x

Fluminense 3 x 3 Corinthians - Brasileirão 2023

Brasileirão 2023 - Fluminense 3 x 3 Corinthians

Partida de futebol entre Fluminense 3 x 3 Corinthians nBrasileirão 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7649/brasileirao_2023/fluminense-3-x-3-corinthians

02:00

2023-10-19T21:30:00

Maracanã

Endereço: Av Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fluminense 3 X 3 Corinthians

Brasileirão 2023
19 de outubro de 2023, 21:30
Fluminense 3 x 3 Corinthians
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
Duelo 121 de 121 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians abre vantagem de dois gols, mas cede empate ao Fluminense no Maracanã pelo Brasileirão

O Corinthians voltou a tropeçar no Brasileirão. O Timão fez grande primeiro tempo e foi para o intervalo com 3 a 1 de vantagem, mas não resistiu a pressão do Fluminense no segundo tempo e cedeu o empate na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Yuri Alberto, duas vezes, e Fábio Santos marcaram para o Timão; Lima fez dois gols para os mandantes e Arias deixou tudo igual no marcador.

O resultado deixou o Timão ainda mais próximo da zona de rebaixamento do Brasileirão. A equipe de Mano Menezes terminou a rodada na 13ª colocação e foi a 32 pontos, mas viu a distância para o primeiro time do Z4, o Santos, reduzir para dois.

O primeiro tempo foi de grande intensidade do Corinthians, que logo abriu o placar aos 11 minutos com um golaço de Yuri Alberto. Entretanto, o atacante pouco depois desperdiçou uma chance clara e o Timão foi punido com o empate do Fluminense aos 21, com Lima. Mas não demorou para a redenção do camisa 9, que recolocou a equipe alvinegra na frente aos 26 minutos. O clube do Parque São Jorge ainda balançou as redes pela terceira vez com Fábio Santos, de pênalti.

Já o segundo tempo foi de pressão total do Fluminense sobre o Corinthians, que deixou o adversário preencher o seu campo de defesa e permitiu o empate. Lima marcou o segundo gol da equipe carioca e Arias, já perto dos acréscimos, deixou tudo igual no Maracanã.

Anota aí, Fiel! - O próximo jogo do Corinthians pelo Brasileirão será no domingo, às 18h30. O Timão encara o América-MG na Neo Química Arena pela 28ª rodada do campeonato.

Escalação

O técnico Mano Menezes escalou um Corinthians com mudanças para enfrentar o Fluminense. Sem Veríssimo, suspenso, o comandante escalou Caetano para formar dupla de zaga com Gil. Ele também deixou no banco de reservas a dupla Bruno Méndez e Matías Rojas, que serviram as seleções deles pelas Eliminatórias, além de Renato Augusto, que se recuperava de uma lesão na panturrilha.

Dessa forma, a escalação do Corinthians foi formada por: Cássio; Fagner, Gil, Caetano e Fábio Santos; Maycon, Fausto Vera, Ruan Oliveira e Giuliano; Pedro e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians para encarar o Fluminense fora de casa pelo Brasileirão

Meu Timão

Entre os suplentes, Mano teve a disposição os seguintes jogadores: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Renato Augusto, Matías Rojas, Romero, Gustavo Silva, Matheus Bidu, Cantillo, Bruno Méndez, Roni, Wesley e Felipe Augusto.

O Fluminense, por outro lado, foi escalado assim por Fernando Diniz: Fábio; Samuel Xavier, Marlon, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, Lima e Ganso; Keno e Cano.

O jogo

Primeiro tempo

O pontapé inicial foi dado pelo Corinthians. Mesmo fora de casa, a postura do Corinthians nos primeiros cinco minutos era de incomodar o Fluminense e pressionar a saída de bola dos mandantes.

E a primeira boa chance do jogo foi do Corinthians. Pedro fez passe enfiado para Yuri Alberto na grande área e o camisa 9 abriu para Fábio Santos na esquerda. O lateral fez o cruzamento de primeira na segunda trave e Ruan Oliveira ficou com a sobra. O meia fez o domínio e, mesmo pressionado, arriscou o chute, mas a bola saiu forte e sem direção, saindo pela lateral.

A resposta do Fluminense ocorreu aos oito minutos, com Cano. O time carioca aproveitou a sobra no rebote e acionou o atacante pela direita. O camisa 9 não quis dominar a bola e emendou um chute de primeira com o pé direito. A bola pegou um efeito e saiu próximo a trave direita de Cássio.

Mas foi o Corinthians quem foi recompensado pelo bom início do jogo e abriu o placar do Maracanã no minuto seguinte em grande estilo. Maycon conduziu até a entrada da grande área e fez enfiada de bola para Yuri Alberto. O camisa 9 podia ter chutado cruzado com a perna esquerda, mas ele esperou a bola e o bote precipitado de Felipe Melo para surpreender Fábio com um toque de cobertura, anotando um lindo gol.

