x

América-MG 1 x 0 Corinthians - Quartas-de-final - Copa do Brasil 2023

Copa do Brasil 2023 - América-MG 1 x 0 Corinthians

Partida de futebol entre América-MG 1 x 0 Corinthians nCopa do Brasil 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7779/copa_do_brasil_2023/america-mg-1-x-0-corinthians

02:00

2023-07-05T21:30:00

Independência

Endereço: R Pitangui, 3388 - Horto, Belo Horizonte, MG, Brasil

América-MG 1 X 0 Corinthians

Copa do Brasil 2023
05 de julho de 2023, 21:30
América-MG 1 x 0 Corinthians
Independência, Belo Horizonte, MG.
Duelo 26 de 28 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians para em goleiro e perde para o América-MG na ida das quartas de final da Copa do Brasil

O Corinthians largou atrás nas quartas de final da Copa do Brasil. O Timão perdeu para o América-MG no duelo de ida do torneio por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no estádio Independência. O gol do time mineiro foi marcado por Juninho, no primeiro tempo.

O jogo de volta está marcado para as 16h30 do dia 15 de julho, na Neo Química Arena. Com o revés dessa quarta-feira, o Corinthians precisa vencer em casa por, pelo menos, dois gols de diferença para garantir uma vaga entre os semifinalistas do torneio. Um triunfo por um tento de saldo leva a partida para os pênaltis, enquanto um empate desclassifica a equipe alvinegra da competição.

O time de Vanderlei Luxemburgo teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas não conseguiu criar tantas oportunidades de gol, uma vez que tinha dificuldades de encontrar espaços na defesa adversária. O América-MG, por sua vez, teve mais eficiência e abriu o placar com Juninho em uma jogada rápida após cobrança de falta no campo de ataque.

Na segunda etapa, as duas equipes tiveram chances claras de balançar as redes, mas não tiveram êxito na frente do gol. O ataque do Timão parou no goleiro Mateus Pasinato e Róger Guedes ainda finalizou uma vez na trave, mas o placar encerrou em 1 a 0 para o América-MG.

Vale destacar que o Corinthians perdeu todos os jogos como visitante desta edição da Copa do Brasil.

Anota aí, Fiel - O próximo compromisso do Corinthians será neste sábado, diante do Atlético-MG, também em Minas Gerais. A bola vai rolar às 18h30, no Mineirão, em partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão.

Escalação

O técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o time titular do Corinthians com mudanças. O lateral-esquerdo Fábio Santos ganhou a vaga de Matheus Bidu e o meia Adson retomou a titularidade, enquanto Guilherme Biro voltou para o banco de reservas. Mas a maior surpresa, porém, foi a manutenção do volante Gabriel Moscardo entre os 11 iniciais, superando a concorrência de Maycon, sacado da equipe.

Dessa maneira, o Corinthians foi a campo com: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Gabriel Moscardo e Ruan Oliveira; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.

Escalação do Corinthians para enfrentar o América-MG, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo teve as seguintes opções: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Maycon, Caetano, Giuliano, Matheus Bidu, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Roni, Matheus Araújo, Wesley e Felipe Augusto.

O América-MG, comandado por Vagner Mancini, entrou em campo com: Mateus Pasinato, Marlon, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho, Martinez e Benitez; Everaldo e Mastriani.

O jogo

Primeiro tempo

O Corinthians começou a partida com uma preocupação logo no primeiro lance. Cássio sentiu dores musculares após um recuo. Apesar do desconforto, o goleiro conseguiu livrar bem a pressão dos jogadores adversários na jogada. O camisa 12, no entanto, recebeu atendimento rápido na beira do gramado e pediu para seguir em campo.

Jogando em casa, o América-MG quem deu a primeira finalização da partida. Após a defesa do Corinthians afastar a bola da grande área em uma chegada dos mandantes pelas laterais, Iago Maidana ficou com a sobra e arriscou de longa distância, mas sem direção.

Não demorou muito para o Timão responder. Róger Guedes teve liberdade pelo lado esquerdo do ataque e chutou também de longa distância, mas a bola saiu para fora do gol de Mateus Pasinato.

A primeira chance de perigo do jogo foi do Corinthians. Aos 11 minutos, Róger Guedes fez jogada individual pela linha de fundo e contou com a sorte para a bola sobrar com ele com certa liberdade. O camisa 10 penetrou pelo lado esquerdo da grande área em condições de finalizar e arriscou o chute de direita, mas Mateus Pasinato agarrou a bola e não deu rebote, uma vez que tinham dois atletas corinthianos atentos na pequena área.

