x
Luciano Dias pode trazer algo que ainda não tem no Corinthians; veja o estilo de jogo do auxiliar
Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

ver detalhes

Luciano Dias pode trazer algo que ainda não tem no Corinthians; veja o estilo de jogo do auxiliar

Coluna do Victor Cônsoli

Opinião de Victor Cônsoli

14 mil visualizações 46 comentários Comunicar erro

Luciano Dias pode trazer algo que ainda não tem no Corinthians; veja o estilo de jogo do auxiliar

Luciano Dias era treinador do Taubaté, clube da segunda divisão do Campeonato Paulista

Foto: Caíque Toledo/ EC Taubaté

Treinador desde 2004, Luciano Dias agora será auxiliar técnico do Corinthians. Como técnico, tem experiência em divisões menores e, como jogador, teve grandes conquistas. Aos 52 anos, chega ao Timão como um desconhecido, mas ainda sim é o nome mais experiente da atual comissão técnica.

A temporada de 2023 estava sendo algo comum para Luciano, que foi contratado por um clube da Série A2 do Campeonato Paulista, planejou a pré-temporada e participou das contratações. Como de costume, por iniciar a temporada no clube, indicou nomes e trouxe jogadores em quem confiava e que confiavam no trabalho dele.

O mundo em que vivia era completamente diferente do que onde vive o Corinthians com Paulistão, Brasileirão Série A e Copa do Brasil. Luciano já até fez uma partida pela Copa Nacional, segundo o OGol, mas no primeiro semestre do ano comandava as equipes da A2 e na segunda metade era no máximo uma Série C.

Apesar dessa diferença, Luciano é o mais experiente como treinador na atual comissão técnica. Fernando Lázaro assumiu em situações pontuais enquanto Tiago Larghi foi treinador de apenas dois clubes por pouco tempo.

Além disso, Luciano Dias é o único da comissão técnica que teve uma carreira como jogador. Ele tem experiência para lidar com o elenco e também foi campeão da Copa Libertadores, conhece a competição. Por mais que nunca tenha comandando uma equipe nas competições que o Corinthians atua, ele já as disputou, inclusive usando a camisa do próprio clube do Parque São Jorge.

O auxiliar sabe da pressão que é jogar pelo Timão, sabe como é jogar um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e uma Libertadores. Com isso, o profissional tem bagagem para auxiliar Fernando Lázaro na temporada de 2023.

Tanto o treinador do Corinthians quanto Tiago têm sim alguma experiência, mas grande parte do conhecimento é teórico. Luciano traz uma vivência de jogador que faz toda a diferença, é conhecimento que só ele tem ali. Além de trabalhar com times de orçamento menor que o do Corinthians há 18 anos.

Dentro de campo é comum que as suas equipes tenham controle de jogo, capacidade técnica e competitividade. O treinador falou na Burro TV, canal no Youtube do Esporte Clube Taubaté, que seu estilo de jogo envolve ter a bola.

"Gosto de uma equipe que tenha controle do jogo, que tenta propor o jogo... que fique com a bola, que construa o jogo desde o tiro de meta, mas que consiga fazer um jogo seguro" disse Luciano Dias.

A diretoria corinthiana monta uma comissão que se conhece, tem grande afinidade, boas ideias e se completam na questão da prática. Mas, mesmo assim, fica o questionamento se é isso mesmo que o Corinthians merece, ao invés de ter um treinador renomado com a sua própria equipe.

Veja mais em: Fernando Lázaro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Cônsoli

Por Victor Cônsoli

Estudante de Jornalismo. 19 anos. Estagiário do Meu Timão.

O que você achou do post do Victor Cônsoli?