Com a vantagem no placar, os jogadores do Corinthians já estavam cientes da reação do Fluminense para buscar o placar. Aos 13 minutos, Cano aproveitou sobra no lado direito da grande área e chutou cruzado para o meio. A bola passou por todos e sobrou para Lima, que chutou com curva e Fábio Santos cortou a finalização de cabeça próximo ao gol. Ganso ficou com o último rebote e arriscou a finalização de média distância, que passou ao lado de Cássio.

Mesmo com 1 a 0 a favor, o Corinthians não recuou as linhas e seguiu pressionando o Fluminense, inclusive dentro da grande área do adversário. E aos 15 minutos Yuri Alberto perdeu a chance de ampliar o placar. O ataque alvinegro pressionou Cano, que estava na defesa, e o argentino tocou para a pequena área, onde estava o camisa 9 corinthiano, sem marcação, que chutou de primeira com o pé esquerdo e a bola foi para fora, para delírio da comissão técnica no banco de reservas e dos corinthianos no Maracanã.

E não demorou muito para o Corinthians ser punido por ter desperdiçado uma grande chance e aos 21 minutos o Fluminense chegou ao empate com Lima. Após troca de passes da equipe carioca, Cano recebeu na grande área e limpou a marcação. A bola sobrou com o meia, que emendou um chute de pé direito sem chances para Cássio.

A desatenção do Corinthians quase sai caro. Logo após o gol, o Fluminense teve nova condição de balançar as redes. Ganso recebeu enfiada de bola após os mandantes envolverem a defesa corinthiana e teve liberdade para conduzir até a grande área. Entretanto, o meia desistiu da corrida com a bola e arriscou um chute de média distância. O jogador não pegou bem na bola e Cássio não teve dificuldades de cair para fazer a defesa.

O gol de empate e o susto no lance seguinte não intimidaram o Corinthians, que não abdicou da estratégia de tentar sufocar o Fluminense e buscar a vitória.

E a pressão do Corinthians, dessa vez, deu resultado e o Timão voltou a ficar na frente do placar aos 26 minutos. André errou o domínio no meio-campo e Marcelo ficou com a sobra. O lateral adversário errou o recuo e Maycon aproveitou. O volante viu a passagem de Yuri Alberto e lançou o atacante, que teve nova chance de frente para Fábio e fez o segundo dele e do clube alvinegro no jogo.

O time corinthiano conseguia se livrar da marcação do Fluminense e chegava com perigo ao ataque. E com essa postura ofensiva que o Timão conseguiu um pênalti aos 28 minutos. Ruan Oliveira foi lançado na grande área e caiu na grande área após disputa com Marlon. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli não hesitou e apontou para a marca da cal.

Fábio Santos foi o responsável pela cobrança. O lateral-esquerdo bateu cruzado e deslocou Fábio, que caiu para o lado direito e apenas viu a bola balançar as redes do Maracanã pela terceira vez a favor do Corinthians. Com o gol, o camisa 6 chegou a 32 com a camisa alvinegra e igualou Wladimir - jogador com mais jogos na história corinthiana - como o segundo maior defensor artilheiro da história do clube do Parque São Jorge.

A vitória parcial por 3 a 1 explodiu a Fiel nas arquibancadas do Maracanã, que naquele momento calava a torcida do time mandante no estádio.

Mesmo com menos chances claras em relação aos primeiros 30 minutos do primeiro tempo, a intensidade do Corinthians seguia alta e dificultava o jogo de passes do Fluminense, que raras vezes conseguiu chegar na grande área de Cássio.

A equipe de Fernando Diniz voltou a assustar apenas nos acréscimos. Aos 45 minutos, Marcelo recebeu no lado direito da defesa corinthiana e cruzou forte rasteiro. O cruzamento passou por toda defesa do Timão e também por Cano, que estava na grande área e errou o tempo de bola para finalizar.

No lance seguinte, Lima foi lançado no lado esquerdo da defesa do Corinthians. O meia dominou com certa liberdade e tocou para Samuel Xavier, que se infiltrava na grande área. O lateral adversário chutou a bola, mas foi atrapalhado pela defesa corinthiana. Contudo, ele reclamou de um pisão de Fábio Santos após a finalização. O árbitro não entendeu pênalti nem foi acionado pelo VAR e mandou o jogo seguir.

