x
Mais importante que um título? A maior vitória recente do Corinthians
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Mais importante que título? A maior vitória recente do Corinthians

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

4.6 mil visualizações 24 comentários Comunicar erro

Mais importante que título? A maior vitória recente do Corinthians

A Justiça de São Paulo autorizou o pedido do Ministério Público para quebra de sigilo dos cartões corporativos do Corinthians

Foto: Meu Timão

O torcedor corinthiano está acostumado a ver sua paixão ser colocada à prova dentro de campo. Sofre com eliminações, vibra com vitórias memoráveis, algumas até improváveis, e se agarra à história para seguir acreditando. Mas fora das quatro linhas, nas últimas décadas, esse mesmo torcedor tem convivido com uma ferida aberta: a suspeita permanente de que o clube é mal administrado, usado como ferramenta de interesses políticos e pessoais.

Por isso, a decisão da Justiça de autorizar a quebra de sigilo dos cartões corporativos e de empresas ligadas ao Corinthians representa muito mais do que um ato jurídico. É, de certa forma, uma das maiores vitórias da Fiel nos últimos anos. Não por se comemorar a exposição de escândalos ou a possibilidade de descobrir mais um capítulo de má gestão, mas porque, finalmente, existe uma chance real do clube e do torcedor terem respostas reais e concretas.

De Andrés Sanchez a Duilio Monteiro Alves, passando pelo turbulento mandato de Augusto Melo, a investigação atravessa diferentes gestões e expõe um problema estrutural que é a a sensação de impunidade. Agora, com o Ministério Público tendo acesso a documentos e transações, a pressão por transparência deixa de ser apenas um grito da arquibancada ou uma hashtag nas redes sociais e se torna um processo formal, com potencial de consequências concretas.

É claro que a batalha está longe de terminar. Haverá recursos, manobras e resistências internas, mas a simbologia desse momento é inegável: o torcedor, cansado de ver o clube ser tratado como patrimônio privado, conquistou um direito básico: o de ter a verdade investigada.

E, convenhamos, para uma nação acostumada a lutar contra tudo e contra todos, essa é uma vitória digna de ser celebrada. Porque se dentro de campo o Corinthians é movido pela superação, fora dele, a maior conquista possível é ver o clube finalmente ser colocado diante do espelho.

É isso que o torcedor espera, merece e precisa ter. Que os culpados, se existirem, paguem por seus crimes e sejam banidos do nosso amado clube.

Salve o Corinthians!

Veja mais em: Diretoria do Corinthians e Presidentes do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Torcedora fiel e Coordenadora de Comunidade no Meu Timão desde 2013. Unindo paixão e trabalho há mais de dez anos!

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?