x

Corinthians 1 x 0 Botafogo - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Corinthians 1 x 0 Botafogo

Partida de futebol entre Corinthians 1 x 0 Botafogo nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7646/brasileirao_2023/corinthians-1-x-0-botafogo

02:00

2023-09-22T20:00:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 1 X 0 Botafogo

Brasileirão 2023
22 de setembro de 2023, 20:00
Corinthians 1 x 0 Botafogo
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 118 de 118 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians vence o Botafogo na Arena em estreia de camisa e se recupera no Brasileirão

O Corinthians voltou a vencer no Brasileirão. Em duelo válido pela 24ª rodada, o Timão derrotou o Botafogo por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, na Neo Química Arena, e voltou a somar três pontos no campeonato após cinco partidas. Gil foi o autor do gol da vitória corinthiana no confronto. O clube do Parque São Jorge teve um jogador a mais em campo desde os 20 minutos do primeiro tempo.

O resultado aliviou a situação do Corinthians na tabela, uma vez que o clube estava diminuindo cada vez mais a margem para a zona de rebaixamento. Com a vitória, a equipe de Vanderlei Luxemburgo chegou a 30 pontos, abrindo seis de distância para o primeiro time entre os quatro últimos, o Santos, e ocupando a décima colocação.

O primeiro tempo foi de poucas emoções. Porém, o Corinthians assumiu o controle do jogo aos 20 minutos após Marçal, do Botafogo, ter sido expulso com cartão vermelho direto após acertar a sola na canela de Pedro. Mesmo com mais posse de bola, o Timão criou poucas chances e não incomodou a defesa adversária e os times foram para o intervalo com o zero no placar.

O Timão voltou para o segundo tempo mais agressivo e não demorou muito para abrir o placar. Aos 13 minutos, Gil aproveitou rebote de Lucas Perri para encher o pé e estufar as redes da Neo Química Arena. O equipe do Parque São Jorge ainda teve oportunidades para ampliar o marcador, mas venceu o Botafogo pelo placar de 1 a 0.

O jogo marcou a estreia da terceira camisa do Corinthians da atual temporada, que homenageia a participação do clube no movimento democrático Diretas Já, na reta final da ditadura militar no Brasil. Com essa partida, o Timão venceu as últimas seis vezes que inaugurou um novo uniforme.

Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians será na terça-feira, quando enfrentará o Fortaleza no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana. A bola vai rolar às 21h30, na Neo Química Arena.

Escalação

O técnico Vanderlei Luxemburgo mandou a campo um Corinthians com boa parte do time base titular, com exceção de três jogadores: Renato Augusto, Fagner e Fábio Santos. O trio foi poupado visando o jogo decisivo contra o Fortaleza pela Sul-Americana. Por outro lado, Gil e Bruno Méndez retornaram ao time após terem cumprido suspensão na última rodada.

Dessa forma, o Timão entrou da seguinte maneira: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo, Maycon e Matías Rojas; Pedro, Wesley e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians contra o Botafogo, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Fausto Vera, Fábio Santos, Renato Augusto, Romero, Caetano, Gustavo Silva, Giuliano, Fagner, Cantillo, Guilherme Biro e Ruan Oliveira.

O Botafogo, do técnico Bruno Lage, foi a campo com essa escalação: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Victor Sá, Luis Henrique e Tiquinho Soares.

O jogo

Primeiro tempo

O Corinthians deu o pontapé inicial, mas pouco ficou com a bola nos minutos iniciais do confronto. No entanto, não demorou muito para a equipe de Vanderlei Luxemburgo ter mais posse e trocar passes buscando abrir espaços na defesa do Botafogo.

A primeira finalização ocorreu somente aos seis minutos, pelo lado do adversário. Aos seis minutos, Luis Henrique recebeu bola de Tiquinho Soares no lado esquerdo do ataque, cortou Bruno Méndez na entrada da grande área e bateu rasteiro. Contudo, o chute saiu sem força e foi para fora do gol de Cássio.

