x

Corinthians 1 x 1 Fortaleza - Semifinal - Sul-Americana 2023

Sul-Americana 2023 - Corinthians 1 x 1 Fortaleza

Partida de futebol entre Corinthians 1 x 1 Fortaleza nSul-Americana 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7871/sul-americana_2023/corinthians-1-x-1-fortaleza

02:00

2023-09-26T21:30:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 1 X 1 Fortaleza

Sul-Americana 2023
26 de setembro de 2023, 21:30
Corinthians 1 x 1 Fortaleza
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 32 de 33 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians empata em casa com o Fortaleza no primeiro jogo da semifinal da Sul-Americana

Corinthians e Fortaleza empataram em 1 a 1 a partida de ida da semifinal da Sul-Americana, que ocorreu na noite desta terça-feira. Diante da torcida na Neo Química Arena, o Timão viu o Fortaleza abrir o placar no primeiro tempo com Zé Welison, mas igualou o marcador ainda antes do intervalo com Yuri Alberto.

O primeiro tempo foi equilibrado, mas o Corinthians viu o Fortaleza abrir o placar com Zé Welison em escanteio cobrado por Marinho. O volante disputou com Fábio Santos na grande área e desviou de cabeça para balançar as redes. O juiz havia marcado falta no lance, mas confirmou o gol após revisão no VAR. O Timão, no entanto, conseguiu o empate com Yuri Alberto, que recebeu passe de Renato Augusto nas costas da defesa e balançou as redes de João Ricardo na reta final.

A segunda etapa foi de menos emoções. O Corinthians até teve mais a posse de bola, mas não conseguia transformar em chances claras. E, quando conseguia, a equipe alvinegra errava no último passe. O Fortaleza, por sua vez, chegava com chutes de longa distância, facilmente defendidos por Cássio. Sem gols nos 45 minutos finais, a partida terminou empatada em 1 a 1 na Neo Química Arena.

Anota aí, Fiel! - A partida de volta entre Corinthians e Fortaleza pela Sul-Americana está marcada para a próxima terça-feira, dia 3 de outubro, às 21h30, na Arena Castelão. Antes, no entanto, o Timão tem um compromisso pelo Brasileirão no sábado, quando encara o São Paulo, às 18h30, no Morumbi, em duelo válido pela 25ª rodada.

Escalação

A assessoria de imprensa do Corinthians mais uma vez não divulgou a lista de relacionados para o duelo decisivo diante do Fortaleza pela Sul-Americana. Na escalação inicial, o meia paraguaio Matías Rojas foi a principal ausência por causa de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Giuliano foi o substituto dele no meio-campo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo, então, escalou o Corinthians dessa maneira: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Wesley e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians para o jogo de ida contra o Fortaleza pela semifinal da Sul-Americana

Meu Timão

No banco de reservas, o comandante contou com o retorno de Roni, que estava machucado. Além do volante, compuseram a lista de suplentes: Carlos Miguel, Fausto Vera, Ángel Romero, Caetano, Gustavo Silva, Matheus Bidu, Cantillo, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Pedro e Ruan Oliveira.

O Fortaleza do técnico Juan Pablo Vojvoda, por sua vez, escalou o time assim: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.

O jogo

Primeiro tempo

O pontapé inicial do jogo foi dado pelo Fortaleza e, nos primeiros minutos do confronto, o Corinthians apenas viu o adversário trocar passes e ocupando seu campo de defesa. O Timão não teve problema para se defender das investidas do oponente até conseguir ter a posse de bola e circular pelo ataque.

Com muitos meias na equipe, o Corinthians tentava envolver o Fortaleza por passes curtos na região central do meio-campo. A primeira chegada do clube alvinegro foi com Maycon, aos quatro minutos. O volante recebeu bola enfiada de Renato Augusto na entrada da grande área, mas dominou mal e perdeu a posse na sequência da jogada.

A resposta do rival ocorreu três minutos depois. Bruno Pacheco chegou na linha de fundo pelo lado direito da defesa corinthiana, trombou com Fagner e conseguiu o cruzamento rasteiro. A bola foi em direção a Pochettino, que finalizou de pé direito de primeira, mas a bola saiu pela linha de fundo sem perigo.

A primeira finalização a gol do jogo também foi dos visitantes. Aos oito minutos, Guilherme recebeu passe na entrada da grande área e arriscou o chute. Cássio, contudo, não teve dificuldades de segurar o arremate.

A melhor chance do primeiro terço da etapa inicial foi do Corinthians. Aos 11 minutos, Fagner tabelou com Maycon no lado direito do meio-campo e conduziu até a entrada da grande área do adversário, onde tocou para Giuliano, que teve espaço para chutar. Entretanto, a finalização do meia desviou em Brítez e ficou fraca para João Ricardo defender sem dar rebote.

O time de Vanderlei Luxemburgo voltou a finalizar a gol aos 18 minutos. Wesley recebeu passe no lado esquerdo do ataque, cortou para o meio e driblou a marcação até penetrar na grande área. Lá, o jovem atacante, já sem equilíbrio, arriscou o chute de esquerda. A bola saiu mascada e ainda contou com desvio da defesa que tirou a força dela, ficando fácil para João Ricardo.

