Corinthians ganha as primeiras 'dores de cabeça' na Copinha

Opinião de Luis Fabiani
361 mil visualizações 62 comentários Comunicar erro

Rodrigo Varanda no treinamento do Corinthians Sub-20
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O Corinthians de Diogo Siston precisa de soluções na Copinha. Um torneio "tiro-curto", algo como é a Copa do Mundo, demanda que haja a menor insistência no erro possível. Joga quem estiver bem, banca quem estiver mal. Não tem segredo.
Para isso, o treinador do Corinthians precisou solucionar alguns dilemas. De início, encaixou Alemão no time a fim de melhorar a imposição defensiva da equipe. Precisou tomar a difícil decisão de tirar um jogador como Belezi, pilar da equipe em 2021, com trajetória pelo profissional e por seleções de base. Até o momento, parece um movimento acertado.
Desde o início da competição, novos dilemas vão surgindo - e Siston parece se resolver muito bom com eles. Guilherme Biro provou em 120 minutos que estava bem e precisava jogar, algo inesperado para quem acompanhou suas aparições no Sub-20 em 2021. Biro sempre teve dificuldades para se manter em alta intensidade por 90 minutos, mas o garoto se reinventou bastante nesse início de campeonato. É titular.
Para a entrada do Biro, Siston optou por um time mais leve. Sacou Riquelme, recuou Araújo, e deu minutos a uma formação que nunca havia jogado junta em início de partida. Obviamente, vimos um meio de campo mais técnico, mas que cedia espaços além da conta. Sendo assim, é possível que Araújo ou Keven, protagonistas do time em 2021, percam espaço para alguém de maior intensidade defensiva, como Ryan, Riquelme ou Vitor.
As outras dores de cabeça que estão a surgir ficam no setor de ataque. Giovane, principal nome da categoria em 2021, não foi bem contra Resende e River do Piauí. Rodrigo Varanda, saindo do banco, sobrou em relação aos seus oponentes quando esteve em campo. Se Siston de fato prioriza a fase, é capaz que Giovane dê seu lugar no time a Rodrigo Varanda.
O treinador do Corinthians vai precisar ceder em alguns pontos apara montar seu time ideal. E entrou em ume encruzilhada, onde precisará escolher entre seus homens de confiança e quem de fato está entregando futebol na Copinha. Em qual lado vocês ficam?
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Luis Fabiani
-
Mantuan faz o que Guedes deixa de fazer e merece a titularidade no Corinthians
-
Uma surpresa que perdura desde o primeiro dia de Vítor Pereira no Corinthians
-
Abel Ferreira, a base do Corinthians e a solução de um problema para Vítor Pereira
-
Alex troca de cargo a cada 144 dias no Corinthians
-
A busca do Corinthians por um treinador: uso da base é apenas a ponta do iceberg
-
O que esperar das principais categorias de base do Corinthians em 2022