Mesmo ainda sem ter finalizado, o Corinthians chegou com mais perigo ao gol do Botafogo nos primeiros 10 minutos. Lucas Veríssimo fez enfiada de bola para Matheus Bidu, que penetrava na grande área adversária. O lateral contou com desatenção da defesa oponente e teve a chance de ficar de frente para Lucas Perri. O arqueiro da equipe carioca, no entanto, chegou primeiro na dividida e fez o corte no lance.

A equipe do Botafogo tinha mais espaço para trabalhar a bola entre a linha de defesa e meio-campo do Corinthians. E foi assim que Tchê finalizou com perigo ao gol de Cássio. O meia recebeu na entrada da grande e tentou bater de esquerda. A bola saiu de cobertura e quase surpreendeu o goleiro corinthiano, que apenas observou o chute saindo por cima da trave.

Por causa desse espaço, o Botafogo arriscava finalizações de média e longa distância, principalmente com Tiquinho Soares e Luis Henrique. Mas a equipe de Bruno Lage pecava na mira e não dava problemas para a defesa corinthiana no primeiro terço da etapa inicial.

No entanto, a partida mudou aos 20 minutos. Pedro dividiu a bola no ar com Marçal e o lateral-esquerdo do Botafogo acertou a sola na canela do jovem corinthiano. O juiz deu amarelo para o adversário, mas aplicou o vermelho direto após checagem no árbitro de vídeo e o Timão ficou com um a mais no confronto.

Logo após ficar em superioridade numérica em campo, não demorou muito para o Corinthians assumir o controle total da partida e preencher o campo de defesa do Botafogo com todos os atletas de linha. Aos 24 minutos, Wesley fez jogada individual pelo lado esquerdo da grande área, passou por três jogadores adversários e arriscou o chute com o pé esquerdo, mas a finalização saiu ao lado da trave de Lucas Perri.

O Botafogo, por sua vez, tinha o contra-ataque como arma. A equipe tentou se reorganizar taticamente em campo e montou os nove jogadores atrás da linha da bola. Essa estratégia dificultou os ataques do Corinthians, já que mesmo com muito mais posse de bola ainda não havia criado chances claras.

As melhores oportunidades do Corinthians eram pelo lado esquerdo, com Wesley. O atacante partia em velocidade sobre a marcação e cortava para o meio, criando espaços tanto para finalizar quanto para encontrar companheiros melhores posicionados. Todavia, o time seguia sem aproveitar as investidas ofensivas.

Aos 45 minutos, Maycon conseguiu deixar Yuri Alberto em boas condições para finalizar. O atacante recebeu passe enfiado na grande, ajeitou com o pé esquerdo e chutou forte, mas Lucas Perri defendeu em dois lances. A arbitragem, no entanto, já havia marcado impedimento na jogada.

Na reta final dos acréscimos, Yuri Alberto dessa vez foi garçom. O camisa 9 recebeu bola na direita, passou pela marcação do Botafogo e tocou para Pedro, que estava bem posicionado na grande área. O jovem, porém, teve pressa para concluir a jogada e finalizou mal sobre a defesa adversária. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo de poucas emoções na Neo Química Arena e as equipes foram para o intervalo com o zero no placar.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Luxemburgo promoveu duas alterações. Fagner e Renato Augusto entraram nas vagas de Lucas Veríssimo e Gabriel Moscardo. O zagueiro estava pendurado e foi preservado para estar à disposição para o Majestoso da rodada seguinte. O volante, por sua vez, estava amarelado e foi sacado de campo.

Com isso, Maycon foi movido para a função de primeiro volante para permitir que Rojas e Renato Augusto atuassem lado a lado no meio-campo. Bruno Méndez se tornou o zagueiro-esquerdo e Fagner assumiu a lateral na direita.

A primeira chance do Corinthians etapa final foi de Pedro, aos dois minutos. O jogador passou pela marcação no lado direito do ataque, cortou para o meio e chutou com o pé esquerdo ao gol. No entanto, ele não conseguiu ter tanta precisão no chute e Lucas Perri só olhou a bola sair por cima das traves.

A torcida do Corinthians suspirou fundo aos seis minutos em finalização de Matías Rojas. O paraguaio recebeu de Renato Augusto e teve espaço para arriscar a finalização de média distância com o pé esquerdo, característica dele. Embora tenha sido em direção ao meio do gol, a bola foi forte e fez uma pequena curva, o suficiente para obrigar Lucas Perri a se esticar e mandar para escanteio.