Presente em grande número no Independência, a torcida do Corinthians soltou o primeiro “uh!” aos 17 minutos. Róger Guedes recebeu na entrada da grande e, de costas, tocou de primeira para Yuri Alberto, que devolveu para o companheiro. O camisa 10 entrou no lado direito da grande área e bateu rasteiro, mas a defesa do América-MG afastou. A bola sobrou para Gabriel Moscardo na entrada da grande área e o volante, sem dominar, soltou uma bomba, que passou próxima ao gol.

A resposta do América-MG ocorreu três minutos depois. Após roubada de bola, Mastriani recebeu no ataque e fez o pivô para Juninho. O meia errou o passe para o atacante, mas a bola sobrou para ele novamente. O jogador do time mineiro dessa vez resolveu limpar a marcação, conduzir para dentro da grande área e chutar forte de esquerda, mas a finalização balançou as redes do lado de fora do gol corinthiano.

Após a última chance, o América-MG conseguiu se impor mais sobre o Corinthians e Cássio teve de trabalhar pela primeira vez no jogo aos 24 minutos. Benitez deu caneta em Ruan Oliveira e chutou com liberdade na entrada da grande área, obrigando ao goleiro corinthiano espalmar a bola para o lado e completar a defesa na sequência.

O roteiro dos 30 minutos do primeiro tempo foi semelhante ao último jogo entre as equipes no Independência, pelo Brasileirão. O Corinthians tinha mais posse de bola, com 60% contra 40% do América-MG, mas não conseguia infiltrar na defesa dos mandantes, que por sua vez exploravam os erros do Timão para atacar.

E aos 31 minutos o América-MG abriu o placar da partida com Juninho. Após cobrança curta de falta, Lucas Kal viu o meia se infiltrando na grande área e enfiou a bola para ele. O capitão do time mineiro recebeu nas costas de Gil e bateu de primeira com o pé esquerdo para balançar as redes no Independência.

O time de Vanderlei Luxemburgo não reagiu bem após o gol sofrido. Os jogadores tiveram ainda mais dificuldades de rodar a bola próximo ao gol do América-MG e abusavam de lançamentos e bolas longas, sem êxito.

E na primeira investida a partir de passes curtos, Róger Guedes tabelou com Ruan Oliveira no lado esquerdo do ataque e o camisa 10 entrou na grande área. O atacante limpou a marcação de Marlon e chutou forte de pé direito para a boa defesa de Mateus Pasinato. No rebote, Yuri Alberto tocou para Fagner, mas o lateral-direito soltou uma bomba de média distância sem direção para o gol.

Róger Guedes e Mateus Pasinato travaram duelos ao longo do primeiro tempo. Aos 46 minutos, o goleiro mais uma vez saiu vencedor. Após receber bola de Gabriel Moscardo na entrada da grande área, o camisa 10 do Corinthians dominou e teve espaço para chutar, mas o arqueiro se esticou para espalmar a bola para a lateral. Foi o último lance de perigo do time de Vanderlei Luxemburgo antes do apito final da primeira etapa, que acabou em 1 a 0 para o América-MG.

Segundo tempo

O segundo tempo iniciou o segundo tempo adiantando mais a marcação e buscando sufocar o América-MG para tentar o empate.

E Yuri Alberto, aos dois minutos, por pouco não igualou o marcador no Independência. Fausto Vera, atuando como segundo volante na partida, recebeu na direita da grande área e cruzou forte rasteiro, encontrando o camisa 9 na pequena área. O centroavante se antecipou ao marcador e tocou com o bico da chuteira, mas a bola passou por cima do gol.

Os primeiros dez minutos da etapa final foram intensos para ambos os times. Aos cinco minutos, o ex-Corinthians Danilo Avelar quase ampliou para o time da casa. Após lançamento na área, a bola sobrou para Juninho, que limpou Cássio e tocou para o lateral na pequena área. Mesmo com o gol aberto, o jogador desviou de pé direito para fora.

Um minuto depois, quase o empate do Corinthians, desta vez com Fausto Vera. Em contra-ataque, o volante argentino recebeu passe na entrada da grande e, de primeira, finalizou forte de pé direito. A bola pegou curva, mas Mateus Pasinato estava atento ao lance e espalmou para escanteio.

