x

Corinthians 2 x 0 Atlético-MG - Oitavas-de-final - Copa do Brasil 2023

Copa do Brasil 2023 - Corinthians 2 x 0 Atlético-MG

Partida de futebol entre Corinthians 2 x 0 Atlético-MG nCopa do Brasil 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7745/copa_do_brasil_2023/corinthians-2-x-0-atletico-mg

02:00

2023-05-31T21:30:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 2 X 0 Atlético-MG

Copa do Brasil 2023
31 de maio de 2023, 21:30
Corinthians 2 x 0 Atlético-MG
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 109 de 112 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians vence o Atlético-MG nos pênaltis e avança para as quartas de final da Copa do Brasil

Na noite desta quarta-feira, o Corinthians entrou em campo para definir seu futuro na Copa do Brasil. Empurrado pela Fiel durante os 90 minutos, o Timão conseguiu repetir o placar do primeiro jogo e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, melhor para o clube do Parque São Jorge.

Com o novo esquema tático adotado por Luxemburgo, o Corinthians fez um primeiro tempo seguro. Com paciência na troca de passes, o Timão tentou encontrar espaços na defesa adversária. Em um erro na saída de bola do Atlético-MG, Matheus Bidu fez o primeiro gol alvinegro.

Na segunda etapa, a equipe de Luxemburgo adotou a mesma estratégia dos primeiros 45 minutos e saiu em busca do segundo gol. O tento saiu dos pés de Róger Guedes, que fez um golaço. O 2 a 0 no placar, levou a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças das penalidades, melhor para o Corinthians. Com três erros do Atlético-MG, o Timão avançou para as quartas de final da Copa do Brasil. O placar nos pênaltis foi de 3 a 1 para o clube do Parque São Jorge.

Anota aí, Fiel – A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo volta a campo já neste sábado, quando encara o América Mineiro, pelo Brasileirão. A bola rola às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte.

Escalação

Para o confronto decisivo, Vanderlei Luxemburgo decidiu inovar na escalação. Com Renato Augusto e Fagner entre os titulares, o treinador escalou o Corinthians no esquema 3-5-2, com os seguintes jogadores: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner, Maycon, Fausto Vera, Renato Augusto e Matheus Bidu; Róger Guedes e Yuri Alberto.

Escalação

Meu Timão

No banco de reservas, 12 atletas ficaram à disposição de Luxemburgo, foram eles: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Fábio Santos, Romero, Caetano, Giuliano, Pedro, Adson, Roni, Matheus Araújo, Wesley e Felipe Augusto.

O Atlético Mineiro, por sua vez, vem a campo com Everson, Mariano, Nathan Silva, Lemos, Patrick, Otávio, Zaracho, Igor Gomes, Pavon, Paulinho e Vargas.

O jogo

Primeiro tempo

Empurrado pela Fiel presente na Neo Química Arena, o elenco alvinegro começou a partida “pilhado”, com os jogadores disputando todas as bolas com muita garra. Logo depois, o Corinthians começou a trocar passes com mais paciência, buscando encontrar espaços na defesa adversária.

Aos poucos, o Atlético-MG também começou a rodar a bola sem pressa, buscando encontra falhas na defesa corinthiana. A equipe mineira apostava principalmente nas jogadas pelas laterais do campo, já que o Timão optou pelo esquema com três zagueiros, deixando os laterais como alas.

Com a postura dos dois times, os primeiros 15 minutos do confronto foi bem morno, com muitos passes errados para ambos os lados, o que dificultava a criação de jogadas efetivas no setor ofensivo.

A primeira chegada alvinegra saiu após passe de Fausto que encontrou Fagner livre pela direita. O camisa 23 cruzou na cabeça de Róger Guedes, que acabou colocando força demais no movimento, fazendo a bola sair por cima da meta defendida por Everson.

Aos 20 minutos, Gil, no campo de defesa, acertou belo lançamento nos pés de Fagner. O camisa 23 recebeu livre e finalizou. O chute, porém, acabou passando perto da trave adversária.

Na sequência, foi a vez do Atlético-MG assustar. Após jogada individual de Paulinho, Zaracho recebeu sozinho dentro da área corinthiana. O jogador finalizou e Matheus Bidu salvou o que seria o gol adversário.

A partir destes lances, o jogo começou a esquentar. Aos 31 minutos, após erro da zaga adversária, Yuri Alberto tentou a finalização que parou em Everson, a bola sobrou para Renato Augusto que achou Matheus Bidu livre do outro lado. O lateral, de peito, empurrou para as redes e abriu o placar para o Timão.

O tento marcado fez a Neo Química Arena pulsar. Na sequência, o Corinthians arrumou um escanteio. Na cobrança, Renato Augusto colocou na cabeça de Yuri Alberto, que cabeceou no travessão e quase marcou o segundo.