Dois minutos depois, foi a vez de Renato Augusto levantar os ânimos da Fiel na Neo Química Arena. Bidu tocou para o camisa 8 na entrada da grande área, onde ele ajeitou com a perna direita e chutou colocado. A finalização passou próxima ao gol e assustou o goleiro rival.

O Corinthians ganhou fôlego novo aos dez minutos. A dupla de pontas formada por Wesley e Pedro saíram para as entradas de Romero e Gustavo Silva. O treinador fez as alterações pensando já no confronto contra o Fortaleza pela Sul-Americana, além de manter o volume ofensivo sobre o adversário.

No minuto seguinte depois das alterações, Rojas novamente finalizou com perigo ao gol de Perri. O paraguaio teve condições de chutar na entrada da grande área, mas a bola desviou na marcação e saiu para escanteio.

E, depois de tanta pressão, o gol do Corinthians saiu aos 13 minutos, com Gil. Matheus Bidu recebeu passe no lado esquerdo do ataque e venceu a corrida contra a marcação para fazer o cruzamento no limite da linha de fundo na cabeça do zagueiro, que testou firme e viu Perri espalmar. No rebote, ele encheu o pé e estufou as redes, abrindo o placar na Neo Química Arena.

Depois do gol, o Corinthians seguiu dominando o Botafogo e criando chances para ampliar o placar ainda antes dos 20 minutos, as duas com Yuri Alberto. Na primeira, o centroavante recebeu bom cruzamento de Renato Augusto e cabeceou por cima do gol. Na segunda, o camisa 9 foi acionado na entrada da grande área e, com liberdade, chutou na direção de Lucas Perri.

O Botafogo, por sua vez, aboliu a estratégia de se postar atrás e tentou se lançar ao ataque, mesmo com um jogador a menos. O Corinthians, no entanto, não teve tantas dificuldades de conter a pressão adversária.

A primeira melhor chance dos oponentes depois do fim da pressão corinthiana ocorreu aos 34 minutos, com Victor Sá. O atacante recebeu cruzamento na grande área e se antecipou à marcação para desviar de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo. Também pelo alto, os adversários voltaram a assustar dez minutos depois. Dessa vez, Cássio agarrou firme a cabeçada de Victor Cuesta em cobrança de falta.

Nos acréscimos, Yuri Alberto desperdiçou nova oportunidade. Fagner encontrou o camisa 9 livre na grande área, mas o atacante desviou de primeira de pé esquerdo e pegou muito embaixo da bola, isolando para as arquibancadas.

Aos 48 minutos, Cássio mais uma vez foi seguro debaixo das traves. O camisa 12 estava bem posicionado para agarrar firme a cabeçada de Júnior Santos, que havia aproveitado casquinha na pequena área e tentar o empate do Botafogo.

Nos minutos finais, o Botafogo tentou a pressão final na bola parada e mandou até Lucas Perri para a grande área de Cássio. No entanto, a defesa corinthiana cortou todas as bolas pelo alto e manteve intacta as redes do camisa 12, vencendo a partida por 1 a 0 na Neo Química Arena.

Ficha técnica de Corinthians 1 x 0 Botafogo

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 22 de setembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Felipe Alan Costa de Oliveira
Árbitro de vídeo: Rafael Traci
Gol: Gil (Corinthians)
Cartões amarelos: Gil, Gabriel Moscardo, Yuri Alberto e Fagner (Corinthians); Adryelson, Marlon Freitas, Tchê Tchê e Diego Costa (Botafogo)
Cartão vermelho: Marçal (Botafogo)
Público: 37.237 pagantes (público total: 37.543)
Renda: R$ 2.311.037,08

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo (Fagner) e Matheus Bidu (Fábio Santos); Gabriel Moscardo (Renato Augusto), Maycon e Matías Rojas; Pedro (Gustavo Silva), Wesley (Romero) e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido (Júnior Santos), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê, Eduardo e Victor Sá (Carlos Alberto); Luis Henrique (Diego Costa) e Tiquinho Soares (Hugo).
Técnico: Bruno Lage

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 1 x 0 Botafogo