Nos segundos finais da primeira etapa, o Corinthians controlou o Fluminense e levou a vantagem de 3 a 1 no placar para o intervalo.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Mano Menezes promoveu uma alteração: Romero entrou na vaga de Pedro no ataque. A substituição visava impedir a pressão do Fluminense, que entrou na etapa final buscando pelo empate logo no primeiro minuto. Keno fez jogada individual pela direita da defesa alvinegra e chutou forte colocado. A bola explodiu na cabeça de Maycon, que ficou caído no gramado e recebeu atendimento médico.

A defesa do Corinthians segurou bem o ímpeto inicial do Fluminense, que chegava ao ataque a partir de lançamentos e cruzamentos. Aos cinco minutos, Marcelo levantou bola na grande área para Ganso, que tentou chutar de voleio, mas Fábio Santos bloqueou o chute.

Os defensores do Timão também estavam soberanos na bola aérea e cortavam cada bola cruzada na área. O posicionamento dos comandados de Mano Menezes também foram testados nos escanteios e faltas próximas.

No entanto, foi de um rebote de um escanteio que nasceu o segundo gol do Fluminense. Lima aproveitou sobra no meio-campo aos dez minutos e logo emendou um chute forte no ângulo de Cássio, que não conseguiu evitar o tento do time carioca.

Para frear a reação do Fluminense, Mano Menezes chamou dois jogadores no banco de reservas. Renato Augusto e Gustavo Silva entraram nas vagas de Giuliano e Ruan Oliveira.

Os ânimos dos jogadores do Fluminense estavam a flor da pele. Keno tentou toque para a grande área e a bola resvalou no braço de Gil, que estava colado ao corpo, e desvia na mão de Fagner. O atacante adversário reclamou bastante com a arbitragem e foi advertido com cartão amarelo. No banco de reservas, Thiago Santos foi expulso por reclamação.

O clube do Parque São Jorge não teve o mesmo ímpeto ofensivo do primeiro tempo e só foi chegar ao ataque aos 20 minutos. Fábio Santos fez enfiada de bola para Renato Augusto no lado esquerdo da grande área. O camisa 8 buscou o passe em diagonal, mas a defesa dos oponentes fez o corte.

Mesmo com mais posse de bola, o time do Fluminense se desgastava com o passar do tempo e o Corinthians voltava a tentar não só a adiantar as linhas, mas também a pressionar com mais intensidade a saída de bola.

Para auxiliar nessa marcação alta, Mano Menezes fez mais duas alterações. No primeiro momento, Felipe Augusto entrou na vaga de Yuri Alberto, enquanto Roni substituiu Maycon, que saiu de maca após sofrer falta dura.

Sem espaço, o Fluminense resolveu arriscar de fora da área. Marcelo teve liberdade e finalizou forte a meia altura e Cássio espalmou para escanteio. Um pouco depois, novamente o lateral teve condições de bater cruzado, dessa vez na entrada da grande área, e a bola passou perto ao gol de Cássio.

Assim como o Corinthians no primeiro tempo, a pressão do Fluminense deu resultado e clube alvinegro cedeu o empate aos 37 minutos. Arias recebeu passe de Ganso em profundidade e o meia disputou corrida contra Fábio Santos até a entrada da grande área, onde bateu cruzado de pé esquerdo e deixou tudo igual no Maracanã.

Os comandados de Mano Menezes não tinham mais forças na reta final do segundo tempo e apenas jogaram para evitar a virada do Fluminense, que quase aconteceu duas vezes nos acréscimos. Na primeira, Cássio fez defesa milagrosa no contrapé da cabeçada de Keno no escanteio. A segunda foi com Marcelo, que limpou a marcação e chutou de pé direito, mas o camisa 12 do Timão contou com um bloqueio da defesa e agarrou a bola. O lance marcou o fim do jogo, que terminou em 3 a 3.

Ficha técnica de Fluminense 3 x 3 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Jornalista Mário Filho, Rio de Janeiro, RJ
Data: 19 de outubro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa
Árbitro de vídeo: Rafael Traci
Gols: Lima (duas vezes) e Jhon Arias (Fluminense); Fábio Santos, Yuri Alberto (duas vezes) (Corinthians)
Cartões amarelos: Felipe Melo, Marcelo, Lima e Germán Cano (Fluminense); Maycon, Pedro e Yuri Alberto (Corinthians)
Cartão vermelho: Felipe Melo (Fluminense);

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Yony Gonzáles), Marlon, Felipe Melo (Jhon Arias) e Marcelo; André, Martinelli (Leo Fernandez), Lima e PH Ganso; Keno e Germán Cano.
Técnico: Fernando Diniz

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Caetano e Fábio Santos; Fausto e Maycon (Roni); Ruan Oliveira (Renato Augusto), Giuliano (Gustavo Silva) e Pedro (Romero); Yuri Alberto (Felipe Augusto).
Técnico: Mano Menezes

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Fluminense 3 x 3 Corinthians