x
A única sombra que Cássio precisa está na casa dele
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

A única sombra que Cássio precisa está na casa dele

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

59 mil visualizações 158 comentários Comunicar erro

A única sombra que Cássio precisa está na casa dele

Até quando reclamaremos das falhas de Cássio?

Foto: Ag. Corinthians

É inevitável. Basta mais uma falha para grande parte da torcida e da imprensa levantarem a questão de que Cássio não tem uma sombra no Corinthians e, em razão disso, tem entregado mais pontos do que o normal para um goleiro do porte de sua história.

Conversa fiada.

O camisa número 12, ídolo máximo do clube nesse século ou até mesmo da história, vem de fase irregular há pelo menos três anos, desde o término do Campeonato Paulista de 2018, quando se consagrou pegando dois pênaltis no Paulistinha Day.

De lá pra cá se foram dois anos e meio com Walter como sombra, de ótima qualidade, sempre pedindo passagem, mas com dificuldades para assumir a meta por problemas físicos e pelo tamanho e grandeza do titular, que não carrega a braçadeira de capitão à toa.

No ano passado, Walter teve uma atuação simplesmente espetacular dentro da Arena da Baixada, na estreia de Vagner Mancini, que não teve coragem de bancá-lo como novo titular da equipe. Nem culpo o treinador, que nunca teve bagagem para chegar ao Corinthians e pensou que em sua maior oportunidade da vida, arrumar uma briga com o capitão e ídolo da equipe poderia ser mais prejudicial que benéfico.

No entanto, vale lembrar que Cássio já vinha em má fase, a ponto de acontecer aquele episódio fatídico da cobrança de torcedores na porta do ônibus da equipe logo após um desembarque no aeroporto.

Portanto, se o problema fosse sombra, essa seria a primeira temporada ruim dele no clube, o que não é verdade.

Até me surpreende ver tanta gente usando essa justificativa, como se um cara que ganha um salário quase que milionário precisasse de sombra para jogar bem. Aliás, a impressão que dá é que tudo o que Cássio mais tem feito é ficar na sombra, descansando, treinando pouco (como vimos naquele vídeo vergonhoso que viralizou na internet), pois não há outra justificativa para que falhe tanto há alguns anos.

Tenho quase convicção de que ele, infelizmente, só sairá de fato do time quando entregar uma classificação de mata-mata ou pontos em uma rodada crucial que fará diferença para um título ou classificação para a Libertadores do América.

Até lá, parece que está tudo bem, afinal "ele já nos deu tantos títulos", justificam aqueles que gostam de passar pano para jogador milionário em fase final de carreira.

O que incomoda é ver como treinadores assistem às falhas do camisa 12 sem colocá-lo definitivamente no banco. Não percebem que vitórias perdidas como a contra o Internacional podem custar o cargo?

Contratar alguém é impensável. Quantos clubes no Brasil possuem dois goleiros com potencial para ser titular? O Palmeiras? E a nível mundial, o PSG? É raríssimo um elenco com essa qualidade, ainda mais num clube com dificuldades financeiras como o Corinthians.

Não falta sombra para o Cássio. O que falta é qualidade, concentração, aprimoramento físico.

Nada vai apagar tudo o que ele já fez pelo clube. É simplesmente um monstro que deu alegria suficiente para ficar sempre na memória de cada torcedor corinthiano.

Entretanto, o tempo passa e, hoje, a única sombra que Cássio precisa está na casa dele, mais precisamente, a da aposentadoria. Não merece sair como Ralf e Jadson, mas sim como Danilo e Sheik, com foto com todos os troféus que ganhou no clube. Até lá, precisa ficar no banco, dar apoio ao jovem que entrar.

Na próxima segunda-feira, contra a Chapecoense na volta de 100% do público em Itaquera, o gol será ocupado provavelmente por Matheus Donelli, que terá a chance de ter seu nome gritado pela torcida e se demonstrar como um grande goleiro não para ser sombra, mas para ocupar a titularidade da meta corinthiana.

Veja mais em: Cássio.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Gustavo

    Gustavo 64 comentários

    @gustavo.rangel1 em

    As vezes tenho impressão também que FSantos vai jogar no Corinthians até literalmente não aguentar mais... é foda..

  • Foto do perfil de cleber peres

    Ranking: 8713º

    Cleber 201 comentários

    @cleber.peres2 Apoiador em

    Cássio é um monstro. Foi nosso principal jogador nas principais conquistas recentes. O que vejo é uma defesa que não marca ninguém, qualquer time que joga contra a gente tem a oportunidade de chutar de onde quiser. É fato que o Cássio tem falhado, mas nossa marcação frouxa ajuda e muito a piorar o desempenho dele.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jorge

    Jorge 85 comentários

    158º. @jorge.lub em

    Cássio nunca sentara no banco de reserva do Corinthians. Se alguém não quizer que ele vista mais essa camisa, que o mande procurar outro Clube. Ele é simplesmente o maior Goleiro da história de um time que já teve Gilmar, Cabeção, Ado, Ronaldo. Tobias, Etc.

  • Foto do perfil de Nilton

    Ranking: 4895º

    Nilton 424 comentários

    157º. @nilton.almeida3 em
    O Cássio se tornou um ex-jogador em atividade e não é mais jogador pra o Timão!
    Ele é responsável pela perda de muitos pontos na nossa classificação (só nos últimos jogos, entregou 2 pontos contra o Inter lá no Sul, entregou 1 ponto conta o Sport lá no Recife, entregou 2 pontos contra o Bragantino em Bragança, e tem outros jogos mais antigos, com várias bolas defensáveis, que a minha memória não me ajuda agora).
    Eu sei que precisa coragem, mas a comissão técnica (o treineiro e o preparador de goleiros) tem que botar o homem no banco por alguns jogos. Certamente não teremos prejuízo técnico, porque pegar o que ele tá pegando, nossos reservas vão pegar.
  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Juliane 130 comentários

    156º. @juliane.bauer10 em

    Com certeza

  • Foto do perfil de Welington

    Ranking: 288º

    Welington 4470 comentários

    155º. @welington.andrade1 Apoiador em

    Parabéns Jorge Freitas, perfeito!

    Esse papo de sombra é coisa do Vessoni, que ama incondicionalmente o Cássio.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    154º. @lipao88 em

    Ultimamente está muito abaixo do esperado