Depois da euforia, o Timão novamente passou a trocar passes com mais calma, buscando aproveitar o momento instável do Atlético-MG. Com as investidas sem sucesso, o adversário começou a voltar para o jogo e também arriscar algumas descidas para o ataque.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians teve dois escanteios seguidos. Entretanto, a zaga da equipe mineira conseguiu afastar o perigo. Desta forma, os primeiros 45 minutos foram encerrados com o placar parcial de 1 a 0 para o clube do Parque São Jorge.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Eduardo Coudet decidiu voltar com quatro alterações na equipe do Atlético-MG. Com as mudanças promovidas, o time adversário tentou pressionar nos primeiros minutos.
Aos poucos, o Corinthians foi se acertando na volta do intervalo e começou a entrar no jogo. A estratégia utilizada era a mesma do primeiro tempo, com paciência na rodagem da bola.

Aos sete minutos, após escanteio cobrado por Renato Augusto, Yuri Alberto cabeceou e acertou a trave. No rebote, Fausto Vera finalizou forte e acertou o travessão. Com a sequência, o Corinthians chegou a três bolas que pararam nas traves do adversário.

A chegada animou a equipe alvinegra, que seguiu no campo de ataque em busca do segundo gol. Entretanto, o Atlético-MG também tentava criar jogadas em seu setor ofensivo, novamente apostando nas jogadas laterais. Aos 12 minutos, Paulinho, em jogada individual, arriscou a finalização e obrigou Cássio a fazer bonita defesa.

Aos 16 minutos, Renato Augusto encontrou Yuri Alberto entrando livre na entrada da área. O camisa 9 matou o peito e arriscou finalização rasteira. O chute, porém, acabou indo para fora do gol.

Aos 19 minutos, Róger Guedes fez um golaço. O camisa 10 não desistiu da bola que se encaminhava para a linha de fundo, evitou a saída, passou pelo zagueiro adversário com bonito drible, deixou Everson no chão e marcou o segundo gol corinthiano na noite.

O segundo gol corinthiano fez a Neo Química Arena ferver ainda mais. Com a força da torcida, o Timão passou a buscar o terceiro tento, que nesta altura do jogo classificaria o clube para as quartas de final.

Com 26 minutos jogados, Renato Augusto, ainda sem condições de atuar os 90 minutos, saiu ovacionado pela Fiel. Adson substituiu o camisa 8.

Depois da pressão alvinegra, o Atlético-MG passou a tentar voltar para a partida. As principais jogadas partiam de Pavon e Hulk, que arriscavam finalizações de fora da área, buscando surpreender Cássio.
Aos 37 minutos, Matheus Bidu, muito cansado, deixou o campo para a entrada de Fábio Santos.

Na sequência, o Atlético-MG teve uma chance clara de balançar as redes. O chute de Paulinho, porém, acabou passando acima da meta de Cássio.

A partir daí, o jogo ficou lá e cá, com os dois times em busca de um gol, que evitaria a disputa por pênaltis.

Aos 48 minutos, Murillo, que sentiu cãibras na reta final dos 90 minutos, deixou o gramado para a entrada de Caetano.

De uma forma mais morna, o confronto foi encerrado com o 2 a 0 no placar. O resultado levou a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

O Atlético-MG abriu as cobranças com Hulk. O jogador da equipe mineira, entretanto, parou em Cássio, que realizou mais uma defesa com a camisa do Corinthians.

Fábio Santos abriu a série para o Timão. O experiente lateral deslocou Everson e converteu sua cobrança.

Edenílson foi o responsável pelo segundo pênalti do adversário. O ex-jogador do Corinthians, entretanto, parou no travessão.

O camisa 9 do Timão, Yuri Alberto, bateu o segundo para o clube do Parque São Jorge. O atacante deu sequência a fase ruim e parou no goleiro Everson.

Paulinho foi o terceiro a cobrar para o Atlético-MG. Em sua cobrança, o jogador deslocou Cássio e fez o primeiro dos visitantes.

O argentino Fausto Vera pegou a bola para a terceira batida do Corinthians. O camisa 5 bateu no alto, a bola triscou o travessão e entrou.

Pelo lado do Atlético-MG, outro argentino realizou a cobrança. O gringo adversário, porém, isolou a bola.

O último pênalti do Corinthians foi cobrado por Maycon, que deslocou Everson e colocou o Timão nas quartas da Copa do Brasil.

Ficha técnica de Corinthians 2 x 0 Atlético-MG

Competição: Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 31 de maio de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá
Gols: Matheus Bidu, Róger Guedes (Corinthians)
Cartões amarelos: Matheus Bidu (Corinthians); Paulinho e Hulk (Atlético-MG)
Público: 37.881 pagantes (público total: 38.235)
Renda: R$ 2.294.561,50

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Murillo (Caetano), Gil e Bruno Méndez; Matheus Bidu (Fábio Santos), Fausto Vera, Maycon e Renato Augusto (Adson); Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Saravia), Nathan Silva, Lemos e Patrick (Dodô); Otávio (Battaglia), Zaracho e Igor Gomes (Edenilson); Pavon, Paulinho e Vargas (Hulk).
Técnico: Eduardo Coudet

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 2 x 0 Atlético-MG