x
Corinthians caminha para realizar algo histórico
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Corinthians caminha para realizar algo histórico

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

49 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

Corinthians caminha para realizar algo histórico

Torcida do Corinthians se movimenta para tentar quitar a dívida do estádio

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Para o torcedor mais passional não faltam memórias sobre as inúmeras vezes em que o Corinthians fez história em escala mundial e moldou o esporte de alguma forma. E não estou falando somente de títulos de expressão, estou lembrando de demonstrações de que esse o clube não é apenas um mero clube, é muito mais que isso.

Antes de chegar onde eu quero com essa coluna, cabe uma relembrada nostálgica sobre alguns desses feitos.

Fundação da equipe

Numa época em que o futebol era um esporte de exclusividade da elite, o Corinthians quebrou paradigmas ao ser formado por trabalhadores comuns.

Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista sob a luz de um lampião. Às 20h30 do dia 1º de setembro de 1910 a ousadia de operários trouxe ao mundo o nosso amado Timão.

Inspirado na passagem do no nosso irmão inglês Corinthian-Casuals Football Club, nunca se imaginou que esse clube fosse tão brasileiro. O alfaiate Miguel Battaglia, que parecia já prever o futuro disse: “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”.

Uma premonição?

Torcida cresceu no jejum

Quem não conhece a história dos 23 anos de jejum?

Essa passagem é contada com frequência, de geração para geração, e sempre culmina na presença em massa do torcedor lá no Maracanã, contra o Fluminense. Porém, nesse meio-tempo, o número de aficcionados corinthianos cresceu absurdamente.

Por mais que os títulos de expressão não figuraram no currículo alvinegro nesse período sem taças, o Timão arrastava multidões por onde passava.

Muita gente tenta menosprezar esse feito dizendo que as opções de entretenimento na época eram escassas e isso justificava o número crescente de fiés, mas o Corinthians não era a únca equipe em atividade na época, pelo contrário, existiam outros clubes que poderiam até ser mais atrativos porque estavam conquistando títulos maiores.

Um página da história que me enche de orgulho.

Maior deslocamento humano em tempos de paz

Ainda nos tempos de jejum, como esquecer a Invasão no Maracanã? O maior deslocamento humano em tempos de paz. Mais de 70 mil torcedores do Corinthians saíram de São Paulo para apoiar a equipe no jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense.

Esse pedacinho da nossa história, que poderia ser de tristeza por conta da falta de taças, foi de alegria e ninguém que estava lá imaginaria que, anos depois, isso seria celebrado como um marco da formação da identidade e relação clube-torcida.

Democracria corinthiana

Um timaço comandado pelo grande Doutor Sócrates, mas não somente dentro das quatro linhas, mas fora delas também.

O tempo era de Ditadura Militar, período crítico para o Brasil, mas Sócrates e outros jogadores começaram a implantar a ideia de igualdade de opiniões e, através de um forte trabalho de marketing encabeçado por Washington Olivetto, os atletas entravam em campo já preparados para influenciar o país por meio de suas reinvindicações. Camisas com dizeres contrários à ditadura eram frequentes.

Foi ali, através do Corinthians e da influência de Sócrates que o futebol passou não ser somente mais um esporte para lazer, também se tornou algo capaz de moldar ativamente a vida das pessoas. Naquele momento a barreira foi quebrada e o esporte betrão passou a ter grande importância em diversas áreas sociais.

Hoje em dia podemos apreciar isso através de diversas ações promovidas por marcas, clubes e pelos próprios atletas. Seja para divulgar um Setembro Amarelo, para mandar um recado no Dia dos Pais ou para combater atos racistas, o futebol é o que é hoje graças à contribuição do Corinthians num momento extremamente duro e triste da história brasileira.

Invasão no outro lado do mundo

Que o Corinthians ganhou seus dois mundiais promovendo momentos memoráveis para posteridade não é segrego, mas o impacto da massa de torcedores impressionou o mundo. O que para nós, fiés, era algo comum, para o restante do planeta foi algo inimaginável e mágico.

A coisa começou a tomar forma ainda no Brasil, quando a equipe embarcou para o Japão para disputar o torneio. O Aeroporto de Guarulhos parecia o estádio. Foi um mar preto e branco de gente de todos os cantos para dar apoio ao clube antes dos jogos decisivos e se despedirem em grande estilo dos atletas e comissão técnica.

