Venha fazer parte da KTO
x
Após a pausa para a Copa América, chegou a hora da verdade
Rafael Bianco

Rafael Bianco é estudante de jornalismo na Cásper Líbero e apaixonado pelo Corinthians. Com paixão herdada pela família, acompanha o dia a dia do clube em busca de informações e números do Timão.

ver detalhes

Após a pausa para a Copa América, chegou a hora da verdade

Coluna do Rafael Bianco

Opinião de Rafael Bianco

2.4 mil visualizações 35 comentários Comunicar erro

Após a pausa para a Copa América, chegou a hora da verdade

Depois de várias promessas, Carille vai ter que mostrar que fez bom uso da parada para a Copa América

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A pausa para a Copa América finalmente acabou. Nas minhas últimas colunas, frequentemente citei a frase dita por Fábio Carille, de que tudo iria melhorar após o período, com o tempo de treinamento que ele teria com a equipe pela primeira vez desde que reassumiu o cargo.

Tudo visto nos últimos dias, no entanto, indicam um caminho um pouco diferente.

A começar pelos amistosos, os testes feitos pelo Corinthians nestas semanas indicaram uma equipe ainda em construção, mas perdida em campo. Sem muito espaço para análise, por conta da utilização de times diferentes em cada tempo, foi possível enxergar uma defesa ainda bagunçada - tudo bem que sem jogadores importantes - e um ataque bastante confuso.

A utilização de Clayson como meia, ainda, mostra que Carille estava focado em tentar coisas novas, experimentar algo que poderia dar certo na criação. No amistoso, no entanto, não funcionou. E parece que o treinador já deixou essa ideia de lado, pelo menos por enquanto, ao voltar a utilizar o jogador pelas laterais nos treinamentos.

Outro que poderia ter tido mais chances em outra posição, mas não teve, muito por conta da participação na Seleção Olímpica, foi Pedrinho. O atacante dá a entender que gostaria de jogar mais centralizado, o que fez justamente no Brasil e se destacou, mas parece que não é capaz de encaixar esse estilo de jogo no Corinthians, ou pelo menos passa a impressão de que não funciona.

E se o ataque segue sendo uma ingógnita grande para a temporada, a defesa pelo menos parece ter os seus problemas com os dias contados. Gil é o novo reforço do Corinthians para a temporada e já deve chegar jogando, assumindo a titularidade e formando a dupla de zaga, inicialmente, com Manoel.

Bruno Méndez, por outro lado, foi muito bem nos amistosos atuando improvisado na lateral-direita e passa a impressão de que pode dar muito certo com Gil na defesa, apesar de ainda não ter sido utilizado como zagueiro no Timão. Mesmo assim, o zagueiro uruguaio deve desfalcar o Corinthians nos próximos dias para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, por isso a tendência é de que demore um pouco mais a ser utilizado.

De um jeito ou de outro, a pausa para a Copa América teve a sua função, foi útil para a recuperação de vários atletas e pode permitir que o Corinthians chegue com outra cara no restante da temporada. Mas eu tenho as minhas dúvidas se a promessa de que esse seria um período mágico, e que ia fazer a equipe jogar muita bola, foi cumprida.

Veja mais em: Elenco do Corinthians, Fábio Carille e Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Bianco

Por Rafael Bianco

Rafael Bianco é estudante de jornalismo na Cásper Líbero e apaixonado pelo Corinthians. Com paixão herdada pela família, acompanha o dia-a-dia do clube em busca de informações e números do Timão.

O que você achou do post do Rafael Bianco?