Yuri Alberto teve nova chance de balançar as redes aos nove minutos. Adson partiu em contra-ataque em velocidade, costurou para o meio sob a perseguição de três marcadores e acionou o camisa 9 pelo lado direito. Na grande área, o centroavante do Timão ficou de frente para o goleiro e chutou firme de pé direito, mas Mateus Pasinato novamente fez a intervenção.

Mesmo em desvantagem no placar, o Corinthians teve mais espaços no segundo tempo, tendo em vista que o América-MG atacava mais em relação à primeira etapa. Em escanteio para os mandantes, Fábio Santos ficou com a sobra e engatou o contra-ataque. O lateral, contudo, tocou um pouco atrás para Adson, que teve de atrasar a jogada e não conseguiu acionar Róger Guedes, que disparava em velocidade.

Na sequência da jogada, Aloísio por pouco não marcou o segundo. O atacante aproveitou cruzamento e tocou na saída de Cássio, mas a bola passou raspando a trave. A arbitragem, contudo, assinalou impedimento no lance.

Luxemburgo fez as primeiras alterações somente aos 19 minutos, sacando Adson e Ruan Oliveira para promover as entradas de Guilherme Biro e Matheus Araújo e o time ganhou fôlego para manter a pressão.

O novo capítulo do duelo entre Róger Guedes e Mateus Pasinato foi escrita apenas aos 27 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu de Fábio Santos e tentou devolver para o lateral-esquerdo, mas a defesa bloqueou. Na sobra, o camisa 10 do Timão conduziu pelo meio, limpou a marcação duas vezes e chutou forte no canto, mas o goleiro, atento, agarrou a finalização.

No minuto seguinte, foi a vez de Matheus Araújo parar no goleiro. O meia recebeu passe na grande área, girou sobre a marcação e chutou de pé esquerdo, mas o camisa 14 do América-MG agarrou outra finalização.

Mateus Pasinato foi o grande nome do América-MG na partida. Inspirado, o atleta manteve a vantagem no placar, já que a defesa do time de Vagner Mancini não conseguia mais segurar as investidas do Corinthians com tanto ímpeto.

Aos 29 minutos, o goleiro se esticou todo para espalmar a finalização de Guilherme Biro de fora da área. Um minuto depois, ele defendeu em dois tempos outra bomba de Róger Guedes, que arrematou com liberdade na entrada da grande área.

Cinco minutos depois foi a vez da trave ser a inimiga de Róger Guedes. O atacante recebeu bola longa de Gabriel Moscardo no lado esquerdo e penetrou na grande área. O atleta limpou a marcação e chutou forte no poste direito do goleiro.

O camisa 10 voltou a ficar com condições de finalizar na grande área após outra enfiada de Gabriel Moscardo. Mesmo sem ângulo, o atacante preferiu arriscar de esquerda e a bola saiu pela lateral.

Se de um lado Mateus Pasinato evitava o empate do Corinthians, Cássio, do outro, salvava a equipe alvinegra de sofrer o segundo tento na partida. Em cruzamento pelo lado direito da defesa corinthiana, Pedrinho se antecipou aos zagueiros e cabeceou firme. O camisa 12 mostrou estar com os reflexos em dia e, no contrapé, espalmou para escanteio.

O Timão, entretanto, não teve mais forças na reta final do confronto. O time errava o último passe e, quando tinha mais dificuldades, alçava a bola na grande área. A falta de criatividade nos últimos minutos do confronto obrigaram Gil a ficar no ataque para vencer os duelos na bola aérea, mas o zagueiro pouco ajudou o sistema ofensivo do time e a partida acabou em 1 a 0 para o América-MG.

Ficha técnica de América-MG 1 x 0 Corinthians

Competição: Copa do Brasil
Local: Estádio Raimundo Sampaio, Belo Horizonte, MG
Data: 05 de julho de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Kleber Lucio Gil
Árbitro de vídeo: Wagner Reway
Gol: Juninho (América-MG)
Cartões amarelos: Marlon (América-MG); Gabriel Moscardo e Adson (Corinthians)

AMÉRICA-MG: Mateus Pasinato; Marlon, Iago Maidana, Éder, Danilo Avelar (Nicolas), Lucas Kal, Juninho, Martínez (Wanderson), Benitez (Pedrinho), Everaldo (Felipe Azevedo) e Mastriani (Aloísio).
Técnico: Vagner Mancini

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Maycon), Gabriel Moscardo e Ruan Oliveira (Matheus Araújo); Adson (Guilherme Biro), Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida: América-MG 1 x 0 Corinthians