No Japão, por outro lado, nem parecida o outro lado do mundo, na verdade. A final contra o Chelsea, clube midiático e de grande repercussão mundial, parecida no Pacembu. Tinha corinthiano saindo por tudo quanto é canto. O estádio era, claramente, alvinegro. Mais uma invasão dessa torcida que sempre leva esse clube nas costas.

Histórias não faltam de gringos impressionados com a torcida e que até resolveram torcer por nós na finalíssima.

Quitação da Arena...

Ainda tenho pouco para falar sobre mais essa histório que a Fiel começou escrever, por isso deixei o título com reticências, entretanto essa possibilidade me deixa cheia de esperanças não só pelo valor financeiro e alívio econômico que pode resolver muitos dos perrengues que o clube vem passando, mas me dá também a certeza de que, se realizado, será outro marco incrível que eu terei orgulho de contar e recontar para aqueles que quiserem - e os que não quiserem - ouvir.

Imagine o clube afundado nas dívidas e sendo salvo pela torcida? Surpresa? Talvez para o resto do mundo, para nós é algo corriqueiro, porém não menos importante.

Vai ter muito torcedor por aí emoldurando os certificados de doação e os exibindo com orgulho. Vai ter gente que terá seu nome gravado no estádio! E não só no estádio porque todos aqueles que ajudarem, seja com pouco, muito ou até com nada, estarão marcados em mais essa página que torna o Corinthians diferenciado.

Essa coluna não é para romantizar problemas financeiros que foram oriundos de gestões pífias e irresponsáveis. É claro que todos queríamos que não fosse necessário chegar esse ponto. Só que chegou a esse ponto e, já que vamos ajudar, por que não celebrar isso com orgulho?

O Corinthians caminha para escrever outro capítulo lindo da sua história.

Veja mais em: Torcidas organizadas, Neo Química Arena e Dívida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Torcedora fiel e Coordenadora de Comunidade no Meu Timão desde 2013. Unindo paixão e trabalho há mais de dez anos!

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de All

    Ranking: 227º

    All 6317 comentários

    @all.colatra em

    Texto muito bom, que conta um pouco da história dessa relação entre o Corinthians e seus torcedores

    E vamos fazer história novamente. Não sei se vai pagar a Arena, se vai pagar apenas parte, se vai ser uma quantia pequena, mas o importante é a ideia, o importante é que muitos torcedores vão provar MAIS UMA VEZ que estão ao lado do clube de verdade

  • Foto do perfil de Wilson

    Ranking: 7º

    Wilson 63011 comentários

    @wilson.r.balera em

    Não existe torcida mais fiel e impressionante que a do Timão, vai Corinthians!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ariovaldo

    Ranking: 256º

    Ariovaldo 5797 comentários

    40º. @ariovaldo.pinto.de.s em

    Texto muito bem feito, Parabéns, só tem um detalhe que não está certo, quando você comenta na invasão de 76 no Rio que foram setenta mil Corintianos de SP, foram setenta mil Corintianos do Brasil, a Fiel compareceu e representou de todo lugar do país, eu "Graças a Deus"estive lá e presenciei tudo isso, exemplo é de um rapaz que me marcou muito, ele foi do Recife até o Rio de bicicleta...

  • Foto do perfil de Emmanuel

    Emmanuel 51 comentários

    39º. @emmanuel-oliveira-sa em

    Belo texto, parabéns.
    Hoje eu sou o que eu sou(Corinthians) é por está torcida, Fiel e inigualável. Não existe outra no mundo. Vai Corinthians. Não para de Lutar?

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 5220º

    Matheus 470 comentários

    38º. @matheus-caires1 em

    Eu não vou ajudar em nada. O Corinthians não me ajudar a pagar minhas contas. Futebol é só entretenimento, existem coisas mais importantes.

  • Foto do perfil de ELI

    Ranking: 9799º

    Eli 201 comentários

    37º. @eli.gomes2 em

    Acho que o Corinthians deveria fazer uma homenagem para os fundadores do Corinthians.
    Já que tudo começou com um grupo de operários e nós Dias de hoje através deles o clube Corinthians tem seus mais de 30 milhões de torcedores espalhados pelo mundo afora.
    E outra a maioria dos torcedores vem das periferias desse mundo afora.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 113º

    Carlos 10193 comentários

    36º. @carlos.tadeu.stoduto em

    O valor passará de 710 milhões, terá um significante desconto e o restante do dinheiro sobrando pagará mais dívidas a vista e com descontos...
    Só quem não é corinthiano vive acampado no parque São Jorge com título de vitalício, que tem que acabar, expulsar do clube os corruptos na força das leis do estatuto...