A suposta e seletiva transparência do Corinthians
Opinião de Victor Godoy
6.8 mil visualizações 97 comentários Comunicar erro

Os anos passam e os dirigentes do Corinthians seguem se orgulhando de serem transparentes. Que transparência é essa?
Foto: D. Fernandes, R. Vessoni e M. Pogiolli / Meu Timão
No mundo do jornalismo, se usa o termo "suposto" para alegações que se dizem verdadeiras sem serem comprovadas. "Supostamente, pessoa X agrediu a Y" é um exemplo. Todavia, o dicionário Priberam também destaca a palavra como algo fictício. A suposta transparência do Corinthians se enquadra melhor nesse segundo caso.
Duilio Monteiro Alves, Augusto Melo e agora Osmar Stabile pregavam muito sobre gestões transparentes em suas gestões. Não omitir informações; elucidar o torcedor e todas as baboseiras de campanha. A realidade, porém, é outra e, principalmente no caso dos dois primeiros (por enquanto), seletiva.
No intervalo de menos de uma semana, a torcida do Corinthians descobriu um prejuízo milionário com uma transferência do atacante Pedro por uma venda de agosto de 2024 de Augusto Melo e um "equívoco" na divulgação da transferência do zagueiro Murillo por parte de Duilio Monteiro Alves. Aulas de transparência!
Em meio aos casos Pedro e Murillo, me pego pensando sobre o Denner, vendido ao Chelsea, da Inglaterra. Lateral já está negociado há uns seis meses e o Corinthians nada divulgou sobre. Valores, manutenção de %... Nada!
— Victor Godoy (@godoyvictor___) September 5, 2025
Nem a suposta transparência fingiram dessa vez...#MeuTimão
E eram os mesmos que esbravejaram nas campanhas que era necessário ser transparente. Em muitos casos, ainda cobravam a imprensa de serem coerentes com a Fiel e que só "falam as coisas ruins". Com Duilio, a dívida saltou de R$ 1,516 bilhão para R$ 1,988 bilhão. Em um ano de Augusto, foi para R$ 2,5 bilhões. Agora, já está em R$ 2,6 bilhões.
Assim como Augusto Melo, Osmar Stabile não tem divulgado os balanços financeiros desde que assumiu o clube, em maio deste ano. O último balancete publicado no site do Corinthians é de fevereiro. Já são seis meses da torcida às escuras.
Página do site do Corinthians sobre os balanços financeiros do clube
Reprodução / Corinthians
A falta de transparência não é nem para a torcida do Corinthians. O Ministério Público está tendo que pressionar o clube para encaminhar documentos para a investigação sobre possíveis irregularidades nos gastos durante as gestões de Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo.
Cito Duilio Monteiro Alves, Augusto Melo e Osmar Stabile por serem os presidentes mais recentes, mas isso também se aplica para Andrés Sanchez, Roberto de Andrade, Mário Gobbi e demais ex-mandatários.
Não há e nem nunca houve transparência no Corinthians. Assim, ano após ano a dívida aumenta e já está em R$ 2,6 bilhões.
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Victor Godoy
-
Yuri Alberto crava idolatria no Corinthians com três títulos em um ano
-
Final mais importante do Corinthians no domingo começa uma hora antes que você imagina
-
Dorival Júnior truca o Corinthians em novela por contratação de Alisson, do São Paulo
-
O Corinthians de Breno Bidon
-
O recado que a promessa do Corinthians mandou à torcida e Ancelotti na Copa do Brasil
-
Romero merece uma despedida digna do Corinthians
