x
O maior desrespeito sofrido pela torcida do Corinthians
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

O maior desrespeito sofrido pela torcida do Corinthians

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

30 mil visualizações 185 comentários Comunicar erro

O maior desrespeito sofrido pela torcida do Corinthians

Fiel presente na Neo Química Arena

Foto: Ronaldo Barreto / Meu Timão

O torcedor do Corinthians cresce acostumado a ser feito de chacota pela condição popular do clube, quem tem mais de 20 anos certamente já ouviu alguma "piada" sobre torcer para "time de pobre", "favelado", "bandido", algo que, ainda bem, vem diminuindo nos dias de hoje. Nenhuma "piada" de rival, porém, atinge o nível de desrespeito pela torcida demonstrado pelo presidente do Conselho de Orientação, o Cori, Miguel Marques.

"O clube não é do torcedor, o clube é do associado", proferiu Miguel Marques à Rádio Bandeirantes, na última sexta-feira, abafado em meio a um discurso de Ricardo Capriotti. O conselheiro tinha a chance de se retratar, dizer que não foi isso que falou, que a conversa se sobrepôs. Não, esperou uns segundos e, em mais claro e bom tom, repetiu esse absurdo.

É de um descolamento da realidade marcante, mas que não surpreende tanto quem conhece o Parque São Jorge. Um clube social que, se não carregasse consigo o emblema e a história do Corinthians, poderia ser facilmente confundido com outras grandes agremiações da capital paulista, como Pinheiros, Paineiras, Juventus ou Espéria. Proponho, então, um exercício: vamos separar o que seria o Corinthians do torcedor do Corinthians do associado?

A discussão vira e mexe vem à tona, de separar o futebol do clube social, e eu sempre fui contra. Mas é impossível não responder a Miguel Marques com esses números ao se ouvir uma frase dessa. Comecemos:

O Corinthians do torcedor reúne, na minha avaliação, todos os times profissionais de esporte do clube. Mas vamos ficar com os mais populares: futebol masculino, feminino e categorias de base, que atualmente mal usam a estrutura do Parque São Jorge, a não ser para jogos na Fazendinha.

Esse segumento fechou 2023 com uma receita de R$ 837 milhões, de acordo com o balanço do clube. Em contrapartida, teve R$ 671 milhões em despesas, chegando a um superavit líquido de R$ 120 milhoes no período. Uma máquina de fazer dinheiro o Corinthians do torcedor.

E o Corinthians do sócio? Bom, o Corinthians do sócio reuniu R$ 62 milhões em receitas no ano passado, mas teve R$ 100 milhões em despesas. Soma-se a isso uma despesa financeira (juros) que come R$ 80 milhões do clube por ano e o déficit do clube social é de R$ 119 milhões em 2023. Uma máquina de torrar dinheiro o Corinthians do sócio.

Esses R$ 240 milhões de diferença entre os dois Corinthians vistos por Miguel Marques, para mim, ainda são pouco perto da diferença que existe entre a magnitude histórica do Sport Club Corinthians Paulista e a pequenez que parece permear a cabeça de muitos dos frequentadores do clube social.

Feito esse desabafo, mantenho minha posição de que o caminho viável é democratizar o clube social, abrindo uma seção de votantes para os sócios-torcedores. Sou pró a adesão em massa da torcida ao clube que tem sido propagada nas redes sociais, principalmente por nomes como Cacá Catalão e Mil Grau. É de dentro que o sistema do Corinthians precisa ser mudado - quiçá salvo.

A Fazendinha e a Chácara São Jorge, aliás, carregam muito da história corinthiana e são memória viva do que transformou o Corinthians no atual Corinthians do torcedor. Muito além de qualquer pensamento provinciano.

É preciso, porém, que outros representantes do clube se posicionem contra o que disse Miguel Marques. Que deixem claro que a fala do presidente do Cori não representa o pensamento de quem comanda o clube social. A Fiel Torcida merece muito mais respeito.

Veja mais em: Fiel Torcedor, Torcida do Corinthians e Parque São Jorge.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jack

    Ranking: 198º

    Jack 6807 comentários

    @jackson.luiz.silva.d em

    A boca fala do que está cheio o coração...
    Há anos eles pensam isso, mas, agora, verbalizaram...
    Que bom...
    Essa fala veio em um ótimo momento! Causou indignação em todos os verdadeiros corintianos (a)...

  • Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 7787º

    Bruno 282 comentários

    @bruno-garavelli em

    Pq você acha que os caras são contra SAF?

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de MARCELO

    Ranking: 2406º

    Marcelo 1059 comentários

    185º. @mbechi em

    Tem que fechar o clube social, quem quer piscina vá ser sócio da aabb, do círculo militar, entre outros

  • Foto do perfil de Felix

    Ranking: 968º

    Felix 2290 comentários

    184º. @silva.felix em

    Ao pessoal que está querendo que o Corinthians vire SAF, o Corinthians é gigante e não precisa virar SAF que realmente é bom para times pequenos que não tem possibilidade de se auto-sustentar. Um time gigante como o Corinthians para virar SAF tem de acontecer com os governantes fazem com os bens públicos, acaba com o bem para assim desvalorizar e depois "vender" o bem, tirando as rodovias que é o único bem público que deixa dahora e depois privatiza.

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 295º

    Marcos 5367 comentários

    183º. @marcos.martin em

    Será que os sócios consegue manter o Corinthians sem a torcida é só fazer um teste, sem bilheteria, sem torcida pra comprar camisa, sem renda da TV se o torcedor não usar nada do Corinthians ele morre assim como a Juventus e muitos outros clubes que eram potência e sumiram

  • Foto do perfil de Augusto

    Augusto 87 comentários

    182º. @augusto-filho em

    Cara, então mude o sistema jurídico! Porque em qual lugar do Planeta os proprietários de uma sociedade civil sem fins lucrativos é dos sócios. Lamento informar a realidade para quem não a conhece...

  • Foto do perfil de sergio p e martins

    Sergio 134 comentários

    181º. @sergio-p-e-martins em

    Eu sou do tempo em que qualquer buteco tinha, fiado só quando o Corinthians for campeão, 23 anos, isto doia o resto era nada na época