Venha fazer parte da KTO
x
Não, a existência do Sub-23 no Corinthians não é um erro
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Não, a existência do Sub-23 no Corinthians não é um erro

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

10 mil visualizações 59 comentários Comunicar erro

Não, a existência do Sub-23 no Corinthians não é um erro

A questionada equipe Sub-23 pode render bons frutos ao Corinthians

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Desde a eleição de Duílio Monteiro Alves, em novembro, torcedores do Corinthians lotaram as redes sociais com pedidos ao novo presidente. Dentre os mais comuns, um maior uso da base, uma limpa no elenco, um corte de gastos e... o fim da categoria sub-23!

Esse último, talvez, o mais pedido. E de fato, desde que foi reativada, a categoria nunca justificou sua existência. Se desconsiderar os jogadores que jogam em mais de uma categoria, o Corinthians tem 29 jogadores sob contrato no Sub-23. Dentre esses 29, apenas 3 formados no clube: Diego Rielchemann, Igor Formiga e Rafinha. Ou seja, o Corinthians tem um elenco formado 90,7% por jogadores oriundos de outras equipes. E desses, ao meu ver, são pouquíssimos os que podem almejar compor o elenco profissional do Corinthians em algum momento.

Fora das quatro linhas, os problemas não acabam. O atual treinador da equipe, Edson Leivinha, segundo o site Ogol, não trabalha com formação de atletas de base há 21 anos, quando comandou o Náutico sub-20. Não entendo a opção da diretoria em trazê-lo para comandar o projeto.

Se seguir a conduta atual, a existência da categoria vira indefensável. Ainda que não seja de cara manutenção, o Sub-23 se mostra incapaz de gerar qualquer benefício técnico ou financeiro ao clube. E a solução, ao meu ver, não é acabar com a categoria, mas sim, rever a forma com a qual ela é gerida. Como fazer isso? Com uma nova política de montagem de elenco.

Um primeiro passo é tratar como incabíveis as contratações que venham somente para compor elenco. Afinal, em 2020, 12 atletas contratados sequer chegaram a entrar em campo. Iniciada a renovação, o Corinthians deveria se focar em oportunidades de mercado, como os bons Hugo Borges e Daniel Penha.

Além desses, a prioridade máxima ficaria nos atletas que estouraram a idade para atuar no Sub-20. Os empréstimos sem sentido para times de menor expressão como o Oeste, por exemplo, seriam substituídos pela manutenção dos jogadores no clube. Afinal, alguns jogadores exigem um tempo maior de maturação antes de subir ao profissional. Se a categoria acabar, o Corinthians continuaria se livrando de jogadores que podem, em algum momento, serem úteis à equipe principal. Casos de Madson, Nathan e Fabrício Oya, por exemplo.

A última etapa para formar o elenco, consiste no rebaixamento de alguns jogadores que chegaram prematuros à categoria profissional. Matheus Davó, Éderson, Araos, Roni e Gabriel Pereira podem usar a categoria Sub-23 para corrigir as deficiências que têm e, posteriormente, serem alçados ao time de cima.

Essa montagem de elenco, que os europeus fazem há anos, ainda não é comum no Brasil. E também por isso, a paciência do torcedor é menor. Garanto que, com um elenco bem formado, a categoria passaria a ser um atrativo para a torcida. Se hoje ela é vista com maus olhos, é pela forma amadora que é gerida, e não por sua mera existência.

Com seriedade, o Corinthians pode transformar o Sub-23 em uma arma para desenvolver e lapidar jovens talentos.

Veja mais em: Corinthians Sub-23.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 3738º

    Felipe 579 comentários

    @fepimentas Apoiador em

    Concordo com a postagem.
    O sub-23 precisa ser uma academia de aperfeiçoamento técnico: ganhar velocidade, massa muscular, senso de marcação, chute com a "perna ruim", cabeceio etc. É pegar o que falta para o sujeito ser útil no profissional e corrigir.
    Porém, penso que o ideal seja a equipe disputar as divisões inferiores do Paulistão e brasileiro, ser uma equipe
    B. Porque os torneios disputados no último ano são de nível ínfimo e duração curta demais, não há calendário.
    O técnico precisa entender de formação, Leivinha não dá, realmente.
    Quanto ao uso dos jogadores, é preciso criar uma cultura no clube de uso nessa categoria. O jogador sabendo que o destaque no sub-23 pode ser promoção imediata ao profissional, não vai querer sair pra clubes menores. Isso ocorre agora porque jogar os torneios disputados por essa categoria até aqui é praticamente jogar na várzea, ou seja, se esconder na carreira. Queira ou não a série B é televisionada.

  • Foto do perfil de Ricardo

    Ranking: 125º

    Ricardo 7830 comentários

    @ricardo.gomes3 em

    O erro e a turma que comanda o clube a décadas

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Alessandro

    Ranking: 5759º

    Alessandro 355 comentários

    59º. @ale.medeiros em

    A teoria não é, mas a prática está sendo um erro. Usar o SUB-23 para manter atletas que estouraram o SUB-20 é legal, mas contratar a rodo não dá...

  • Foto do perfil de Flávio

    Ranking: 3657º

    Flávio 593 comentários

    58º. @cassilhas Apoiador em

    Nesse raciocínio, tudo realizado com boa intenção e conduzido corretamente faria sentido. TUDO. O problema é que quase nunca é assim. E, infelizmente, nunca vai ser dessa maneira. Nosso Sub-23 é uma piada, esquema da diretoria, que deveria ter sido o motivo do impeachment do Andrés (como ele mesmo confessou). Tem que ser muito ingênuo para achar que a água vira vinho ali. Espero que acabem com a categoria, só dá prejuízo, infelizmente. VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Wellington

    Ranking: 1851º

    Wellington 1142 comentários

    57º. @wellington.ferreir29 em

    Perfeita a sua colocação, esse é o único motivo que justifica ter essa categoria!

  • Foto do perfil de Edson

    Ranking: 3924º

    Edson 551 comentários

    56º. @edsonrodrigues em

    Se chegou aos vinte e não vingou, só um milagre para resolver. Quanto maior o elenco mais difícil aprimorar um jogador.

  • Foto do perfil de Amilton César Ferreira

    Ranking: 367º

    Amilton 3991 comentários

    55º. @amilton.cesar.ferre1 em

    O presidente fala em cortar custos, tá aí uma boa oportunidade, manda esse elenco perdedor do Sub-23 embora é deixa só jogador da base aí, apesar Sá base é horrorosa também