Mas foi o Fortaleza que abriu o placar. Aos 20 minutos, em cobrança de escanteio de Marinho, Zé Welison ganhou de Fábio Santos na disputa e cabeceou para o gol na primeira trave. Cássio ainda toca na bola, mas não conseguiu evitar que ela ultrapasse a linha. A arbitragem ainda havia marcado falta do volante adversário no lateral-esquerdo corinthiano, mas confirmou o tento após revisão de quatro minutos no árbitro de vídeo.

Mesmo com a Fiel incessante nas arquibancadas, o time do Corinthians sentiu o abalo após o gol sofrido. Mesmo com mais posse de bola, o Timão não conseguia furar a defesa adversária. A equipe alvinegra chegava com frequência pelos lados do campo, tanto com Fagner quanto com Wesley, mas os atletas na grande área não aproveitava os cruzamentos.

Apesar de estar desorganizado em campo, o gol de empate do Corinthians nasceu do lampejo dos jogadores. Aos 40 minutos, Fagner deu chapéu em Zé Welison no meio-campo e deixou a bola com Renato Augusto. O camisa 8 precisou de apenas um toque para encontrar Yuri Alberto, que partia em velocidade nas costas da marcação. O camisa 9 chegou dentro da grande e bateu cruzado, sem chances para João Ricardo e enlouquecendo a Fiel na Neo Química Arena.

Empurrado pela torcida, o Corinthians tentou uma pressão na reta final do primeiro tempo em busca pela virada. E no minuto final, Renato Augusto girou sobre a marcação no meio-campo e fez o cruzamento para a grande área. Na segunda trave, Wesley subiu mais do que a marcação e testou forte para o gol, mas João Ricardo estava atento e espalmou a cabeçada, evitando que o Timão marcasse o segundo gol pouco antes do intervalo.

Segundo tempo

O começo do segundo tempo foi semelhante aos primeiros 45 minutos. A diferença era que o Corinthians trocava mais passes em relação ao Fortaleza, mas o ímpeto defensivo das duas equipes era superior às investidas ofensivas.

A primeira boa chegada ocorreu aos cinco minutos, com Fábio Santos e Yuri Alberto. O lateral-esquerdo teve espaço para conduzir até o ataque e tocar para o centroavante na grande área. No momento da finalização do camisa 9, todavia, Titi apareceu para bloquear e mandar a bola para escanteio.

Na sequência, foi a vez do Fortaleza de assustar a defesa do Corinthians. Pikachu - que entrou na vaga de Marinho, que saiu machucado - recebeu passe na grande área e, com liberdade, chutou forte de pé esquerdo. Cássio apenas olhou a finalização passar próximo do travessão.

Aos dez minutos, Luxemburgo mexeu as primeiras peças no Corinthians. Wesley deixou o campo para a entrada de Romero no lado esquerdo do ataque.

Cássio teve de trabalhar pela primeira vez no segundo tempo aos 15 minutos. Em cobrança de falta na grande área do Corinthians, a defesa alvinegra rebateu a bola. Na sobra, Tinga arriscou uma bicicleta e o chute foi forte em direção ao gol, mas o camisa 12 do Timão agarrou firme.

Na sequência, Cássio não perdeu tempo e fez bom lançamento para Yuri Alberto no ataque. O camisa 9 encarava a marcação de dois defensores até chegar na entrada da grande área do Fortaleza. Mesmo com opções de passe, o atacante arriscou o chute rasteiro, mas pegou mal na bola e ela saiu pela linha de fundo sem perigo para João Ricardo.

Mesmo com pouco tempo em campo, o meia-atacante Yago Pikachu incomodava a defesa do Corinthians pelo lado esquerdo. Aos 16 minutos, o jogador do Fortaleza chutou forte de média distância e novamente Cássio segurou o chute sem dar rebote.

Sem um atleta com características de mano a mano no ataque desde a saída de Wesley, Luxemburgo colocou em campo Gustavo Silva na vaga de Gabriel Moscardo, amarelado. O atacante passou a ocupar a ponta-direita, enquanto Maycon foi movido para a função de primeiro volante.

E não demorou muito para Gustavo Silva fazer a primeira jogada de perigo do Corinthians. Ele passou pela marcação no lado direito e fez o cruzamento fechado para a grande área. A bola passou raspando a cabeça de Yuri Alberto na grande área, que ainda contava com a presença de Romero no lado esquerdo, que também não conseguiu chegar a tempo.

Sem tanto espaço para jogadas de infiltração no meio-campo, tanto o Corinthians quanto o Fortaleza arriscavam finalizações de média distância. Apesar dos jogadores acertarem o gol, a finalização não saia com a força necessária ou longe do alcance dos goleiros, que faziam as intervenções sem problemas.

O time de Vanderlei Luxemburgo voltou a assustar pouco antes dos 30 minutos. Primeiro com Romero. O paraguaio viu Giuliano se desmarcar nas costas da defesa e o lançou na grande área, mas o meia não conseguiu chegar na bola. A segunda, com Renato Augusto. O camisa 8 recebeu passe de Gustavo Silva na entrada da grande e, de primeira, emendou o chute. Contudo, a finalização saiu longe do gol.

