x
Cauê e Mantuan sofrem de males opostos
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Cauê e Mantuan sofrem de males opostos

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

41 mil visualizações 110 comentários Comunicar erro

Cauê e Mantuan sofrem de males opostos

Cauê e Mantuan, duas joias que sofrem de males opostos

Foto: Montagem/Meu Timão

A base do Corinthians é boa, o que não necessariamente significa que forma craque atrás de craque. É importante sempre ressaltar que ela, majoritariamente, serve para formar coadjuvantes ao elenco profissional. Nem um gênio, como Neymar, quando subiu em 2009, conseguiu o rótulo de protagonista tão cedo, já que viria a estourar de fato um ano depois, em 2010. Dentro do papel de suprir algumas lacunas do elenco, seja com titulares ou reservas, e se bem utilizado, vejo que o Terrão seguirá sendo útil ao Corinthians por bastante tempo.

E essa perspectiva que citei acima influi bastante na avaliação dos jogadores que sobem da base. Desde o início da trajetória profissional, cobra-se que desequilibrem partidas, como os mesmos faziam nas categorias inferiores, o que raramente irá acontecer. E a frustração ao ver a oscilação técnica dos jovens se transforma em uma cobrança descabida por atuações espetaculares.

No Corinthians, especificamente, vejo dois jogadores sendo mal avaliados pela torcida nas redes sociais. Cauê, pelas atuações espetaculares na base, subiu ao time de cima com a obrigação de se tornar absoluto em uma posição carente do maior clube do Brasil. E como já era esperado, oscilou tecnicamente e teve alguns maus momentos em campo. Bastaram três jogos como titular para que alguns tirassem todas as conclusões possíveis sobre o potencial do garoto. E isso que estamos falando de, talvez, o melhor atacante de times sub-20 do Brasil em 2020.

Por outro lado, um caso oposto, também de avaliação precoce, é o de Mantuan. Esse sim, que surpreendentemente, subiu para o time profissional e "vestiu a camisa" logo de cara. As boas atuações que teve, sobretudo contra Vasco e Flamengo, foram suficientes para que até hoje, no sétimo mês afastado do atacante, alguns torcedores cravem sua titularidade imediata no retorno. Despreza-se a possibilidade de uma oscilação, que com certeza virá a acontecer, já que o Mantuan ainda vive um período de adaptação ao futebol profissional. E uma sequência natural de dois ou três jogos ruins podem servir como munição para um novo julgamento precoce de alguns, que o colocariam como mau jogador.

E por mais que pareça clichê, principalmente para quem lê outros textos meus (desculpa, rs), o sucesso da base requer paciência e margem para errar. Nem tão ao céu como Mantuan, nem tão ao inferno como Cauê

Veja mais em: Cauê e Gustavo Mantuan.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Tomaz

    Ranking: 1994º

    Tomaz 1050 comentários

    @tomaz.masrtins em

    A base do Corinthians sempre foi muito produtiva. Talvez o único jogador craque absoluto produzido na base foi o Rivellino que era de família palmeirense e veio para o clube graças ao Mário Travaglini que o rejeitou no outro parque. Desde então sempre produziu bons jogadores, mas nenhum super craque. Adaozinho, Tião, Luiz Carlos, Vladimir, Zé Eduardo, Ronaldo, Viola, Silvinho, Marques, Zé Elias, Cleber, Gil, Jô, Fagner, Marquinhos, Maikon, Malcon, Arana e tantos outros sempre foram bons jogadores que por terem DNA com terrão vestiram e vestem com raça nossa camisa. Tem jogadores que chegam vestem a camisa e jogam (Riva, Vladimir, etc) tem outros que precisam tempo (Fagner, Piton, Arana, Pedrinho, etc). Futebol é assim. Agora quem está nos dando algum alento é o João Vitor, o Raul que são exemplos desses que chegam vestem a camisa e jogam e tem os que demoram um pouco, parece ser o caso do Piton, Xavier e Roni. E sempre tem os que não vão vingar no clube. E esse fenômeno acontecia no terrão e vai continuar acontecendo na nova estrutura, o problema é que se houvesse mais gestão, organização e profissionalismo, esses moleques seriam do clube e não de dirigentes do clube (caso Garcia) ou dos empresários que rapina o clube. Acho que vamos precisar de um Paulo Nobre no Corinthians. Um que venha organize, pague as dividas, organiza a base (sustentabilidade do clube)e não quer ser dono.

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 43º

    Leandro 17861 comentários

    @leandro.ferreira.da3 em

    O Mantuan só jogou bem MESMO, contra o Vasco. Mas como fez o gol e logo depois machucou, ficaram com a última impressão, que foi muito boa. Nos primeiros jogos dele não fez nada também. Cauê é mais novo e teve só 1 ano no sub-20, dificuldade natural de um jogador dando os primeiros passos no profissional, num time onde centroavante joga isolado e morre de fome. Se ele tivesse tendo oportunidades de gol e perdendo, até entenderiam as críticas. Mas até agora não vimos o moleque finalizar dentro da área. Fez um gol de cabeça num lance de sorte e oportunismo, mas poucas vezes chegou uma bola redonda pra chutar. Ele jogou melhor ontem, sobretudo no segundo tempo. Conseguiu fazer o pivô, foi mais intenso e abriu espaços caindo pelo lado esquerdo algumas vezes. Mas já deu pra perceber que não é um jogador de velocidade. Pra correria tem o Natel, mas ninguém quer ver nem pintado de ouro. Então tem que ter paciência mesmo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de João

    Ranking: 7788º

    João 236 comentários

    110º. @joo.marcos em

    Cauê não mostrou nenhuma técnica individual. Foi oportunista em um lance e fez o gol. De resto, omisso como estava o Jô até uns dias atrás. Não tem postura de centroavante (é o que mostra por enquanto).

    Mantuan: No profissional já o colocaram nas escalações do fórum, de volante até ponta esquerda. Tem boa técnica, mas nada fora do comum, a não ser a velocidade e mais facilidade no 1 contra 1 do que Cauê.

    Raul: Muito boa técnica, ousado e pode ser um grande zagueiro, mas precisa descer do salto e melhorar posicionamento e antecipação, se não será eterna promessa.

  • Foto do perfil de Julio

    Julio 157 comentários

    109º. @juliaoperes em

    .Excelente artigo, bem pensado e correto!

    Parabéns!

    Julião

  • Foto do perfil de Jose

    Ranking: 8401º

    Jose 211 comentários

    108º. @mustang em

    Mantuan jogador de grande futuro já mostrou que tem margem para isso, agora o Caue temos que esperar mais um pouco porque o garoto se assustou um pouco com a tamanha responsabilidade de estar no time principal, mas se tiverem paciência poderá dar bons frutos para o Corinthians.

  • Foto do perfil de Sergio

    Ranking: 841º

    Sergio 2114 comentários

    107º. @asrdecampos em

    Quem criticou o João Vitor. Não vi nenhuma critica. Você esta exagerando.

  • Foto do perfil de Rafael

    Rafael 93 comentários

    106º. @rafael.ramos06 em

    Discordo, acho que eles sofrem do mesmo mal, o imediatismo. Enquanto um foi muito bem de imediato e as expectativas não eram tão altas (Mantuan), o outro ainda está se adaptando, apesar das expectativa sobre ele serem bem maiores (Cauê). Mas é isso, paciência com a base.