x
À deriva, Corinthians joga “como se não houvesse amanhã”
Marcelo Becker

Informações, análises e opiniões sobre assuntos relacionados ao Sport Club Corinthians Paulista.

ver detalhes

À deriva, Corinthians joga “como se não houvesse amanhã”

Coluna do Marcelo Alexandre Becker

Opinião de Marcelo Becker

11 mil visualizações 68 comentários Comunicar erro

À deriva, Corinthians joga “como se não houvesse amanhã”

Lázaro iguala o número de jogos de Sylvinho na temporada 2022 nesta quarta-feira

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Nesta quarta-feira, diante do São Bernardo na Neo Química Arena, Fernando Lázaro fará seu terceiro jogo em sua segunda passagem como técnico interino do Corinthians. Ele, que esteve na função justamente antes de Sylvinho ser contratado, agora ocupa mais uma vez o lugar enquanto o presidente Duilio Monteiro Alves não encontra um profissional efetivo para treinar o futebol profissional masculino corinthiano.

Sendo assim, é importante esclarecer: a parte do título desta coluna onde escrevi “como se não houvesse amanhã” se refere absolutamente ao time, titulares e reservas que vão enfrentar o clube do ABC Paulista. Se pensarmos no todo, o tempo que a diretoria do Timão está levando para definir o novo técnico é muito válido e pertinente, considerando nesse caso o argumento “sem pressa para não errar”.

Entretanto, voltarei a falar aqui do trabalho diário que segue sendo feito com a equipe profissional no CT Dr. Joaquim Grava, bem como dos jogos oficiais disputados neste período com um comandante interino. Que legado esse trabalho, esses jogos, deixarão ao próximo professor? Lázaro usou contra o Mirassol na semana passada um time que iniciou o jogo sem um centroavante fixo. O novo treinador será adepto a esse estilo de jogo, por exemplo? E isso vale para tantos outros questionamentos em relação ao presente do time do Corinthians.

Em entrevista ao programa Grande Círculo, do canal SporTV, que será exibido no sábado, Duilio revelou ser, agora, um entusiasta de um técnico estrangeiro.

“Os treinadores estrangeiros com quem eu conversei, trocando ideias gerais de futebol, me surpreenderam bastante. Eu não era um adepto, favorável, um entusiasta com treinador estrangeiro. Minha cabeça mudou realmente”, disse o presidente.

Agora, sobre o futuro (leia-se “novo treinador”), pergunto – e eu mesmo respondo: sem um parceiro que possibilite isso, o Corinthians pode pagar algo como R$ 2 milhões mensais para um técnico? A minha opinião é que não. Então, a saída para o movimento de importação profissional do clube do Parque São Jorge pode ser em mercados nos quais seus profissionais não façam propostas em Euro. Sendo mais direto, América do Sul: Argentina, Uruguai, e sim, Brasil.

Técnicos especulados no Corinthians para o restante da temporada

Técnicos especulados no Corinthians para o restante da temporada

Arte: Meu Timão

Não estou convicto de que o único modelo a ser seguido é o português. Aliás, que modelo é esse? A maneira de jogar dos times de Jorge Jesus é completamente diferente daquela vista nas equipes de Abel Ferreira, para ficar nos últimos lusitanos de sucesso por aqui. Até mesmo os especulados (não confirmados pelo clube) são distintos entre si. Paulo Fonseca é diferente de Vítor Pereira, que se comparado com Nuno Espírito Santo se assemelha apenas na nacionalidade.

Ao demitir Sylvinho, Duílio falou em “correção de rota”, que a meu ver deveria ter sido feita em dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro. Assim, a tal correção veio mais (ou totalmente) por pressão de grande parte da Fiel do que por convicção do trio formado pelo presidente junto com Roberto de Andrade, diretor de futebol, e Alessandro Nunes, gerente de futebol.

Assim, vamos para mais uma partida com Fernando Lázaro como técnico interino. Onde o resultado é o mais importante e o grupo busca evoluir a cada jogo, trabalhando como se não houvesse amanhã.

Veja mais em: Sylvinho, Elenco do Corinthians e Mercado da bola.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marcelo Alexandre Becker

Por Marcelo Alexandre Becker

Gaúcho corinthiano desde agosto de 1981, formado em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Jornalismo Esportivo na Faculdade Cásper Líbero. Atua na imprensa desde 2003.

O que você achou do post do Marcelo Becker?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fabio Moura santos

    Fabio 117 comentários

    @fabio.moura.santos2 em

    Parabéns Becker, análise realista da situação, nada a acrescentar

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 189º

    Paulo 5774 comentários

    @paulo.wilhelm.nascim em

    Vamos navegando mesmo à deriva. Para Fernando Lázaro, ele joga mesmo como se não houvesse amanhã, e não há mesmo, pois quando chegar o novo técnico ele nem sabe sequer se continuará como funcionário do clube. Assim, não se sabe quem poupar, que sistema tático devem treinar, que formação deverá ser seguida mais tarde...vai se jogando (o tempo no lixo)

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rogerio

    Rogerio 41 comentários

    68º. @rogerio.pereira.de.2 em

    Timão já tem um time só contratar 4 jogadores bom e manda 4 pra outros times e 2022 é só alegria

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 1438º

    Matheus 1412 comentários

    67º. @matheus.chagas.santo em

    O importante não é a nacionalidade e sim buscar novas ideias táticas e sair da mesmice que o Corinthians vem atuando nas últimas temporadas, é o mesmo estilo engessado, retranqueiro, toque de bola do meio pra trás sem profundidade, o time não joga bem tanto defensivo e ofensivamente desde 2015! é muito tempo, só profissionais de fora mesmo com outra mentalidade são capazes de mudar esse quadro.

  • Foto do perfil de Luiz

    Luiz 18 comentários

    66º. @luiz.claudio.goze.de em

    Na minha opinião, tem que contratar um técnico que tenha respeito dentro do vestiário, um técnico que faça os time todo jogar e querer jogar, não jogar com os medalhões com medo de sair.
    Em paralelo essa história de técnico está ofuscando a má administração que temos hoje de ir atrás de um atacante (camisa 9).
    E com isso lá se foi um mês e meio do ano já é não temos um planejamento tático, só jogo na raça.

  • Foto do perfil de CLAME

    Ranking: 2259º

    Clame 943 comentários

    65º. @mportella em

    Entãoooooo
    Volta Silvinho

  • Foto do perfil de Fabrício

    Fabrício 105 comentários

    64º. @fabricio.beleze Apoiador em

    Lendo o título, me lembrei do filme 'The Replacements' (Título em português 'Virando o jogo'), que conta a história de um time de futebol americano montado com jogadores amadores, ou que não atuam mais no esporte, devido a uma greve dos jogadores profissionais. Um filme divertido, mas que mostra que o time é mais importante do que o craque. Estrelado com vários atores famosos, entre eles Keanu Reeves, Gene Hackman e Jon Favreau!