x
A suposta e seletiva transparência do Corinthians
Victor Godoy

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

ver detalhes

A suposta e seletiva transparência do Corinthians

Coluna do Victor Godoy

Opinião de Victor Godoy

6.8 mil visualizações 97 comentários Comunicar erro

A suposta e seletiva transparência do Corinthians

Os anos passam e os dirigentes do Corinthians seguem se orgulhando de serem transparentes. Que transparência é essa?

Foto: D. Fernandes, R. Vessoni e M. Pogiolli / Meu Timão

No mundo do jornalismo, se usa o termo "suposto" para alegações que se dizem verdadeiras sem serem comprovadas. "Supostamente, pessoa X agrediu a Y" é um exemplo. Todavia, o dicionário Priberam também destaca a palavra como algo fictício. A suposta transparência do Corinthians se enquadra melhor nesse segundo caso.

Duilio Monteiro Alves, Augusto Melo e agora Osmar Stabile pregavam muito sobre gestões transparentes em suas gestões. Não omitir informações; elucidar o torcedor e todas as baboseiras de campanha. A realidade, porém, é outra e, principalmente no caso dos dois primeiros (por enquanto), seletiva.

No intervalo de menos de uma semana, a torcida do Corinthians descobriu um prejuízo milionário com uma transferência do atacante Pedro por uma venda de agosto de 2024 de Augusto Melo e um "equívoco" na divulgação da transferência do zagueiro Murillo por parte de Duilio Monteiro Alves. Aulas de transparência!

E eram os mesmos que esbravejaram nas campanhas que era necessário ser transparente. Em muitos casos, ainda cobravam a imprensa de serem coerentes com a Fiel e que só "falam as coisas ruins". Com Duilio, a dívida saltou de R$ 1,516 bilhão para R$ 1,988 bilhão. Em um ano de Augusto, foi para R$ 2,5 bilhões. Agora, já está em R$ 2,6 bilhões.

Assim como Augusto Melo, Osmar Stabile não tem divulgado os balanços financeiros desde que assumiu o clube, em maio deste ano. O último balancete publicado no site do Corinthians é de fevereiro. Já são seis meses da torcida às escuras.

Página do site do Corinthians sobre os balanços financeiros do clube

Página do site do Corinthians sobre os balanços financeiros do clube

Reprodução / Corinthians

A falta de transparência não é nem para a torcida do Corinthians. O Ministério Público está tendo que pressionar o clube para encaminhar documentos para a investigação sobre possíveis irregularidades nos gastos durante as gestões de Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo.

Cito Duilio Monteiro Alves, Augusto Melo e Osmar Stabile por serem os presidentes mais recentes, mas isso também se aplica para Andrés Sanchez, Roberto de Andrade, Mário Gobbi e demais ex-mandatários.

Não há e nem nunca houve transparência no Corinthians. Assim, ano após ano a dívida aumenta e já está em R$ 2,6 bilhões.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians, Augusto Melo, Duílio Monteiro Alves, Osmar Stabile, Murillo, Pedro 06 e Presidentes do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Godoy

Por Victor Godoy

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

O que você achou do post do Victor Godoy?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Mauro

    Ranking: 2970º

    Mauro 870 comentários

    @mauro.falsetti em

    É isso, lesam o clube e escondem. Espero que essa investigação do MP acabe indo muito além dos cartões corporativos.

  • Foto do perfil de Fabinho

    Ranking: 89º

    Fabinho 12733 comentários

    @biozzy em

    Existe de tudo neste clube, menos a palavra 'transparência'

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 164º

    Alexandre 7493 comentários

    97º. @xandon em

    Só de olhar na lata desses conselheiros que tem no Corinthians, é muito nitido e claro que nenhum deles tem condições, capacidade e principalmente conhecimentos para se tornar presidente do clube.

    Só de olhar a gente vê que não sabe nada x nada, só foi atraso e continua sendo atraso de vida para o clube.

    Quando tivermos um presidente realmente qualificado para o cargo as coisas começa tomar o rumo que tanto esperamos.

  • Foto do perfil de Juliane

    Ranking: 1017º

    Juliane 2207 comentários

    96º. @juliane-bauer19 em

    Tá complicado

  • Foto do perfil de Gilberto

    Ranking: 2557º

    Gilberto 1003 comentários

    95º. @gilberto.dias5 em

    Só de pensar que em 2008, quando foi rebaixado a dívida total era $'180 milhões, quanto que não roubaram do clube nesses anos todo até aqui, pois se contar com um faturamento médio de $ 400 milhões ao ano, em 16 anos deu um total de $ 17 bilhões em faturamento e temos uma dívida de $ 2.600 bilhões...na verdade eles torraram quase $ 20 bilhões nestes anos, muita gente ficou milionária com o Corinthians e o clube infelizmente falido! Será que alguém percebeu isso?

  • Foto do perfil de Matheus

    Matheus 25 comentários

    94º. @matheus.lopes41 em

    Só o MP pra trazer um pouco de transparência...
    Desde que a renovação e TRANSPARÊNCIA entrou, nada mais foi transparente

  • Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 569º

    Francisco 3512 comentários

    93º. @francisco-eduardo em

    E ainda colocaram o Duilio como conselheiro vitalício

    E ainda colocaram o Duilio como conselheiro vitalício Parabéns aos envolvidos e todos os envolvidos tem que ser expulso do Corinthians e rápido