posicionou contra a homofobia. Mas meu ponto é outro.

Eu sei que, para muitos, é "só uma brincadeira". Essa, inclusive, não foi a primeira vez no ano. Lembra do caso Duílio quando Cantillo pediu a camisa 24? Mas a gente precisa entender o problema em repetirmos preconceitos do passado. Mesmo que pareçam pequenas, essas atitudes cotidianas perpetuam diversos preconceitos - homofobia, racismo, machismo...

Muitas equipes têm manchas em suas histórias. A Lazio, por exemplo, é constantemente associada ao fascismo. Alguns torcedores da equipe italiana reproduzem, até hoje, símbolos e gestos do regime. No Corinthians, assim como em diversos outros clubes, a homofobia acontece naturalmente, por contextos históricos, culturais, ideológicos... E ontem o perfil oficial do Timão validou essa mentalidade com a publicação em questão.

É preciso olhar para frente. A história, o legado, as atitudes de um clube da magnitude do Corinthians serão sempre lembrados. Se hoje o debate existe, imagina em alguns anos. Imagina o quão triste seria ter clube e torcida, que já protagonizaram tantas atitudes bonitas, associados a preconceitos.

Essas coisas são um reflexo do que aprendemos desde pequenos. Está enraizado e, por vezes, nem conseguimos parar para pensar o quão nociva essas atitudes podem ser. O quanto antes isso for travado, será melhor para nós, como torcedores e sociedade.

Não estou aqui para apontar dedos para a torcida. Até porque, sejamos sinceros, a torcida é o que tem mantido o futebol vivo ultimamente. E poucas coisas são tão fortes quanto a paixão de torcedores para despertar a sociedade. Deixo aqui um lembrete: o Corinthians esteve à frente do seu tempo com a Democracia Corinthiana, um movimento que até hoje é lembrado e inspira dentro e fora de campo. Imagina ser mais um exemplo positivo.

Quero ressaltar que também não achei certa a resposta do São Paulo. Não é uma competição. Ao meu ver, foi uma publicação para "sair por cima", que não complementa o debate, não ajuda na luta contra o preconceito e nem impede que o lado de lá reproduza falas como essas.

Por fim, também entendo que o corinthiano é, constantemente, taxado de termos como "favelado", "analfabeto", e outras expressões classicistas. Mas é aquela famosa história: um preconceito não pode ser justificativa para outro.

Veja mais em: Ações sociais do Corinthians e Twitter do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Giovana Duarte de Oliveira

Por Giovana Duarte de Oliveira

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, 23 anos e redatora do Meu Timão. Apaixonada, de alma e coração, por esportes e pelo Corinthians.

O que você achou do post da Giovana Duarte?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Claudio

    Ranking: 5323º

    Claudio 387 comentários

    @claudio.cardoso em

    Aos incomodados com esse mimimi da imprensa anti se te impactou deixe de torce para o Corinthians somos ladrões vagabundos pra nós tudo isso pode por causa de um panetone ultrapassado é homofobia segue o choro porque vai continuar ser panetone alianz Arana sardinhas

  • Foto do perfil de Bernardo

    Ranking: 21º

    Bernardo 26498 comentários

    @bernardo.sa em

    Não vejo torcedores rivais chamar o Corinthians e nosso estádio pela alcunha certa!

    Inclusive até meio de comunicação fazem piada com o nome do estádio do Corinthians e o senhor André Sanchez não fez nenhum memorando para mostrar a sua indignação principalmente com o senhor Milton Neves e Flávio Prado.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rodrigo

    Ranking: 969º

    Rodrigo 1917 comentários

    40º. @rodrigo.sp em

    Como diz o Dirceu Maravilha, isso tudo é muito bonito, mais esses são paulinos são umas malas, arrogantes...Etc..

  • Foto do perfil de renato

    Renato 145 comentários

    39º. @beowulf em

    Muito boa análise. Pessoalmente, ando de saco bem cheio dessa panfletagem toda sobre esse assunto (e tantos outros, como racismo, por exemplo). É impossível negar uma cansativa exploração midiática sobre tais temas.

    No meu entendimento, porém, o ponto mais importante é: a INSTITUIÇÃO Corinthians deve ter limites, sim, para se manifestar publicamente. É totalmente diferente da manifestação de um torcedor, como eu ou você.

  • Foto do perfil de José

    José 82 comentários

    38º. @zeolimpio em

    Cara Giovana, não se trata de preconceito, mas sim de meras piadas entre os torcedores. Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabe discernir isso.

  • Foto do perfil de Aylton

    Ranking: 6508º

    Aylton 303 comentários

    37º. @aylto em

    Perfeito Giovana!

    Não se trata de 'mimimi', ou pior ainda, de achar que 'o mundo tá ficando sem graça', como alguns dizem.

    O problema é que muita gente ainda 'acha graça' em coisas que diminuem e oprimem os outros.

    Eu mesmo, há tempos atrás, reproduzia essas coisas. Mas, aconteceu uma coisa simples, EVOLUÍ! E não consigo mais achar graça nenhuma em coisas que para mim são apenas grosseria, vulgaridade e preconceito.

    E assim devemos ser, procurar sempre o caminho da EVOLUÇÃO!

    Você conhece aqueles personagens de desenho animado, 'Beavis and Butt Head'? Pois bem, triste constatar que milhares ainda estão no mesmo nível de personagens que são pura sátira...

  • Foto do perfil de Edilson

    Edilson 35 comentários

    36º. @edilson.lima.de.oliv em

    De maneira geral acho que o mundo esta muito chato e com muitos 'mimimis'...futebol e curtição...e pra zoar msm...chamo todos os amigos que torcem pelos rivais por 'apelidos' (bambis, pepas, sardinhas/alevinos, mulambada, bacalhau e por ai vai) e eles me chamam carinhosamente de gamba e favelado...tudo hoje e motivo para reclamarem kk até parece casamento kkkkkkkkkkkkk.Vai Corinthians...Time do POVO e da Marginal s/n.