Os jogadores do Corinthians não conseguiam concluir a gol as poucas oportunidades que tinham. Aos 32 minutos, foi a vez de Renato Augusto fazer cruzamento explorando a infiltração de Gustavo Silva na grande área. O camisa 19 até conseguiu se desvencilhar da marcação, mas faltou pouco para o atacante mergulhar de peixinho para tocar na bola.

Nos 15 minutos finais do confronto, ambos os times tiveram espaço para atacar, mas ainda sim tiveram poucas oportunidades claras de balançar as redes. O Timão não aproveitou o apoio das arquibancadas para esboçar uma pressão na reta final e a partida terminou empatada em 1 a 1.

Ficha técnica de Corinthians 1 x 1 Fortaleza

Competição: Copa Sul-Americana
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 26 de setembro de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich
Assistentes: Nicolas Tarán e Carlos Barreiro
Árbitro de vídeo: Leodán González
Gols: Yuri Alberto (Corinthians); Zé Welison (Fortaleza)
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo, Gabriel Moscardo e Renato Augusto (Corinthians); Emanuel Brítez, Bruno Pacheco e Guilherme (Fortaleza)
Público: 42.196 pagantes (público total: 42.398)
Renda: R$ 3.014.889,00

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo, Fábio Santos, Gabriel Moscardo (Gustavo Silva), Giuliano, Maycon, Renato Augusto, Wesley (Romero) e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi, Bruno Pacheco, Zé Welison (Sasha), Caio Alexandre (Pedro Augusto), Pochettino (Caleb), Marinho (Yago Pikachu), Guilherme (Machuca) e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 1 x 1 Fortaleza

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de MALOQUEIRO

    Maloqueiro 142 comentários

    @mvfneves em

    Lixo, vergonha, mediocridade, covarde

    Fora Luxemburro

  • Foto do perfil de José Eduardo

    José 76 comentários

    @jose.eduardo.montanu em

    Romero e Mosquito não entraram!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de ROMILDO

    Romildo 85 comentários

    5514º. @semprecampeo em

    Avaliar o que no time do Corinthians? Futebol medíocre, pior do que muitas equipes amadoras, deste nosso Pais. Equipe sem tática, sem vibração, correndo feito barata tonta. Conjunto de futebol? Só se for de roupa.

  • Foto do perfil de Sergio

    Ranking: 7211º

    Sergio 265 comentários

    5513º. @sergio-luis-ferreir1 em

    Fábio Santos adora entregar tudo.

  • Foto do perfil de Braulio

    Braulio 8 comentários

    5512º. @braulio.pereira.da.s em

    Bom dia fiel, na verdade eu não vejo o time do Corinthians, um time ruim, o que eu enxergo um técnico medroso, sem atitude que fica trocando atacante, por atacante, defensor por defensor, eu não vejo o cara tirar um meio campista e colocar um atacante, tira r um cara da defesa e colocar um atacante, sempre é a mesma coisa, o meio de campo do Corinthians estava morto, Renato Augusto cansado, Juliano cansado, Maicon, morto, caramba, o Pedro no banco, põe a molecada para jogar, coloca os moleques para jogar com Yuri Alberto, deixa o Wesley da moral para o moleque, o Corinthians precisava ganhar, o cara fica esperando o time tomar o gol sempre e não mexe estava caindo dois caras em cima do Fagner toda hora, e ele não arruma, para né o luxa é retranqueiro, ele não joga o time para cima, se um cara não joga ele fica perdido, o time não é ruim é mal escalado é sem comando, não tem uma jogada ensaiada, joga a responsabilidade toda para o jogador, chama o moscardo orienta o moleque manda o moleque ter calma, chama o Wesley fala o quanto o moleque é importante para o time, pede para soltar, mais a bola, o cara agora só fica sentado no banco, tenha dó, assim não dá, esse técnico, infelizmente, já deu, o cara era o cuca, ou o Dorival até nisso a diretoria é fraca, o cara saiu do Flamengo e a diretoria não teve coragem de contratar o cara, aí vem um técnico bom que era o cuca é queimado pelo povo, como se ninguém estivesse errado, o cara treina vários, clubes, mas o Corinthians não pode, sem palavras.ja estou de saco cheio desse Luxemburgo.

  • Foto do perfil de Cleiton

    Cleiton 6 comentários

    5511º. @cleiton-caires em

    Que sofrimento assistir os jogos do Corinthians, crio a maior expectativa para ver isso, Luxemburgo não dá mais!

  • Foto do perfil de Aparecido

    Ranking: 5810º

    Aparecido 348 comentários

    5510º. @aparecido.e.juliana em

    Vai esperar levar uma lavada no jogo de volta pra demitir esse velho burro? Demiti hoje e deixa o Renato Augusto e o Giuliano mesmo organizarem que o time vai melhor. O time aos pedaços, eliminado pelos bambis da copa BR, prestes a ser eliminado da sula, maior parte do campeonato brigando contra zona de rebaixamento, mas a tal da organizada acha que o principal problema é a camisa amarela